Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Egido, Sidnéia Valero
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56138
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos
id UFPR_bb990b9020499981ae27f932f737604d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56138
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Egido, Sidnéia ValeroSantos, Luciane Mulazani dos, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática2021-05-05T21:30:04Z2021-05-05T21:30:04Z2018https://hdl.handle.net/1884/56138Orientadora: Profa. Dra. Luciane Mulazani dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 23/03/2018Inclui referências: p.118-121Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa realizada no âmbito da Educação Matemática, no campo da tecnologia educacional. Seu objetivo foi promover e investigar situações de ensino de programação para estudantes dos anos iniciais Ensino Fundamental, observando o desenvolvimento do seu pensamento computacional. Para tal, foram realizadas aulas em contraturno, no formato de minicurso, utilizando o software Scratch com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma escola da Região Metropolitana de Curitiba. Como resultados, observou-se que os alunos se mostraram satisfeitos com as atividades realizadas e que foram identificadas situações de aprendizagem nas quais houve desenvolvimento do pensamento computacional das crianças, o que evidencia a potencialidade da inserção do ensino de programação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Educação Matemática. Scratch. Pensamento Computacional. Ensino de programação.Abstract: This work presents a qualitative research carried out in the Mathematics Education field, in the scope of educational technology. Its purpose was to promote and investigate instances of programming teaching for young leaners from the Basic Education, observing students' computational thinking. In order to do so, classes were carried out in the model of workshop, using the software Scratch with students of third year of Fundamental Education in a school located in Curitiba metropolitan area. As for the findings, it was possible to observe students' satisfaction with the activities done and it was equally possible to identify instances of learning in which students developed computational thinking. It illustrates the affordance of implementing programming teaching in the first years of the Basic Education. Key-words: Mathematics Education. Scratch. Computational Thinking. Programming Teaching.134 p. : il. (algumas color.), grafs.application/pdfInformática na educaçãoScratch (Linguagem de programaçao de computador)MatemáticaEducação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SIDNEIA VALERO EGIDO.pdfapplication/pdf7861694https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56138/1/R%20-%20D%20-%20SIDNEIA%20VALERO%20EGIDO.pdfe0d02c12b94c449ae95f0bcdd5a06ce6MD51open access1884/561382021-05-05 18:30:05.035open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56138Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-05T21:30:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch
title Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch
spellingShingle Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch
Egido, Sidnéia Valero
Informática na educação
Scratch (Linguagem de programaçao de computador)
Matemática
title_short Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch
title_full Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch
title_fullStr Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch
title_full_unstemmed Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch
title_sort Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch
author Egido, Sidnéia Valero
author_facet Egido, Sidnéia Valero
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Santos, Luciane Mulazani dos, 1973-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Egido, Sidnéia Valero
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Scratch (Linguagem de programaçao de computador)
Matemática
topic Informática na educação
Scratch (Linguagem de programaçao de computador)
Matemática
description Orientadora: Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-05T21:30:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-05T21:30:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56138
url https://hdl.handle.net/1884/56138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 134 p. : il. (algumas color.), grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56138/1/R%20-%20D%20-%20SIDNEIA%20VALERO%20EGIDO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e0d02c12b94c449ae95f0bcdd5a06ce6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860720411803648