Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/56138 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos |
id |
UFPR_bb990b9020499981ae27f932f737604d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56138 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Egido, Sidnéia ValeroSantos, Luciane Mulazani dos, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática2021-05-05T21:30:04Z2021-05-05T21:30:04Z2018https://hdl.handle.net/1884/56138Orientadora: Profa. Dra. Luciane Mulazani dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 23/03/2018Inclui referências: p.118-121Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa realizada no âmbito da Educação Matemática, no campo da tecnologia educacional. Seu objetivo foi promover e investigar situações de ensino de programação para estudantes dos anos iniciais Ensino Fundamental, observando o desenvolvimento do seu pensamento computacional. Para tal, foram realizadas aulas em contraturno, no formato de minicurso, utilizando o software Scratch com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma escola da Região Metropolitana de Curitiba. Como resultados, observou-se que os alunos se mostraram satisfeitos com as atividades realizadas e que foram identificadas situações de aprendizagem nas quais houve desenvolvimento do pensamento computacional das crianças, o que evidencia a potencialidade da inserção do ensino de programação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Educação Matemática. Scratch. Pensamento Computacional. Ensino de programação.Abstract: This work presents a qualitative research carried out in the Mathematics Education field, in the scope of educational technology. Its purpose was to promote and investigate instances of programming teaching for young leaners from the Basic Education, observing students' computational thinking. In order to do so, classes were carried out in the model of workshop, using the software Scratch with students of third year of Fundamental Education in a school located in Curitiba metropolitan area. As for the findings, it was possible to observe students' satisfaction with the activities done and it was equally possible to identify instances of learning in which students developed computational thinking. It illustrates the affordance of implementing programming teaching in the first years of the Basic Education. Key-words: Mathematics Education. Scratch. Computational Thinking. Programming Teaching.134 p. : il. (algumas color.), grafs.application/pdfInformática na educaçãoScratch (Linguagem de programaçao de computador)MatemáticaEducação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SIDNEIA VALERO EGIDO.pdfapplication/pdf7861694https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56138/1/R%20-%20D%20-%20SIDNEIA%20VALERO%20EGIDO.pdfe0d02c12b94c449ae95f0bcdd5a06ce6MD51open access1884/561382021-05-05 18:30:05.035open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56138Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-05T21:30:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch |
title |
Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch |
spellingShingle |
Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch Egido, Sidnéia Valero Informática na educação Scratch (Linguagem de programaçao de computador) Matemática |
title_short |
Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch |
title_full |
Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch |
title_fullStr |
Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch |
title_full_unstemmed |
Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch |
title_sort |
Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch |
author |
Egido, Sidnéia Valero |
author_facet |
Egido, Sidnéia Valero |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Santos, Luciane Mulazani dos, 1973- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Egido, Sidnéia Valero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na educação Scratch (Linguagem de programaçao de computador) Matemática |
topic |
Informática na educação Scratch (Linguagem de programaçao de computador) Matemática |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-05T21:30:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-05T21:30:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/56138 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/56138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
134 p. : il. (algumas color.), grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56138/1/R%20-%20D%20-%20SIDNEIA%20VALERO%20EGIDO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e0d02c12b94c449ae95f0bcdd5a06ce6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898843861811200 |