Ensino de ciências por investigação no contexto do PIBID: contribuições à formação de professores de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobile, Carla Montenegro Balan
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30042
Resumo: Acompanha: Ensino de ciências por investigação: roteiro didático-pedagógico para o desenvolvimento de sequências de ensino investigativas
id UTFPR-12_515b2bbc1f5f91c62759d2a122542d08
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30042
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-11-01T21:30:04Z2022-11-01T21:30:04Z2022-09-09NOBILE, Carla Montenegro Balan. Ensino de ciências por investigação no contexto do PIBID: contribuições à formação de professores de química. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30042Acompanha: Ensino de ciências por investigação: roteiro didático-pedagógico para o desenvolvimento de sequências de ensino investigativasA formação dos professores de Ciências não acompanhou as mudanças ocorridas no perfil dos alunos nas escolas nos últimos anos. Apesar dos estabelecimentos de ensino fornecerem tecnologias digitais, muitos professores possuem dificuldades em modificarem seus planejamentos de aulas. Tendo isso em vista, esta pesquisa ressalta a importância de implementar novas abordagens metodológicas de formação docente a fim de contribuir para esse contexto. O objetivo foi analisar e identificar os aportes de um curso sobre Ensino de Ciência por Investigação (EnCI) para a formação de pibidianos da Licenciatura em Química. Diante disso, fez-se necessário a elaboração de tal curso com o propósito de fornecer subsídios teóricos para conhecerem, planejarem e vivenciarem a abordagem EnCI e a Sequência de Ensino Investigativa (SEI). A pesquisa foi de natureza aplicada, do tipo qualitativa e descritiva, e os participantes foram seis licenciandos em Química de uma universidade tecnológica federal situada no norte do Paraná, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A coleta de dados ocorreu durante a oferta do curso, realizado de modo online via Google Classroom/Meet, e foram utilizados um questionário inicial, dois formulários (um de autoavaliação e outro de avaliação da SEI apresentada) e uma entrevista semiestruturada. Reforçou-se a relevância da tríade formativa para a formação inicial dos pibidianos: o incentivo e a qualidade da formação docente inicial e continuada; a integração da educação superior e da básica; e a inserção de licenciandos no contexto escolar. Os dados foram organizados de acordo com os fundamentos da análise de conteúdo de Bardin e à luz do referencial teórico da pesquisa. Definiu-se três dimensões: (1) as concepções dos pibidianos sobre o EnCI; (2) as percepções dos pibidianos na elaboração e autoavaliação de uma SEI; e (3) as contribuições do curso de formação docente. A partir dos resultados, foi possível identificar que o curso contribuiu em vários aspectos para o aprimoramento docente na trajetória dos pibidianos envolvidos. Esses aprenderam a respeito do EnCI, elaboraram uma SEI, pensaram e refletiram sobre sua própria prática, além de perceberem o quão necessário é estudar abordagens diferentes e inovadoras para o exercício da profissão. As conclusões apontam ainda que todos os pibidianos, ao acompanharem e observarem a aplicação da SEI, puderam compreender que os estudantes do ensino médio aprenderam a resolver a situação-problema proposta por meio de pesquisas, leituras, estudos e aprofundamento do conhecimento.The training of science teachers has not kept up with the changes in the profile of students in schools in recent years. Although schools provide digital technologies, many teachers have difficulty modifying their lesson plans. With this in mind, this research highlights the importance of implementing new methodological approaches to teacher training to contribute to this context. The objective was to analyze and identify the contributions of a course on Inquiry-Based Science Education (IBSE) for the training of pibidianos in the Chemistry Undergraduate Program. Given this, it was necessary to elaborate on such a course to provide theoretical subsidies for them to know, plan and experience the IBSE approach and the Investigative Teaching Sequence (ITS). This research was applied, qualitative, and descriptive. The participants were six undergraduate students in chemistry from a federal technological university in northern Paraná, members of the Institutional Program for Scholarship Initiation to Teaching (PIBID). Data collection occurred during the course, conducted online via Google Classroom/Meet. An initial questionnaire, two forms (one for self-evaluation and the other for evaluation of the presented ITS), and a semi-structured interview were used. The relevance of the formative triad for the initial training of the pibidianos was reinforced: the incentive and quality of initial and continued teacher training, the integration of higher and primary education, and the insertion of undergraduates in the school context. The data were organized according to the fundamentals of Bardin's content analysis and in light of the theoretical framework of the research. Three dimensions were defined: (1) the conceptions of the pibidianos about the IBSE; (2) the perceptions of the pibidianos in the elaboration and self-evaluation of an ITS; and (3) the contributions of the teacher education course. From the results, it was possible to identify that the course contributed to several aspects of the teaching improvement of the pibidianos involved. They learned about the IBSE, elaborated on an ITS, thought and reflected on their practice, and realized how necessary it is to study different and innovative approaches to exercise their profession. The conclusions also point out that all the pibidianos (by following and observing the application of the ITS) could understand that the high school students learned to solve the proposed problem-solving situation through research, reading, studies, and deepening of knowledge.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoProfessores - FormaçãoCiência - Estudo e ensinoEnsino reflexivoTeachers, Training ofScience - Study and teachingReflective teachingEnsino de ciências por investigação no contexto do PIBID: contribuições à formação de professores de químicaInquiry-based science teaching in the PIBID context: contributions to the training of chemistry teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaRocha, Zenaide de Fátima Dante Correiahttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245http://lattes.cnpq.br/6374015489865372Figueiredo, Marcia Camilohttps://orcid.org/0000-0001-5651-5984http://lattes.cnpq.br/8814487039461438Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correiahttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245http://lattes.cnpq.br/6374015489865372Stanzani, Enio de Lorenahttps://orcid.org/0000-0002-1787-0534http://lattes.cnpq.br/8867370408957200Broietti, Fabiele Cristiane Diashttps://orcid.org/0000-0002-0638-3036http://lattes.cnpq.br/6755046101127661http://lattes.cnpq.br/3308919847682389Nobile, Carla Montenegro Balanreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALensinocienciasformacaoprofessores.pdfapplication/pdf4184970http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30042/1/ensinocienciasformacaoprofessores.pdfadf01c298ef5dcef3a5009dbd4483ea5MD51ensinocienciasformacaoprofessores_produto.pdfapplication/pdf2979174http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30042/2/ensinocienciasformacaoprofessores_produto.pdf13151fa1325013b0cd8d14a96486c84bMD52TEXTensinocienciasformacaoprofessores.pdf.txtensinocienciasformacaoprofessores.pdf.txtExtracted texttext/plain242127http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30042/3/ensinocienciasformacaoprofessores.pdf.txt9ddf8765d07e1646bf07d3f702d6732cMD53ensinocienciasformacaoprofessores_produto.pdf.txtensinocienciasformacaoprofessores_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain58374http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30042/4/ensinocienciasformacaoprofessores_produto.pdf.txt44e97f5defb14d54563fe3ae679f993cMD54THUMBNAILensinocienciasformacaoprofessores_produto.pdf.jpgensinocienciasformacaoprofessores_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1852http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30042/5/ensinocienciasformacaoprofessores_produto.pdf.jpg0835fcff71701f0a720a97c1342196c3MD55ensinocienciasformacaoprofessores.pdf.jpgensinocienciasformacaoprofessores.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30042/6/ensinocienciasformacaoprofessores.pdf.jpg8d7c6624b51836ccb4a39c9eeae8a4b0MD561/300422022-11-03 03:06:47.679oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30042Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-11-03T06:06:47Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de ciências por investigação no contexto do PIBID: contribuições à formação de professores de química
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Inquiry-based science teaching in the PIBID context: contributions to the training of chemistry teachers
title Ensino de ciências por investigação no contexto do PIBID: contribuições à formação de professores de química
spellingShingle Ensino de ciências por investigação no contexto do PIBID: contribuições à formação de professores de química
Nobile, Carla Montenegro Balan
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Professores - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Ensino reflexivo
Teachers, Training of
Science - Study and teaching
Reflective teaching
Ensino
title_short Ensino de ciências por investigação no contexto do PIBID: contribuições à formação de professores de química
title_full Ensino de ciências por investigação no contexto do PIBID: contribuições à formação de professores de química
title_fullStr Ensino de ciências por investigação no contexto do PIBID: contribuições à formação de professores de química
title_full_unstemmed Ensino de ciências por investigação no contexto do PIBID: contribuições à formação de professores de química
title_sort Ensino de ciências por investigação no contexto do PIBID: contribuições à formação de professores de química
author Nobile, Carla Montenegro Balan
author_facet Nobile, Carla Montenegro Balan
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-1489-6245
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6374015489865372
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Figueiredo, Marcia Camilo
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5651-5984
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8814487039461438
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-1489-6245
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6374015489865372
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Stanzani, Enio de Lorena
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1787-0534
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8867370408957200
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Broietti, Fabiele Cristiane Dias
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0638-3036
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6755046101127661
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3308919847682389
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobile, Carla Montenegro Balan
contributor_str_mv Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Figueiredo, Marcia Camilo
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Stanzani, Enio de Lorena
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Professores - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Ensino reflexivo
Teachers, Training of
Science - Study and teaching
Reflective teaching
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Ensino reflexivo
Teachers, Training of
Science - Study and teaching
Reflective teaching
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ensino
description Acompanha: Ensino de ciências por investigação: roteiro didático-pedagógico para o desenvolvimento de sequências de ensino investigativas
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-01T21:30:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-01T21:30:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NOBILE, Carla Montenegro Balan. Ensino de ciências por investigação no contexto do PIBID: contribuições à formação de professores de química. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30042
identifier_str_mv NOBILE, Carla Montenegro Balan. Ensino de ciências por investigação no contexto do PIBID: contribuições à formação de professores de química. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30042/1/ensinocienciasformacaoprofessores.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30042/2/ensinocienciasformacaoprofessores_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30042/3/ensinocienciasformacaoprofessores.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30042/4/ensinocienciasformacaoprofessores_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30042/5/ensinocienciasformacaoprofessores_produto.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30042/6/ensinocienciasformacaoprofessores.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv adf01c298ef5dcef3a5009dbd4483ea5
13151fa1325013b0cd8d14a96486c84b
9ddf8765d07e1646bf07d3f702d6732c
44e97f5defb14d54563fe3ae679f993c
0835fcff71701f0a720a97c1342196c3
8d7c6624b51836ccb4a39c9eeae8a4b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923165661036544