Botânica no ensino médio : debates e desafios = Botany of high school: debates and challenges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cervigne-Tosati, Natália Simões, 1985-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637779
Resumo: Orientador: Alik Wunder
id UNICAMP-30_e85bbbc7503218d8fe8f4e92771e015d
oai_identifier_str oai::1096224
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Botânica no ensino médio : debates e desafios = Botany of high school: debates and challengesBotany of high school : debates and challengesBotânica - Estudo e ensinoEnsino reflexivoEnsino médioBotany - Study and teachingReflective teachingHigh schoolOrientador: Alik WunderDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: O Ensino de Botânica no Ensino Médio por vezes fica restrito aos conhecimentos teóricos, memorização de nomes e estruturas, e exemplificado com imagens distantes da realidade dos alunos. Esta Botânica descontextualizada, excessivamente teórica e técnica contribui para a manutenção do estado de "cegueira botânica" em que se encontram muitos estudantes. Esta apatia se reflete em uma sociedade com pouca percepção da importância do vegetal no mundo e que dá pouca importância às questões socioambientais. O presente trabalho realiza uma análise de atividades de Botânica em 4 coleções didáticas do Ensino Médio, utilizados na rede estadual paulista, dando um foco especial ao uso das imagens nessas produções. Apresenta também uma proposta de 5 atividades para sensibilizar os alunos a desenvolver empatia pelas questões vegetais e convida professores/as e alunos a ver o mundo sob o ponto de vista das plantasAbstract: Teaching Botany in High School is sometimes restricted to theoretical knowledge, memorization of names and structures, and exemplified with images distant from the reality of students. This decontextualized, overly theoretical and technical botanical contributes to the maintenance of the state of "botanical blindness" in which many students are found. This apathy is reflected in a society with little perception of the importance of the vegetable in the world and that gives little importance to the socio-environmental issues. The present work performs an analysis of Botany activities in 4 high school didactic collections, used in the state of São Paulo, giving a special focus to the use of images in these productions. It also presents a proposal for 5 activities to sensitize students to develop empathy for plant issues and invites teachers and students to view the world from a plant standpointMestradoEnsino de BiologiaMestra em Ensino de BiologiaCAPES[s.n.]Wunder, Alik, 1974-Arnt, Ana de MedeirosVieira, Ana Odete SantosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCervigne-Tosati, Natália Simões, 1985-20192019-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (44 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637779CERVIGNE-TOSATI, Natália Simões. Botânica no ensino médio: debates e desafios = Botany of high school: debates and challenges. 2019. 1 recurso online (44 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637779. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096224Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-05T12:08:01Zoai::1096224Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-07-05T12:08:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Botânica no ensino médio : debates e desafios = Botany of high school: debates and challenges
Botany of high school : debates and challenges
title Botânica no ensino médio : debates e desafios = Botany of high school: debates and challenges
spellingShingle Botânica no ensino médio : debates e desafios = Botany of high school: debates and challenges
Cervigne-Tosati, Natália Simões, 1985-
Botânica - Estudo e ensino
Ensino reflexivo
Ensino médio
Botany - Study and teaching
Reflective teaching
High school
title_short Botânica no ensino médio : debates e desafios = Botany of high school: debates and challenges
title_full Botânica no ensino médio : debates e desafios = Botany of high school: debates and challenges
title_fullStr Botânica no ensino médio : debates e desafios = Botany of high school: debates and challenges
title_full_unstemmed Botânica no ensino médio : debates e desafios = Botany of high school: debates and challenges
title_sort Botânica no ensino médio : debates e desafios = Botany of high school: debates and challenges
author Cervigne-Tosati, Natália Simões, 1985-
author_facet Cervigne-Tosati, Natália Simões, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wunder, Alik, 1974-
Arnt, Ana de Medeiros
Vieira, Ana Odete Santos
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cervigne-Tosati, Natália Simões, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Botânica - Estudo e ensino
Ensino reflexivo
Ensino médio
Botany - Study and teaching
Reflective teaching
High school
topic Botânica - Estudo e ensino
Ensino reflexivo
Ensino médio
Botany - Study and teaching
Reflective teaching
High school
description Orientador: Alik Wunder
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-07-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637779
CERVIGNE-TOSATI, Natália Simões. Botânica no ensino médio: debates e desafios = Botany of high school: debates and challenges. 2019. 1 recurso online (44 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637779. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637779
identifier_str_mv CERVIGNE-TOSATI, Natália Simões. Botânica no ensino médio: debates e desafios = Botany of high school: debates and challenges. 2019. 1 recurso online (44 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637779. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096224
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (44 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1822253458007261184