Avaliação do serviço de aplicativos móveis de táxi: um estudo sobre a continuidade de uso por meio de um modelo estendido de aceitação de tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Misturini, Natália
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26355
Resumo: O serviço de aplicativo de transporte individual sob demanda, o táxi móvel, recebeu muita atenção recentemente, é cada vez mais utilizado nas cidades e pode ser considerado como um modo de transporte sustentável. Compreender os determinantes da intenção dos usuários em usar e dar continuidade ao uso dos serviços de táxi móveis é fundamental para promover o serviço. A revisão de literatura demonstrou uma forte tendência na utilização desses modelos para explicar os fatores de aceitação dos usuários. Nesta pesquisa, um modelo estendido de aceitação de tecnologia foi utilizado, ele apresenta seis construtos diretamente relacionados a intenção de continuidade: Utilidade Percebida, Facilidade de Uso Percebida, Risco Percebido, Normas Subjetivas, Atitude e Intenção de Continuidade, proposto para investigar os determinantes da intenção de continuidade do serviço por parte dos seus usuários. Os dados foram coletados por meio de uma plataforma online, através da aplicação de um questionário eletrônico obtendo uma amostra de 146 respondentes. Os dados foram inicialmente tratados utilizando o pacote SPSS 22 e pelo Excel, em seguida, foram processados por meio de uma abordagem quantitativa pautada em Modelagem de Equações Estruturais, aplicando-se o software Smart PLS 3. A estatística descritiva dos construtos demonstrou que, pessoas com maior grau de escolaridade são mais propensas ao uso de aplicativos móveis. Através do teste de hipóteses aceitas e rejeitadas, o modelo teórico proposto foi aceito para o contexto da pesquisa. A intenção de continuidade de uso dos aplicativos apresentou um efeito significativo de determinação, sendo que a atitude foi a principal determinante da intenção de uso. Também foi possível demonstrar a importância de cada preditiva, o que influencia todo o aspecto de intenção dos clientes e futuros clientes, para as prestadoras de serviços. Além de demonstrar o uso desse Modelo Estendido num novo contexto.
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Nesta pesquisa, um modelo estendido de aceitação de tecnologia foi utilizado, ele apresenta seis construtos diretamente relacionados a intenção de continuidade: Utilidade Percebida, Facilidade de Uso Percebida, Risco Percebido, Normas Subjetivas, Atitude e Intenção de Continuidade, proposto para investigar os determinantes da intenção de continuidade do serviço por parte dos seus usuários. Os dados foram coletados por meio de uma plataforma online, através da aplicação de um questionário eletrônico obtendo uma amostra de 146 respondentes. Os dados foram inicialmente tratados utilizando o pacote SPSS 22 e pelo Excel, em seguida, foram processados por meio de uma abordagem quantitativa pautada em Modelagem de Equações Estruturais, aplicando-se o software Smart PLS 3. A estatística descritiva dos construtos demonstrou que, pessoas com maior grau de escolaridade são mais propensas ao uso de aplicativos móveis. Através do teste de hipóteses aceitas e rejeitadas, o modelo teórico proposto foi aceito para o contexto da pesquisa. A intenção de continuidade de uso dos aplicativos apresentou um efeito significativo de determinação, sendo que a atitude foi a principal determinante da intenção de uso. Também foi possível demonstrar a importância de cada preditiva, o que influencia todo o aspecto de intenção dos clientes e futuros clientes, para as prestadoras de serviços. Além de demonstrar o uso desse Modelo Estendido num novo contexto.The on-demand individual transport app service, the mobile taxi, has received a lot of attention recently, is increasingly used in cities and can be considered as a sustainable mode of transport. Understanding the determinants of users' intention to use and continue using mobile taxi services is critical to promoting the service. The literature review showed a strong tendency to use these models to explain user acceptance factors. In this research, the extended technology acceptance model presents six constructs directly related to continuity intention: Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, Perceived Risk, Subjective Norms, Attitude and Continuity Intention, proposed to investigate the determinants of continuity intention service by its users. Data were collected through the application of an electronic questionnaire, obtaining a sample of 146 respondents, then processed through a quantitative approach based on Structural Equation Modeling, using the Smart PLS 3 software. constructs showed that people with a higher level of education are more likely to use it. The descriptive statistics of the constructs that people with a higher level of education are more likely to use mobile applications. By testing accepted and rejected hypotheses, the proposed theoretical model was accepted for the research context. The intent to continue the use of applications has a significant determining effect, with the intent of use being the main one. It was also possible to demonstrate the importance of each predictor, which influences the entire aspect of intention of customers and future customers, for service providers. In addition to demonstrating the use of this Extended Model in a new context.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e SistemasUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEngenharia/Tecnologia/GestãoTáxis - Serviços ao clienteServiços compartilhados (Administração)Compartilhamento de carroGerenciamento de recursos de informaçãoServiços ao cliente - AvaliaçãoTaxicabs - Customer servicesShared services (Management)Car sharingInformation resources managementCustomer services - EvaluationAvaliação do serviço de aplicativos móveis de táxi: um estudo sobre a continuidade de uso por meio de um modelo estendido de aceitação de tecnologiaEvaluation of service of mobile taxi applications: a study on the continuity of use through an extended technology acceptance modelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoSantos, Gilson Ditzelhttps://orcid.org/0000-0002-7839-2281http://lattes.cnpq.br/7588810166034182Lima, Edson Pinheiro dehttps://orcid.org/0000-0001-9331-1569http://lattes.cnpq.br/7304491503357135Santos, Gilson Ditzelhttps://orcid.org/0000-0002-7839-2281http://lattes.cnpq.br/7588810166034182Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes dehttp://lattes.cnpq.br/4643990060392832https://orcid.org/0000-0001-9554-3208http://lattes.cnpq.br/2080505519705571Misturini, Natáliareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALavaliacaoaplicativosmodelotecnologia.pdfapplication/pdf2783383http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26355/1/avaliacaoaplicativosmodelotecnologia.pdf0d1dd4d2c1da4300638da3b628ee6b0aMD51TEXTavaliacaoaplicativosmodelotecnologia.pdf.txtavaliacaoaplicativosmodelotecnologia.pdf.txtExtracted texttext/plain212294http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26355/2/avaliacaoaplicativosmodelotecnologia.pdf.txt5b991918bad05ec430b55f488d35e3a6MD52THUMBNAILavaliacaoaplicativosmodelotecnologia.pdf.jpgavaliacaoaplicativosmodelotecnologia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1363http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26355/3/avaliacaoaplicativosmodelotecnologia.pdf.jpg4619a9dccecd726b14e2ef8b521f32b5MD531/263552021-11-11 04:06:18.266oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26355Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-11-11T06:06:18Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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