O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thamires da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25084
Resumo: Acompanha: Proposta de formação para professores de química.
id UTFPR-12_89bb38cacb68d6642067a5685a310fec
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25084
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-06-01T22:27:58Z2021-06-01T22:27:58Z2021-03-02SOUZA, Thamires da Silva. O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25084Acompanha: Proposta de formação para professores de química.A dissertação em tela é fruto de uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de buscar, a partir dos depoimentos dos estudantes, percepções em relação ao Ensino por Investigação e avaliação da aprendizagem, além de reelaborar um produto educacional, que contribui para a prática de ensino dos professores em formação inicial. Os sujeitos de pesquisa foram quatro estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal situada no município de Londrina, porém apenas três participaram de todos os momentos da pesquisa. O ambiente para a coleta de dados consistiu em encontros individuais e em um encontro coletivo, em que foi aplicada a primeira versão do produto educacional, desenvolvido: um Guia de Atividade Investigativa para o Ensino de Química, que consistia em uma atividade estruturada a partir da abordagem Ensino por Investigação em que discutíamos a respeito de um instrumento para avaliá-la. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada gravada por áudio e questionários. Assim, os áudios foram transcritos e submetidos à análise. Para a sistematização e análise de dados, empregou-se a análise de conteúdo segundo Bardin (2011). Ainda para a análise, foram elaboradas categorias a priori, denominadas como características do Ensino por Investigação por Zômpero e Laburú (2011), e características da avaliação da aprendizagem inspirados em ALVES, 2013; CARVALHO, 2017; BROIETTI, 2013; LUCKESI, 2011. A partir dessas categorias foi possível analisar os dados provenientes das entrevistas e do questionário (utilizamos como fontes de dados para a dissertação apenas o questionário 1) em busca das percepções dos estudantes em relação à temática. Com base nas análises das categorias, podemos observar alguns indícios do que é para esses estudantes o Ensino por Investigação e a avaliação da aprendizagem. Também os dados, provenientes do questionário 2, nos fizeram refletir sobre a importância de um aprofundamento dessas temáticas na formação inicial. Com isso, reelaboramos o produto educacional desenvolvendo uma Proposta de Formação para Professores de Química, pautados nessas inquietações que surgiram ao longo da pesquisa.The dissertation on screen is the result of a qualitative research, with the objective of seeking, from the students' speeches, perceptions in relation to Teaching by Investigation and learning assessment. The research subjects were four undergraduate students in Chemistry at a federal university located in the city of Londrina, but only three participated in all the research moments. The environment for data collection consisted of individual meetings and a collective meeting, in which the first version of the educational product was developed, developed: an Investigative Activity Guide for the Teaching of Chemistry, which consisted of an activity structured from the Teaching by Research approach and we discussed about an instrument to evaluate it. For data collection, semi-structured interviews recorded by audio and questionnaires were used. Thus, the audios were transcribed and submitted to analysis. For the systematization and analysis of data, content analysis was used according to Bardin (2011). Still for the analysis, a priori categories were elaborated, named as characteristics of Teaching by Investigation by Zômpero and Laburú (2011), and characteristics of the learning evaluation inspired by ALVES, 2013; CARVALHO, 2017; BROIETTI, 2013; LUCKESI, 2011. From these categories, it was possible to analyze the data from the interviews and the questionnaire (we used only questionnaire 1 as data sources for the dissertation) in search of the students' perceptions regarding the theme. Based on the analysis of the categories, we can see some evidence of what Teaching for Research and the assessment of learning is for these students. Also, the data, from questionnaire 2, made us reflect on the importance of deepening these themes in initial training. With that, we reworked the educational product by developing a Training Proposal for Chemistry Teachers, based on these concerns that arose throughout the research.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoQuímica - Estudo e ensinoAvaliação educacionalProfessores - FormaçãoPrática de ensinoChemistry - Study and teachingEducation - EvaluationTeachers, Training ofStudent teachingO ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de químicaInquiry-based science teaching and the assessment of learning: a study in the initial formation of chemistry teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaRocha, Zenaide de Fátima Dante Correiahttps://orcid.org/0000-0002-1489-6245http://lattes.cnpq.br/6374015489865372Lima, João Paulo Camargo dehttps://orcid.org/0000-0001-6847-8076http://lattes.cnpq.br/2920342714457251Broietti, Fabiele Cristiane Diashttps://orcid.org/0000-0002-0638-3036http://lattes.cnpq.br/6755046101127661Lima, João Paulo Camargo dehttps://orcid.org/0000-0001-6847-8076http://lattes.cnpq.br/2920342714457251Passos, Marinez Meneghellohttps://orcid.org/0000-0001-8856-5521http://lattes.cnpq.br/3275252597631249Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correiahttps://orcid.org/0000-0002-1489-6245http://lattes.cnpq.br/6374015489865372https://orcid.org/0000-0003-2641-0449http://lattes.cnpq.br/5032818448962415Souza, Thamires da Silvareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALensinoquimicaformacaoinicial.pdfapplication/pdf3457992http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/1/ensinoquimicaformacaoinicial.pdf85d8e0e3439f865d25988f10d915d742MD51ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdfapplication/pdf1405234http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/2/ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf2bab630f0e1d1e6edb2ff27f73bbd3f7MD52TEXTensinoquimicaformacaoinicial.pdf.txtensinoquimicaformacaoinicial.pdf.txtExtracted texttext/plain116475http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/3/ensinoquimicaformacaoinicial.pdf.txtbdcc30309afb21f13401be524c74a0daMD53ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf.txtensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain27941http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/5/ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf.txtfcbd29df58d3e73508782d49673be05bMD55THUMBNAILensinoquimicaformacaoinicial.pdf.jpgensinoquimicaformacaoinicial.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1444http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/4/ensinoquimicaformacaoinicial.pdf.jpgc5b2c2ce4f20e986f225914e5de7e510MD54ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf.jpgensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2121http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/6/ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf.jpg2204283949c12c62926a74547ad1b0f2MD561/250842021-06-02 03:12:37.875oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25084Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-06-02T06:12:37Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Inquiry-based science teaching and the assessment of learning: a study in the initial formation of chemistry teachers
title O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química
spellingShingle O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química
Souza, Thamires da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Química - Estudo e ensino
Avaliação educacional
Professores - Formação
Prática de ensino
Chemistry - Study and teaching
Education - Evaluation
Teachers, Training of
Student teaching
Ensino
title_short O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química
title_full O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química
title_fullStr O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química
title_full_unstemmed O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química
title_sort O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química
author Souza, Thamires da Silva
author_facet Souza, Thamires da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1489-6245
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6374015489865372
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lima, João Paulo Camargo de
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6847-8076
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2920342714457251
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Broietti, Fabiele Cristiane Dias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0638-3036
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6755046101127661
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lima, João Paulo Camargo de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6847-8076
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2920342714457251
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Passos, Marinez Meneghello
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8856-5521
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3275252597631249
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1489-6245
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6374015489865372
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2641-0449
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5032818448962415
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Thamires da Silva
contributor_str_mv Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Lima, João Paulo Camargo de
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Lima, João Paulo Camargo de
Passos, Marinez Meneghello
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Química - Estudo e ensino
Avaliação educacional
Professores - Formação
Prática de ensino
Chemistry - Study and teaching
Education - Evaluation
Teachers, Training of
Student teaching
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Avaliação educacional
Professores - Formação
Prática de ensino
Chemistry - Study and teaching
Education - Evaluation
Teachers, Training of
Student teaching
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ensino
description Acompanha: Proposta de formação para professores de química.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-01T22:27:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-01T22:27:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Thamires da Silva. O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25084
identifier_str_mv SOUZA, Thamires da Silva. O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/1/ensinoquimicaformacaoinicial.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/2/ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/3/ensinoquimicaformacaoinicial.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/5/ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/4/ensinoquimicaformacaoinicial.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/6/ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 85d8e0e3439f865d25988f10d915d742
2bab630f0e1d1e6edb2ff27f73bbd3f7
bdcc30309afb21f13401be524c74a0da
fcbd29df58d3e73508782d49673be05b
c5b2c2ce4f20e986f225914e5de7e510
2204283949c12c62926a74547ad1b0f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797043919598387200