O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25084 |
Resumo: | Acompanha: Proposta de formação para professores de química. |
id |
UTFPR-12_89bb38cacb68d6642067a5685a310fec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25084 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-06-01T22:27:58Z2021-06-01T22:27:58Z2021-03-02SOUZA, Thamires da Silva. O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25084Acompanha: Proposta de formação para professores de química.A dissertação em tela é fruto de uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de buscar, a partir dos depoimentos dos estudantes, percepções em relação ao Ensino por Investigação e avaliação da aprendizagem, além de reelaborar um produto educacional, que contribui para a prática de ensino dos professores em formação inicial. Os sujeitos de pesquisa foram quatro estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal situada no município de Londrina, porém apenas três participaram de todos os momentos da pesquisa. O ambiente para a coleta de dados consistiu em encontros individuais e em um encontro coletivo, em que foi aplicada a primeira versão do produto educacional, desenvolvido: um Guia de Atividade Investigativa para o Ensino de Química, que consistia em uma atividade estruturada a partir da abordagem Ensino por Investigação em que discutíamos a respeito de um instrumento para avaliá-la. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada gravada por áudio e questionários. Assim, os áudios foram transcritos e submetidos à análise. Para a sistematização e análise de dados, empregou-se a análise de conteúdo segundo Bardin (2011). Ainda para a análise, foram elaboradas categorias a priori, denominadas como características do Ensino por Investigação por Zômpero e Laburú (2011), e características da avaliação da aprendizagem inspirados em ALVES, 2013; CARVALHO, 2017; BROIETTI, 2013; LUCKESI, 2011. A partir dessas categorias foi possível analisar os dados provenientes das entrevistas e do questionário (utilizamos como fontes de dados para a dissertação apenas o questionário 1) em busca das percepções dos estudantes em relação à temática. Com base nas análises das categorias, podemos observar alguns indícios do que é para esses estudantes o Ensino por Investigação e a avaliação da aprendizagem. Também os dados, provenientes do questionário 2, nos fizeram refletir sobre a importância de um aprofundamento dessas temáticas na formação inicial. Com isso, reelaboramos o produto educacional desenvolvendo uma Proposta de Formação para Professores de Química, pautados nessas inquietações que surgiram ao longo da pesquisa.The dissertation on screen is the result of a qualitative research, with the objective of seeking, from the students' speeches, perceptions in relation to Teaching by Investigation and learning assessment. The research subjects were four undergraduate students in Chemistry at a federal university located in the city of Londrina, but only three participated in all the research moments. The environment for data collection consisted of individual meetings and a collective meeting, in which the first version of the educational product was developed, developed: an Investigative Activity Guide for the Teaching of Chemistry, which consisted of an activity structured from the Teaching by Research approach and we discussed about an instrument to evaluate it. For data collection, semi-structured interviews recorded by audio and questionnaires were used. Thus, the audios were transcribed and submitted to analysis. For the systematization and analysis of data, content analysis was used according to Bardin (2011). Still for the analysis, a priori categories were elaborated, named as characteristics of Teaching by Investigation by Zômpero and Laburú (2011), and characteristics of the learning evaluation inspired by ALVES, 2013; CARVALHO, 2017; BROIETTI, 2013; LUCKESI, 2011. From these categories, it was possible to analyze the data from the interviews and the questionnaire (we used only questionnaire 1 as data sources for the dissertation) in search of the students' perceptions regarding the theme. Based on the analysis of the categories, we can see some evidence of what Teaching for Research and the assessment of learning is for these students. Also, the data, from questionnaire 2, made us reflect on the importance of deepening these themes in initial training. With that, we reworked the educational product by developing a Training Proposal for Chemistry Teachers, based on these concerns that arose throughout the research.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoQuímica - Estudo e ensinoAvaliação educacionalProfessores - FormaçãoPrática de ensinoChemistry - Study and teachingEducation - EvaluationTeachers, Training ofStudent teachingO ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de químicaInquiry-based science teaching and the assessment of learning: a study in the initial formation of chemistry teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaRocha, Zenaide de Fátima Dante Correiahttps://orcid.org/0000-0002-1489-6245http://lattes.cnpq.br/6374015489865372Lima, João Paulo Camargo dehttps://orcid.org/0000-0001-6847-8076http://lattes.cnpq.br/2920342714457251Broietti, Fabiele Cristiane Diashttps://orcid.org/0000-0002-0638-3036http://lattes.cnpq.br/6755046101127661Lima, João Paulo Camargo dehttps://orcid.org/0000-0001-6847-8076http://lattes.cnpq.br/2920342714457251Passos, Marinez Meneghellohttps://orcid.org/0000-0001-8856-5521http://lattes.cnpq.br/3275252597631249Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correiahttps://orcid.org/0000-0002-1489-6245http://lattes.cnpq.br/6374015489865372https://orcid.org/0000-0003-2641-0449http://lattes.cnpq.br/5032818448962415Souza, Thamires da Silvareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALensinoquimicaformacaoinicial.pdfapplication/pdf3457992http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/1/ensinoquimicaformacaoinicial.pdf85d8e0e3439f865d25988f10d915d742MD51ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdfapplication/pdf1405234http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/2/ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf2bab630f0e1d1e6edb2ff27f73bbd3f7MD52TEXTensinoquimicaformacaoinicial.pdf.txtensinoquimicaformacaoinicial.pdf.txtExtracted texttext/plain116475http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/3/ensinoquimicaformacaoinicial.pdf.txtbdcc30309afb21f13401be524c74a0daMD53ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf.txtensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain27941http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/5/ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf.txtfcbd29df58d3e73508782d49673be05bMD55THUMBNAILensinoquimicaformacaoinicial.pdf.jpgensinoquimicaformacaoinicial.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1444http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/4/ensinoquimicaformacaoinicial.pdf.jpgc5b2c2ce4f20e986f225914e5de7e510MD54ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf.jpgensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2121http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/6/ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf.jpg2204283949c12c62926a74547ad1b0f2MD561/250842021-06-02 03:12:37.875oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25084Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-06-02T06:12:37Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Inquiry-based science teaching and the assessment of learning: a study in the initial formation of chemistry teachers |
title |
O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química |
spellingShingle |
O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química Souza, Thamires da Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Química - Estudo e ensino Avaliação educacional Professores - Formação Prática de ensino Chemistry - Study and teaching Education - Evaluation Teachers, Training of Student teaching Ensino |
title_short |
O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química |
title_full |
O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química |
title_fullStr |
O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química |
title_sort |
O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química |
author |
Souza, Thamires da Silva |
author_facet |
Souza, Thamires da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-1489-6245 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6374015489865372 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Lima, João Paulo Camargo de |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6847-8076 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2920342714457251 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Broietti, Fabiele Cristiane Dias |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-0638-3036 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6755046101127661 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lima, João Paulo Camargo de |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6847-8076 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2920342714457251 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Passos, Marinez Meneghello |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8856-5521 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3275252597631249 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-1489-6245 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6374015489865372 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2641-0449 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5032818448962415 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Thamires da Silva |
contributor_str_mv |
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Lima, João Paulo Camargo de Broietti, Fabiele Cristiane Dias Lima, João Paulo Camargo de Passos, Marinez Meneghello Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Química - Estudo e ensino Avaliação educacional Professores - Formação Prática de ensino Chemistry - Study and teaching Education - Evaluation Teachers, Training of Student teaching Ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química - Estudo e ensino Avaliação educacional Professores - Formação Prática de ensino Chemistry - Study and teaching Education - Evaluation Teachers, Training of Student teaching |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino |
description |
Acompanha: Proposta de formação para professores de química. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-01T22:27:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-01T22:27:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Thamires da Silva. O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25084 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Thamires da Silva. O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/1/ensinoquimicaformacaoinicial.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/2/ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/3/ensinoquimicaformacaoinicial.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/5/ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/4/ensinoquimicaformacaoinicial.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25084/6/ensinoquimicaformacaoinicial_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
85d8e0e3439f865d25988f10d915d742 2bab630f0e1d1e6edb2ff27f73bbd3f7 bdcc30309afb21f13401be524c74a0da fcbd29df58d3e73508782d49673be05b c5b2c2ce4f20e986f225914e5de7e510 2204283949c12c62926a74547ad1b0f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797043919598387200 |