Demandas judiciais na área de gestão de pessoas: análise das solicitações de servidores públicos em um município do meio oeste catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamperti, Suzana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24471
Resumo: OBJETIVO: Analisar as principais causas motivadoras das demandas judiciais propostas pelos servidores públicos do município de Joaçaba/SC, com foco na área de gestão de pessoas. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa, transversal e estudo de caso. Para levantamento das demandas em andamento e das transitadas em julgado efetuou-se pesquisa nos sítios eletrônicos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para identificar os processos judiciais em curso propostos por servidores públicos da Prefeitura de Joaçaba/SC em face do ente público município de Joaçaba/SC, com enfoque na aplicação da gestão de pessoas, relativas ao período de janeiro de 2010 a maio de 2020. RESULTADOS: O Município de Joaçaba/SC possui 44 processos vigentes correspondentes ao período de janeiro de 2010 a maio de 2020, cuja temática envolve a área de gestão de pessoas. Na pesquisa foram analisados 44 processos em andamento e 11 transitados em julgado, totalizando 55 processos. Em diversos processos há mais de uma causa de pedir, fato que possibilita a análise dos dados considerando o número de demandas, totalizando, assim, 72. As três causas principais são: pagamento de horas extraordinárias (22,22%); pagamento de adicional de insalubridade (18,06%); e, pagamento de adicional noturno (12,50), totalizando 52,78%. CONCLUSÃO: A partir dos resultados apresentados é possível inferir que as demandas com maior incidência, assim como a grande maioria das causas de pedir dos processos judicializados, referem-se a questões remuneratórias, evidenciando a forte presença do modelo tradicional de administração de pessoas. O princípio da eficiência, disposto no texto constitucional, baliza as diretrizes da Administração Pública: eficiência, eficácia e efetividade dos serviços públicos prestados ao usuário-cidadão.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização me Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24471porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Gestão Pública MunicipalUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICAServidores públicosAdministração de pessoalAção judicialAdministração municipalPublic officersPersonnel managementActions and defensesMunicipal governmentDemandas judiciais na área de gestão de pessoas: análise das solicitações de servidores públicos em um município do meio oeste catarinenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOBJETIVO: Analisar as principais causas motivadoras das demandas judiciais propostas pelos servidores públicos do município de Joaçaba/SC, com foco na área de gestão de pessoas. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa, transversal e estudo de caso. Para levantamento das demandas em andamento e das transitadas em julgado efetuou-se pesquisa nos sítios eletrônicos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para identificar os processos judiciais em curso propostos por servidores públicos da Prefeitura de Joaçaba/SC em face do ente público município de Joaçaba/SC, com enfoque na aplicação da gestão de pessoas, relativas ao período de janeiro de 2010 a maio de 2020. RESULTADOS: O Município de Joaçaba/SC possui 44 processos vigentes correspondentes ao período de janeiro de 2010 a maio de 2020, cuja temática envolve a área de gestão de pessoas. Na pesquisa foram analisados 44 processos em andamento e 11 transitados em julgado, totalizando 55 processos. Em diversos processos há mais de uma causa de pedir, fato que possibilita a análise dos dados considerando o número de demandas, totalizando, assim, 72. As três causas principais são: pagamento de horas extraordinárias (22,22%); pagamento de adicional de insalubridade (18,06%); e, pagamento de adicional noturno (12,50), totalizando 52,78%. CONCLUSÃO: A partir dos resultados apresentados é possível inferir que as demandas com maior incidência, assim como a grande maioria das causas de pedir dos processos judicializados, referem-se a questões remuneratórias, evidenciando a forte presença do modelo tradicional de administração de pessoas. O princípio da eficiência, disposto no texto constitucional, baliza as diretrizes da Administração Pública: eficiência, eficácia e efetividade dos serviços públicos prestados ao usuário-cidadão.Treze TíliasFerreira, Camila LopesTorres, Ricardo LobatoDuenhas, Rogerio AlonFerreira, Camila LopesLamperti, Suzanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_GPM_VII_2019_44.pdfCT_GPM_VII_2019_44.pdfapplication/pdf819014http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24471/1/CT_GPM_VII_2019_44.pdf7e17d688b4fea2e9e82efdf2a9a2d3f1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24471/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_GPM_VII_2019_44.pdf.txtCT_GPM_VII_2019_44.pdf.txtExtracted texttext/plain100140http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24471/3/CT_GPM_VII_2019_44.pdf.txtbbbb7b3e7722f00bb0f846936192d696MD53THUMBNAILCT_GPM_VII_2019_44.pdf.jpgCT_GPM_VII_2019_44.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1306http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24471/4/CT_GPM_VII_2019_44.pdf.jpg99e8b175a107c1c40d887d801abd53f9MD541/244712021-02-28 03:11:06.487oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-02-28T06:11:06Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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