Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conte, Fernanda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14699
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo dos elementos persuasivos de campanhas publicitárias em outdoors fotografados na cidade de Pato Branco - PR, a fim de verificar o discurso retórico na forma e conteúdo. Discute-se as técnicas usadas na arte de persuasão, visto que o público-consumidor normalmente é influenciado pela propaganda na mídia exterior. Num primeiro momento, apresenta-se a evolução dos outdoors e suas decorrências, como a delimitação dessa mídia e as características que esse veículo de comunicação apresenta. Discute-se, em seguida, conceitos de publicidade e propaganda voltados para o texto publicitário outdoor. Também são apresentados os autores utilizados para suprir o tema abordado com referências de Celso Sabadin (1990) e Antônio José Sandmann (2000). Analisa-se o corpus selecionado de três anunciantes comerciais e um institucional. Traz como resultado de pesquisa a importância do anunciante em manter-se honesto e verdadeiro sobre o veículo de comunicação outdoor posto a grandes públicos, bem como, o grande poder de influenciar o público-consumidor com o uso de propagandas que utilizam elementos persuasivos para produzir efeitos de sentido sem intervenção aparente.
id UTFPR-12_aecdefe9b03ec50d7248af1255346b4d
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/14699
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-18T14:24:15Z2020-11-18T14:24:15Z2018-06-19CONTE, Fernanda. Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14699Este trabalho apresenta um estudo dos elementos persuasivos de campanhas publicitárias em outdoors fotografados na cidade de Pato Branco - PR, a fim de verificar o discurso retórico na forma e conteúdo. Discute-se as técnicas usadas na arte de persuasão, visto que o público-consumidor normalmente é influenciado pela propaganda na mídia exterior. Num primeiro momento, apresenta-se a evolução dos outdoors e suas decorrências, como a delimitação dessa mídia e as características que esse veículo de comunicação apresenta. Discute-se, em seguida, conceitos de publicidade e propaganda voltados para o texto publicitário outdoor. Também são apresentados os autores utilizados para suprir o tema abordado com referências de Celso Sabadin (1990) e Antônio José Sandmann (2000). Analisa-se o corpus selecionado de três anunciantes comerciais e um institucional. Traz como resultado de pesquisa a importância do anunciante em manter-se honesto e verdadeiro sobre o veículo de comunicação outdoor posto a grandes públicos, bem como, o grande poder de influenciar o público-consumidor com o uso de propagandas que utilizam elementos persuasivos para produzir efeitos de sentido sem intervenção aparente.This paper presents a study of the persuasive elements in advertisings billboards photographed in the city of Pato Branco - PR, in order to verify the rhetorical discourse in the form and content. It discusses the techniques used in the art of persuasion, since the public-consumer is usually influenced by advertising in the outside media. At first, it shows the evolution of billboards and its consequences, such as the definition of this media and the features that this vehicle of communication presents. Then, discusses concepts of publicity and advertising aimed at billboard advertising text. Also presents the authors used to supply the topic addressed with references of Celso Sabadin (1990) and Antônio José Sandmann (2000). Its analysed the selected corpus of three commercial advertisers, and one representative organization. The research brings as a result the importance of the advertiser in staying honest and true about the billboard communication vehicle put to large audiences, as well as, the great power to influencing the public-consumer with the use of advertisements that quest persuasive elements to produce effects of sense without apparent intervention.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoLicenciatura em LetrasUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASAnálise do discursoPublicidade - LinguagemCampanhas publicitáriasDiscourse analysisPublicity - LanguageAdvertising campaignsTexto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasãoBillboard advertising text: rhetorical speech as a persuasion strategyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoConsoli, Marcia OberderferConsoli, Marcia OberderferSilva, Susiele Machry daMarquezi, Rosangela AparecidaConte, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPB_COLET_2018_1_07.pdfapplication/pdf1595288http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14699/1/PB_COLET_2018_1_07.pdf83784b7d144f27a0e3c0cdd1c87e6a1dMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14699/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPB_COLET_2018_1_07.pdf.txtExtracted texttext/plain96582http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14699/3/PB_COLET_2018_1_07.pdf.txt7c49c35c68cb5f392e3820ebdd7a2421MD53THUMBNAILPB_COLET_2018_1_07.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14699/4/PB_COLET_2018_1_07.pdf.jpg2cd8093ddb29df3a09823c4de9a3e8eeMD541/146992020-11-18 12:24:15.239oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-18T14:24:15Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Billboard advertising text: rhetorical speech as a persuasion strategy
title Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
spellingShingle Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
Conte, Fernanda
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Análise do discurso
Publicidade - Linguagem
Campanhas publicitárias
Discourse analysis
Publicity - Language
Advertising campaigns
title_short Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
title_full Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
title_fullStr Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
title_full_unstemmed Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
title_sort Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
author Conte, Fernanda
author_facet Conte, Fernanda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Consoli, Marcia Oberderfer
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Consoli, Marcia Oberderfer
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Susiele Machry da
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marquezi, Rosangela Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Conte, Fernanda
contributor_str_mv Consoli, Marcia Oberderfer
Consoli, Marcia Oberderfer
Silva, Susiele Machry da
Marquezi, Rosangela Aparecida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Análise do discurso
Publicidade - Linguagem
Campanhas publicitárias
Discourse analysis
Publicity - Language
Advertising campaigns
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Publicidade - Linguagem
Campanhas publicitárias
Discourse analysis
Publicity - Language
Advertising campaigns
description Este trabalho apresenta um estudo dos elementos persuasivos de campanhas publicitárias em outdoors fotografados na cidade de Pato Branco - PR, a fim de verificar o discurso retórico na forma e conteúdo. Discute-se as técnicas usadas na arte de persuasão, visto que o público-consumidor normalmente é influenciado pela propaganda na mídia exterior. Num primeiro momento, apresenta-se a evolução dos outdoors e suas decorrências, como a delimitação dessa mídia e as características que esse veículo de comunicação apresenta. Discute-se, em seguida, conceitos de publicidade e propaganda voltados para o texto publicitário outdoor. Também são apresentados os autores utilizados para suprir o tema abordado com referências de Celso Sabadin (1990) e Antônio José Sandmann (2000). Analisa-se o corpus selecionado de três anunciantes comerciais e um institucional. Traz como resultado de pesquisa a importância do anunciante em manter-se honesto e verdadeiro sobre o veículo de comunicação outdoor posto a grandes públicos, bem como, o grande poder de influenciar o público-consumidor com o uso de propagandas que utilizam elementos persuasivos para produzir efeitos de sentido sem intervenção aparente.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-18T14:24:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-18T14:24:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CONTE, Fernanda. Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14699
identifier_str_mv CONTE, Fernanda. Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Licenciatura em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14699/1/PB_COLET_2018_1_07.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14699/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14699/3/PB_COLET_2018_1_07.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14699/4/PB_COLET_2018_1_07.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 83784b7d144f27a0e3c0cdd1c87e6a1d
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
7c49c35c68cb5f392e3820ebdd7a2421
2cd8093ddb29df3a09823c4de9a3e8ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923123991674880