Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14699 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo dos elementos persuasivos de campanhas publicitárias em outdoors fotografados na cidade de Pato Branco - PR, a fim de verificar o discurso retórico na forma e conteúdo. Discute-se as técnicas usadas na arte de persuasão, visto que o público-consumidor normalmente é influenciado pela propaganda na mídia exterior. Num primeiro momento, apresenta-se a evolução dos outdoors e suas decorrências, como a delimitação dessa mídia e as características que esse veículo de comunicação apresenta. Discute-se, em seguida, conceitos de publicidade e propaganda voltados para o texto publicitário outdoor. Também são apresentados os autores utilizados para suprir o tema abordado com referências de Celso Sabadin (1990) e Antônio José Sandmann (2000). Analisa-se o corpus selecionado de três anunciantes comerciais e um institucional. Traz como resultado de pesquisa a importância do anunciante em manter-se honesto e verdadeiro sobre o veículo de comunicação outdoor posto a grandes públicos, bem como, o grande poder de influenciar o público-consumidor com o uso de propagandas que utilizam elementos persuasivos para produzir efeitos de sentido sem intervenção aparente. |
id |
UTFPR-12_aecdefe9b03ec50d7248af1255346b4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/14699 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-18T14:24:15Z2020-11-18T14:24:15Z2018-06-19CONTE, Fernanda. Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14699Este trabalho apresenta um estudo dos elementos persuasivos de campanhas publicitárias em outdoors fotografados na cidade de Pato Branco - PR, a fim de verificar o discurso retórico na forma e conteúdo. Discute-se as técnicas usadas na arte de persuasão, visto que o público-consumidor normalmente é influenciado pela propaganda na mídia exterior. Num primeiro momento, apresenta-se a evolução dos outdoors e suas decorrências, como a delimitação dessa mídia e as características que esse veículo de comunicação apresenta. Discute-se, em seguida, conceitos de publicidade e propaganda voltados para o texto publicitário outdoor. Também são apresentados os autores utilizados para suprir o tema abordado com referências de Celso Sabadin (1990) e Antônio José Sandmann (2000). Analisa-se o corpus selecionado de três anunciantes comerciais e um institucional. Traz como resultado de pesquisa a importância do anunciante em manter-se honesto e verdadeiro sobre o veículo de comunicação outdoor posto a grandes públicos, bem como, o grande poder de influenciar o público-consumidor com o uso de propagandas que utilizam elementos persuasivos para produzir efeitos de sentido sem intervenção aparente.This paper presents a study of the persuasive elements in advertisings billboards photographed in the city of Pato Branco - PR, in order to verify the rhetorical discourse in the form and content. It discusses the techniques used in the art of persuasion, since the public-consumer is usually influenced by advertising in the outside media. At first, it shows the evolution of billboards and its consequences, such as the definition of this media and the features that this vehicle of communication presents. Then, discusses concepts of publicity and advertising aimed at billboard advertising text. Also presents the authors used to supply the topic addressed with references of Celso Sabadin (1990) and Antônio José Sandmann (2000). Its analysed the selected corpus of three commercial advertisers, and one representative organization. The research brings as a result the importance of the advertiser in staying honest and true about the billboard communication vehicle put to large audiences, as well as, the great power to influencing the public-consumer with the use of advertisements that quest persuasive elements to produce effects of sense without apparent intervention.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoLicenciatura em LetrasUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASAnálise do discursoPublicidade - LinguagemCampanhas publicitáriasDiscourse analysisPublicity - LanguageAdvertising campaignsTexto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasãoBillboard advertising text: rhetorical speech as a persuasion strategyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoConsoli, Marcia OberderferConsoli, Marcia OberderferSilva, Susiele Machry daMarquezi, Rosangela AparecidaConte, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPB_COLET_2018_1_07.pdfapplication/pdf1595288http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14699/1/PB_COLET_2018_1_07.pdf83784b7d144f27a0e3c0cdd1c87e6a1dMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14699/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPB_COLET_2018_1_07.pdf.txtExtracted texttext/plain96582http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14699/3/PB_COLET_2018_1_07.pdf.txt7c49c35c68cb5f392e3820ebdd7a2421MD53THUMBNAILPB_COLET_2018_1_07.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14699/4/PB_COLET_2018_1_07.pdf.jpg2cd8093ddb29df3a09823c4de9a3e8eeMD541/146992020-11-18 12:24:15.239oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-18T14:24:15Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Billboard advertising text: rhetorical speech as a persuasion strategy |
title |
Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão |
spellingShingle |
Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão Conte, Fernanda CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Análise do discurso Publicidade - Linguagem Campanhas publicitárias Discourse analysis Publicity - Language Advertising campaigns |
title_short |
Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão |
title_full |
Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão |
title_fullStr |
Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão |
title_full_unstemmed |
Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão |
title_sort |
Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão |
author |
Conte, Fernanda |
author_facet |
Conte, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Consoli, Marcia Oberderfer |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Consoli, Marcia Oberderfer |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Susiele Machry da |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Marquezi, Rosangela Aparecida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conte, Fernanda |
contributor_str_mv |
Consoli, Marcia Oberderfer Consoli, Marcia Oberderfer Silva, Susiele Machry da Marquezi, Rosangela Aparecida |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Análise do discurso Publicidade - Linguagem Campanhas publicitárias Discourse analysis Publicity - Language Advertising campaigns |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso Publicidade - Linguagem Campanhas publicitárias Discourse analysis Publicity - Language Advertising campaigns |
description |
Este trabalho apresenta um estudo dos elementos persuasivos de campanhas publicitárias em outdoors fotografados na cidade de Pato Branco - PR, a fim de verificar o discurso retórico na forma e conteúdo. Discute-se as técnicas usadas na arte de persuasão, visto que o público-consumidor normalmente é influenciado pela propaganda na mídia exterior. Num primeiro momento, apresenta-se a evolução dos outdoors e suas decorrências, como a delimitação dessa mídia e as características que esse veículo de comunicação apresenta. Discute-se, em seguida, conceitos de publicidade e propaganda voltados para o texto publicitário outdoor. Também são apresentados os autores utilizados para suprir o tema abordado com referências de Celso Sabadin (1990) e Antônio José Sandmann (2000). Analisa-se o corpus selecionado de três anunciantes comerciais e um institucional. Traz como resultado de pesquisa a importância do anunciante em manter-se honesto e verdadeiro sobre o veículo de comunicação outdoor posto a grandes públicos, bem como, o grande poder de influenciar o público-consumidor com o uso de propagandas que utilizam elementos persuasivos para produzir efeitos de sentido sem intervenção aparente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-18T14:24:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-18T14:24:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CONTE, Fernanda. Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14699 |
identifier_str_mv |
CONTE, Fernanda. Texto publicitário outdoor: discurso retórico como estratégia de persuasão. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Licenciatura em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14699/1/PB_COLET_2018_1_07.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14699/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14699/3/PB_COLET_2018_1_07.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14699/4/PB_COLET_2018_1_07.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
83784b7d144f27a0e3c0cdd1c87e6a1d b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 7c49c35c68cb5f392e3820ebdd7a2421 2cd8093ddb29df3a09823c4de9a3e8ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923123991674880 |