A intertextualidade como recurso argumentativo em textos publicitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Ana Carolina de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18919
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os fenômenos da intertextualidade e intergenerecidade como recursos de argumentação em textos publicitários. Para tal, serão elaboradas algumas discussões acerca dos conceitos de gêneros textuais, intertextualidade e seus tipos visando a uma conceituação e reflexão para a análise elaborada na campanha publicitária “Contos de Fadas” e do comercial da linha “O Boticário Men”, ambas da marca O Boticário. Para nortear as discussões teóricas, esta pesquisa parte dos conceitos de Bakthin (2016) acerca dos gêneros do discurso, bem como aos estudos de Koch e Travaglia (2001), Marcuschi (2008) e Koch, Bentes e Cavalcante (2007).
id UTFPR-12_b407c612d94aabfe9aaccce2bc09095b
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/18919
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-23T13:42:42Z2020-11-23T13:42:42Z2018-12-06LACERDA, Ana Carolina de Carvalho. A intertextualidade como recurso argumentativo em textos publicitários. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18919porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e LiteraturaUTFPRBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESTextos - GêneroIntertextualidadeCampanhas publicitáriasPublicidadeTexts - GenderIntertextualityAdvertising campaignsPublicityA intertextualidade como recurso argumentativo em textos publicitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEste trabalho tem como objetivo analisar os fenômenos da intertextualidade e intergenerecidade como recursos de argumentação em textos publicitários. Para tal, serão elaboradas algumas discussões acerca dos conceitos de gêneros textuais, intertextualidade e seus tipos visando a uma conceituação e reflexão para a análise elaborada na campanha publicitária “Contos de Fadas” e do comercial da linha “O Boticário Men”, ambas da marca O Boticário. Para nortear as discussões teóricas, esta pesquisa parte dos conceitos de Bakthin (2016) acerca dos gêneros do discurso, bem como aos estudos de Koch e Travaglia (2001), Marcuschi (2008) e Koch, Bentes e Cavalcante (2007).CuritibaSilva, Luciana Pereira daSilva, Luciana Pereira daLima, Marcelo Fernando deFranz, MarceloLacerda, Ana Carolina de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CELLI_II_2018_04.pdfapplication/pdf1315980http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18919/1/CT_CELLI_II_2018_04.pdf1af12180a5984cba74abcf65244bd616MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18919/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CELLI_II_2018_04.pdf.txtExtracted texttext/plain65181http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18919/3/CT_CELLI_II_2018_04.pdf.txt43533a655cc4caa6ee16483b49cb7cccMD53THUMBNAILCT_CELLI_II_2018_04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18919/4/CT_CELLI_II_2018_04.pdf.jpg34a3f2440d836d870e42208badb33cdaMD541/189192020-11-23 11:42:42.652oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T13:42:42Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A intertextualidade como recurso argumentativo em textos publicitários
title A intertextualidade como recurso argumentativo em textos publicitários
spellingShingle A intertextualidade como recurso argumentativo em textos publicitários
Lacerda, Ana Carolina de Carvalho
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Textos - Gênero
Intertextualidade
Campanhas publicitárias
Publicidade
Texts - Gender
Intertextuality
Advertising campaigns
Publicity
title_short A intertextualidade como recurso argumentativo em textos publicitários
title_full A intertextualidade como recurso argumentativo em textos publicitários
title_fullStr A intertextualidade como recurso argumentativo em textos publicitários
title_full_unstemmed A intertextualidade como recurso argumentativo em textos publicitários
title_sort A intertextualidade como recurso argumentativo em textos publicitários
author Lacerda, Ana Carolina de Carvalho
author_facet Lacerda, Ana Carolina de Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Luciana Pereira da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Luciana Pereira da
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lima, Marcelo Fernando de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Franz, Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Ana Carolina de Carvalho
contributor_str_mv Silva, Luciana Pereira da
Silva, Luciana Pereira da
Lima, Marcelo Fernando de
Franz, Marcelo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Textos - Gênero
Intertextualidade
Campanhas publicitárias
Publicidade
Texts - Gender
Intertextuality
Advertising campaigns
Publicity
dc.subject.por.fl_str_mv Textos - Gênero
Intertextualidade
Campanhas publicitárias
Publicidade
Texts - Gender
Intertextuality
Advertising campaigns
Publicity
description Este trabalho tem como objetivo analisar os fenômenos da intertextualidade e intergenerecidade como recursos de argumentação em textos publicitários. Para tal, serão elaboradas algumas discussões acerca dos conceitos de gêneros textuais, intertextualidade e seus tipos visando a uma conceituação e reflexão para a análise elaborada na campanha publicitária “Contos de Fadas” e do comercial da linha “O Boticário Men”, ambas da marca O Boticário. Para nortear as discussões teóricas, esta pesquisa parte dos conceitos de Bakthin (2016) acerca dos gêneros do discurso, bem como aos estudos de Koch e Travaglia (2001), Marcuschi (2008) e Koch, Bentes e Cavalcante (2007).
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-23T13:42:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-23T13:42:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LACERDA, Ana Carolina de Carvalho. A intertextualidade como recurso argumentativo em textos publicitários. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18919
identifier_str_mv LACERDA, Ana Carolina de Carvalho. A intertextualidade como recurso argumentativo em textos publicitários. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18919/1/CT_CELLI_II_2018_04.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18919/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18919/3/CT_CELLI_II_2018_04.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18919/4/CT_CELLI_II_2018_04.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1af12180a5984cba74abcf65244bd616
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
43533a655cc4caa6ee16483b49cb7ccc
34a3f2440d836d870e42208badb33cda
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922942465343488