Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8318 |
Resumo: | Os meios de transporte são elementos muito importantes na história do mundo, na atualidade eles são indispensáveis devido à rapidez requerida em todos os processos do tempo presente. O transporte coletivo é uma solução há tempos utilizada com este intuito. O transporte gera muitos gastos e é importante considerar todas as maneiras possíveis de amenizar este gasto. Alternativas que diminuam a quantidade de frenagens dos ônibus, por exemplo, poderiam auxiliar para aumentar o tempo entre manutenções do automóvel e maior tempo de vida dos materiais envolvidos. Para esta análise, utilizou-se levantamentos de dados in loco ou com ferramentas digitais para descobrir a quantidade de paradas de ônibus de linha expresso, da cidade de Curitiba, que poderiam ser evitadas. Com os dados coletados foi possível fazer uma análise comparativa para tentar comprovar a validade da aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público. |
id |
UTFPR-12_b774a7c48a1fc19fb73c7b2a20c7b662 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/8318 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-11T14:21:29Z2020-11-11T14:21:29Z2014-09-29VIANNA, Raquel Sommer. Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8318Os meios de transporte são elementos muito importantes na história do mundo, na atualidade eles são indispensáveis devido à rapidez requerida em todos os processos do tempo presente. O transporte coletivo é uma solução há tempos utilizada com este intuito. O transporte gera muitos gastos e é importante considerar todas as maneiras possíveis de amenizar este gasto. Alternativas que diminuam a quantidade de frenagens dos ônibus, por exemplo, poderiam auxiliar para aumentar o tempo entre manutenções do automóvel e maior tempo de vida dos materiais envolvidos. Para esta análise, utilizou-se levantamentos de dados in loco ou com ferramentas digitais para descobrir a quantidade de paradas de ônibus de linha expresso, da cidade de Curitiba, que poderiam ser evitadas. Com os dados coletados foi possível fazer uma análise comparativa para tentar comprovar a validade da aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público.The means of transport are very important elements in the history of the world, in actuality they are indispensable due to the required speed in all processes of the present time. Mass transit is a long time solution used for this purpose. Transport generates many expenses and it is important to consider all possible ways to mitigate this expense. Alternatives that reduce the amount of braking of the buses for example, could help to increase the time between servicing of the automobile and longer life of the materials involved. For this analysis, we used survey data on the spot or with digital tools to discover the amount of bus stops express line, from the city of Curitiba, which could be avoided. with the collected data was possible to make a comparative analysis to try to prove the validity of the application of alternatives that reduce the number of stops of public transport busesporUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Construção CivilEngenharia de Produção CivilTrânsito - Sinais e sinalizaçãoTransporte urbanoÔnibusTraffic signs and signalsUrban transportationBusesAnálise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaCorrêa, Janine NicolosiVianna, Raquel Sommerreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_EPC_2014_1_12.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1408http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8318/1/CT_EPC_2014_1_12.PDF.jpg98e52b21302be439385f1fc2d1e95404MD51ORIGINALCT_EPC_2014_1_12.PDFapplication/pdf1541854http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8318/2/CT_EPC_2014_1_12.PDFee1ba42b5e4bfa325875ec64d223f5edMD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8318/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53TEXTCT_EPC_2014_1_12.PDF.txtExtracted texttext/plain56146http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8318/4/CT_EPC_2014_1_12.PDF.txt6d4736a08420f2ca61f2cdffff550eedMD541/83182020-11-11 12:21:29.17oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T14:21:29Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público |
title |
Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público |
spellingShingle |
Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público Vianna, Raquel Sommer Engenharia de Produção Civil Trânsito - Sinais e sinalização Transporte urbano Ônibus Traffic signs and signals Urban transportation Buses |
title_short |
Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público |
title_full |
Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público |
title_fullStr |
Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público |
title_full_unstemmed |
Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público |
title_sort |
Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público |
author |
Vianna, Raquel Sommer |
author_facet |
Vianna, Raquel Sommer |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corrêa, Janine Nicolosi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Raquel Sommer |
contributor_str_mv |
Corrêa, Janine Nicolosi |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Engenharia de Produção Civil |
topic |
Engenharia de Produção Civil Trânsito - Sinais e sinalização Transporte urbano Ônibus Traffic signs and signals Urban transportation Buses |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trânsito - Sinais e sinalização Transporte urbano Ônibus Traffic signs and signals Urban transportation Buses |
description |
Os meios de transporte são elementos muito importantes na história do mundo, na atualidade eles são indispensáveis devido à rapidez requerida em todos os processos do tempo presente. O transporte coletivo é uma solução há tempos utilizada com este intuito. O transporte gera muitos gastos e é importante considerar todas as maneiras possíveis de amenizar este gasto. Alternativas que diminuam a quantidade de frenagens dos ônibus, por exemplo, poderiam auxiliar para aumentar o tempo entre manutenções do automóvel e maior tempo de vida dos materiais envolvidos. Para esta análise, utilizou-se levantamentos de dados in loco ou com ferramentas digitais para descobrir a quantidade de paradas de ônibus de linha expresso, da cidade de Curitiba, que poderiam ser evitadas. Com os dados coletados foi possível fazer uma análise comparativa para tentar comprovar a validade da aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-09-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-11T14:21:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-11T14:21:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIANNA, Raquel Sommer. Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8318 |
identifier_str_mv |
VIANNA, Raquel Sommer. Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Construção Civil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8318/1/CT_EPC_2014_1_12.PDF.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8318/2/CT_EPC_2014_1_12.PDF http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8318/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8318/4/CT_EPC_2014_1_12.PDF.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98e52b21302be439385f1fc2d1e95404 ee1ba42b5e4bfa325875ec64d223f5ed dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809 6d4736a08420f2ca61f2cdffff550eed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923171576053760 |