Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Raquel Sommer
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8318
Resumo: Os meios de transporte são elementos muito importantes na história do mundo, na atualidade eles são indispensáveis devido à rapidez requerida em todos os processos do tempo presente. O transporte coletivo é uma solução há tempos utilizada com este intuito. O transporte gera muitos gastos e é importante considerar todas as maneiras possíveis de amenizar este gasto. Alternativas que diminuam a quantidade de frenagens dos ônibus, por exemplo, poderiam auxiliar para aumentar o tempo entre manutenções do automóvel e maior tempo de vida dos materiais envolvidos. Para esta análise, utilizou-se levantamentos de dados in loco ou com ferramentas digitais para descobrir a quantidade de paradas de ônibus de linha expresso, da cidade de Curitiba, que poderiam ser evitadas. Com os dados coletados foi possível fazer uma análise comparativa para tentar comprovar a validade da aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público.
id UTFPR-12_b774a7c48a1fc19fb73c7b2a20c7b662
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/8318
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-11T14:21:29Z2020-11-11T14:21:29Z2014-09-29VIANNA, Raquel Sommer. Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8318Os meios de transporte são elementos muito importantes na história do mundo, na atualidade eles são indispensáveis devido à rapidez requerida em todos os processos do tempo presente. O transporte coletivo é uma solução há tempos utilizada com este intuito. O transporte gera muitos gastos e é importante considerar todas as maneiras possíveis de amenizar este gasto. Alternativas que diminuam a quantidade de frenagens dos ônibus, por exemplo, poderiam auxiliar para aumentar o tempo entre manutenções do automóvel e maior tempo de vida dos materiais envolvidos. Para esta análise, utilizou-se levantamentos de dados in loco ou com ferramentas digitais para descobrir a quantidade de paradas de ônibus de linha expresso, da cidade de Curitiba, que poderiam ser evitadas. Com os dados coletados foi possível fazer uma análise comparativa para tentar comprovar a validade da aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público.The means of transport are very important elements in the history of the world, in actuality they are indispensable due to the required speed in all processes of the present time. Mass transit is a long time solution used for this purpose. Transport generates many expenses and it is important to consider all possible ways to mitigate this expense. Alternatives that reduce the amount of braking of the buses for example, could help to increase the time between servicing of the automobile and longer life of the materials involved. For this analysis, we used survey data on the spot or with digital tools to discover the amount of bus stops express line, from the city of Curitiba, which could be avoided. with the collected data was possible to make a comparative analysis to try to prove the validity of the application of alternatives that reduce the number of stops of public transport busesporUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Construção CivilEngenharia de Produção CivilTrânsito - Sinais e sinalizaçãoTransporte urbanoÔnibusTraffic signs and signalsUrban transportationBusesAnálise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaCorrêa, Janine NicolosiVianna, Raquel Sommerreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_EPC_2014_1_12.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1408http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8318/1/CT_EPC_2014_1_12.PDF.jpg98e52b21302be439385f1fc2d1e95404MD51ORIGINALCT_EPC_2014_1_12.PDFapplication/pdf1541854http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8318/2/CT_EPC_2014_1_12.PDFee1ba42b5e4bfa325875ec64d223f5edMD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8318/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53TEXTCT_EPC_2014_1_12.PDF.txtExtracted texttext/plain56146http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8318/4/CT_EPC_2014_1_12.PDF.txt6d4736a08420f2ca61f2cdffff550eedMD541/83182020-11-11 12:21:29.17oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T14:21:29Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público
title Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público
spellingShingle Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público
Vianna, Raquel Sommer
Engenharia de Produção Civil
Trânsito - Sinais e sinalização
Transporte urbano
Ônibus
Traffic signs and signals
Urban transportation
Buses
title_short Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público
title_full Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público
title_fullStr Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público
title_full_unstemmed Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público
title_sort Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público
author Vianna, Raquel Sommer
author_facet Vianna, Raquel Sommer
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corrêa, Janine Nicolosi
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Raquel Sommer
contributor_str_mv Corrêa, Janine Nicolosi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia de Produção Civil
topic Engenharia de Produção Civil
Trânsito - Sinais e sinalização
Transporte urbano
Ônibus
Traffic signs and signals
Urban transportation
Buses
dc.subject.por.fl_str_mv Trânsito - Sinais e sinalização
Transporte urbano
Ônibus
Traffic signs and signals
Urban transportation
Buses
description Os meios de transporte são elementos muito importantes na história do mundo, na atualidade eles são indispensáveis devido à rapidez requerida em todos os processos do tempo presente. O transporte coletivo é uma solução há tempos utilizada com este intuito. O transporte gera muitos gastos e é importante considerar todas as maneiras possíveis de amenizar este gasto. Alternativas que diminuam a quantidade de frenagens dos ônibus, por exemplo, poderiam auxiliar para aumentar o tempo entre manutenções do automóvel e maior tempo de vida dos materiais envolvidos. Para esta análise, utilizou-se levantamentos de dados in loco ou com ferramentas digitais para descobrir a quantidade de paradas de ônibus de linha expresso, da cidade de Curitiba, que poderiam ser evitadas. Com os dados coletados foi possível fazer uma análise comparativa para tentar comprovar a validade da aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-11T14:21:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-11T14:21:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIANNA, Raquel Sommer. Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8318
identifier_str_mv VIANNA, Raquel Sommer. Análise da possibilidade de aplicação de alternativas que diminuam a quantidade de paradas dos ônibus de transporte público. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Construção Civil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8318/1/CT_EPC_2014_1_12.PDF.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8318/2/CT_EPC_2014_1_12.PDF
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8318/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8318/4/CT_EPC_2014_1_12.PDF.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 98e52b21302be439385f1fc2d1e95404
ee1ba42b5e4bfa325875ec64d223f5ed
dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809
6d4736a08420f2ca61f2cdffff550eed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923171576053760