O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Katia Regina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30200
Resumo: Nesta dissertação investigamos o uso do Jogo Minecraft Education como uma ferramenta de Metodologia Ativa para o ensino de Matemática. Mais especificamente, queremos investigar como esse jogo pode ajudar no ensino e aprendizagem dos conceitos de áreas, volumes e proporções. O público alvo da investigação são adolescentes de 11 a 17 anos. Como o referido jogo fornece uma simulação tridimensional do mundo real, esperamos que tal imersão, juntamente com atividades elaboradas nesse ambiente, possa contribuir significativamente para o aprendizado.
id UTFPR-12_c1163b7095f54e7ba3216189b0217a4a
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30200
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-11-29T16:42:29Z2022-11-29T16:42:29Z2022-06-15VIEIRA, Katia Regina. O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30200Nesta dissertação investigamos o uso do Jogo Minecraft Education como uma ferramenta de Metodologia Ativa para o ensino de Matemática. Mais especificamente, queremos investigar como esse jogo pode ajudar no ensino e aprendizagem dos conceitos de áreas, volumes e proporções. O público alvo da investigação são adolescentes de 11 a 17 anos. Como o referido jogo fornece uma simulação tridimensional do mundo real, esperamos que tal imersão, juntamente com atividades elaboradas nesse ambiente, possa contribuir significativamente para o aprendizado.In this work we intend to investigate the use of the Minecraft Education Game as an Active Methodology tool for teaching Mathematics. More specifically, we want to investigate how this game can help teenagers between 11 and 17 years of age to learn about the concepts of areas, volumes and proportions. Once this game provides a three-dimensional simulation of the real world, we hope that such immersion, together with activities developed in this environment, can significantly contribute to learning.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCornelio ProcopioPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaMinecraft (Jogo)ProporçãoMatemática - Estudo e ensinoMinecraft (Game)ProportionMathematics - Study and teachingO uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporçõesThe use of minecraft education as a mathematics teaching and learning tool: areas, volumes and proportionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCornélio ProcópioAndrade, Thiago Pinguello dehttp://lattes.cnpq.br/8824631510048176Ashtiani, Alireza Mohebihttp://lattes.cnpq.br/5025709771742662Santos, Anderson Paiao doshttp://lattes.cnpq.br/5070545194057569Anna, Douglas Azevedo Santhttp://lattes.cnpq.br/6198911600975413Natali, Fabio Matheus Amorinhttp://lattes.cnpq.br/0666760133429351Silva, Flavio Roberto Diashttp://lattes.cnpq.br/9019677210728492Andrade, Thiago Pinguello dehttp://lattes.cnpq.br/8824631510048176http://lattes.cnpq.br/5701846794952197Vieira, Katia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALminecrafteducationensinomatematica.pdfapplication/pdf6613497http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30200/1/minecrafteducationensinomatematica.pdfa4ebd371b5a4a18ed3b2dbbb63db1916MD51TEXTminecrafteducationensinomatematica.pdf.txtminecrafteducationensinomatematica.pdf.txtExtracted texttext/plain336805http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30200/2/minecrafteducationensinomatematica.pdf.txt8e5fff8fe040e43e81af156b5560c9bdMD52THUMBNAILminecrafteducationensinomatematica.pdf.jpgminecrafteducationensinomatematica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1301http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30200/3/minecrafteducationensinomatematica.pdf.jpgc60c2cc101857eedfccd88f9052b2aa4MD531/302002022-11-30 04:07:13.432oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30200Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-11-30T06:07:13Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The use of minecraft education as a mathematics teaching and learning tool: areas, volumes and proportions
title O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções
spellingShingle O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções
Vieira, Katia Regina
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Minecraft (Jogo)
Proporção
Matemática - Estudo e ensino
Minecraft (Game)
Proportion
Mathematics - Study and teaching
Matemática
title_short O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções
title_full O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções
title_fullStr O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções
title_full_unstemmed O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções
title_sort O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções
author Vieira, Katia Regina
author_facet Vieira, Katia Regina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Thiago Pinguello de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8824631510048176
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ashtiani, Alireza Mohebi
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5025709771742662
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Anderson Paiao dos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5070545194057569
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Anna, Douglas Azevedo Sant
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6198911600975413
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Natali, Fabio Matheus Amorin
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0666760133429351
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Silva, Flavio Roberto Dias
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9019677210728492
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Andrade, Thiago Pinguello de
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8824631510048176
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5701846794952197
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Katia Regina
contributor_str_mv Andrade, Thiago Pinguello de
Ashtiani, Alireza Mohebi
Santos, Anderson Paiao dos
Anna, Douglas Azevedo Sant
Natali, Fabio Matheus Amorin
Silva, Flavio Roberto Dias
Andrade, Thiago Pinguello de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Minecraft (Jogo)
Proporção
Matemática - Estudo e ensino
Minecraft (Game)
Proportion
Mathematics - Study and teaching
Matemática
dc.subject.por.fl_str_mv Minecraft (Jogo)
Proporção
Matemática - Estudo e ensino
Minecraft (Game)
Proportion
Mathematics - Study and teaching
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Matemática
description Nesta dissertação investigamos o uso do Jogo Minecraft Education como uma ferramenta de Metodologia Ativa para o ensino de Matemática. Mais especificamente, queremos investigar como esse jogo pode ajudar no ensino e aprendizagem dos conceitos de áreas, volumes e proporções. O público alvo da investigação são adolescentes de 11 a 17 anos. Como o referido jogo fornece uma simulação tridimensional do mundo real, esperamos que tal imersão, juntamente com atividades elaboradas nesse ambiente, possa contribuir significativamente para o aprendizado.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-29T16:42:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-29T16:42:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Katia Regina. O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30200
identifier_str_mv VIEIRA, Katia Regina. O uso do minecraft education como ferramenta de ensino e aprendizagem de matemática: áreas, volumes e proporções. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Cornelio Procopio
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Cornelio Procopio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30200/1/minecrafteducationensinomatematica.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30200/2/minecrafteducationensinomatematica.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30200/3/minecrafteducationensinomatematica.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a4ebd371b5a4a18ed3b2dbbb63db1916
8e5fff8fe040e43e81af156b5560c9bd
c60c2cc101857eedfccd88f9052b2aa4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922939403501568