Estudo de viabilidade técnica para implantação de faixa adicional na rodovia BR-277 entre os Kms 111 e 113 no sentido oeste
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7986 |
Resumo: | Atuando como a principal via para o transporte de grãos do estado do Paraná, a BR- 277 apresenta em grande parte de sua extensão o tráfego de caminhões carregados que, devido às características de desempenho, em aclives mais acentuados reduzem a velocidade de operação e provocam a formação de pelotões. Disso decorrem acréscimos no tempo de viagem, no custo operacional do veículo e na possibilidade de acidentes. Uma solução relativamente simples e barata para este problema é a faixa adicional, elemento auxiliar à faixa de rolamento e destinada ao tráfego de veículos pesados. Pelo exposto, este trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica para a implantação de uma faixa adicional na BR-277, em um aclive situado entre os marcos quilométricos 111 e 113 no sentido oeste, a partir dos critérios estabelecidos pela ASSHTO. Com base em recomendações do HCM e do DNIT, analisou-se o comprimento crítico da rampa, o volume na hora de projeto, bem como o nível de serviço correspondente no trecho, a fim de estabelecer as condições de tráfego atuais. Através dos resultados obtidos em ambas as recomendações, observou-se que os critérios da ASSHTO são atendidos. Dessa forma, torna-se viável implantar uma faixa adicional no aclive estudado, que proporcionaria aos usuários da via mais segurança e conforto. |
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Pelo exposto, este trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica para a implantação de uma faixa adicional na BR-277, em um aclive situado entre os marcos quilométricos 111 e 113 no sentido oeste, a partir dos critérios estabelecidos pela ASSHTO. Com base em recomendações do HCM e do DNIT, analisou-se o comprimento crítico da rampa, o volume na hora de projeto, bem como o nível de serviço correspondente no trecho, a fim de estabelecer as condições de tráfego atuais. Através dos resultados obtidos em ambas as recomendações, observou-se que os critérios da ASSHTO são atendidos. Dessa forma, torna-se viável implantar uma faixa adicional no aclive estudado, que proporcionaria aos usuários da via mais segurança e conforto.Being the main route for grain transportation in the state of Paraná, the BR-277presents in a large part of its extension, the traffic of loaded trucks that, due to the performance characteristics, in steeper slopes, trucks reduce the speed of operation and cause the formation of platoons. This results in increases in travel time, in the operational cost of the vehicle and in the possibility of accidents. A relatively simple and inexpensive solution to this problem is the additional lane, ancillary to the rolling lane and intended for heavy vehicle traffic. Therefore, the objective of this work is to evaluate the technical viability for the implementation of an additional lane in the BR- 277, in a slope located between the kilometer marks 111 and 113 in the western direction, based on the criteria established by ASSHTO. Based on the recommendations of the HCM and the DNIT, the critical length of the ramp, the volume at the project time, and the corresponding service level in the stretch were analyzed in order to establish the current traffic conditions. Through the results obtained in both recommendations, it was observed that the criteria of the ASSHTO are met. In this way, it becomes feasible to deploy an additional lane in the studied slope, which would provide road users more safety and comfort.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEngenharia CivilUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Construção CivilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILRodoviasRodovias - Medidas de segurançaRodovias - Interferências e interseçõesRoadsRoads - Safety measuresRoads - Interchanges and intersectionsEstudo de viabilidade técnica para implantação de faixa adicional na rodovia BR-277 entre os Kms 111 e 113 no sentido oesteStudy of the technical viability for the implementation of an additional lane on highway BR 277 between kms 111 and 113 westboundinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaDomingos, Matheus David InocenteDomingo, Matheus David InocenteLima, Adauto José Miranda deSilva Junior, Roberto Gregorio daBoaron, Carlos EduardoTeixeira, Luis Filipe RodriguesPereira, Pedro Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COECI_2018_2_04.pdfapplication/pdf2478934http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7986/1/CT_COECI_2018_2_04.pdf4d1d9cb87d3a6b58596abfdbfe24cb9cMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7986/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COECI_2018_2_04.pdf.txtExtracted texttext/plain148964http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7986/3/CT_COECI_2018_2_04.pdf.txt888a84b92d6a803685a3ab1266d3aaedMD53THUMBNAILCT_COECI_2018_2_04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1286http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7986/4/CT_COECI_2018_2_04.pdf.jpgb4aa710cd80df16733e538988557e637MD541/79862020-11-11 11:19:41.887oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T13:19:41Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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