Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800 |
Resumo: | Acompanha: Contexto realístico e planilhas eletrônicas no ensino de sequência numérica |
id |
UTFPR-12_d90a677e6c4c1b888709a48c7a9ca273 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30800 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-03-09T19:39:00Z2023-03-09T19:39:00Z2022-10-27FELIPES, Mateus. Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800Acompanha: Contexto realístico e planilhas eletrônicas no ensino de sequência numéricaEsta pesquisa em seu desenvolvimento elaborou, aplicou e analisou tarefas com contextos realísticos e que utilizam planilhas eletrônicas enquanto recurso tecnológico para o processo de ensino e aprendizagem de sequências numéricas. As tarefas foram aplicadas a alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se nos princípios da Educação Matemática Realística, na experimentação matemática e no pensar-com-tecnologia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativo em que se utilizou de dois ciclos de iteração da Pesquisa de Desenvolvimento (Design Research) para preparação, experiência de ensino e a análise retrospectiva. Duas das tarefas foram descritas e analisadas a partir de trechos de diálogos e produções dos alunos, evidenciando uma organização de sala de aula em que os alunos assumem o papel de protagonista e o professor assume a posição daquele que guia e orienta o processo de aprendizagem que acontece a partir do lidar com tarefas contextualizadas. As planilhas eletrônicas mostraram-se um recurso propicio para o ensino e aprendizagem em um contexto realístico de tarefas. A versão final do processo resultou em cinco tarefas matemáticas, todas trabalham com o conceito de sequência numéricas, com objetivos e conteúdos distintos.This research in its development elaborated, applied and analyzed tasks with realistic contexts and that use electronic spreadsheets as a technological resource for the teaching and learning process of numerical sequences. The tasks were applied to students enrolled in the 1st grade of high school. The research is based on the principles of Realistic Mathematics Education, on mathematical experimentation and on thinking-with-technology. This is a qualitative research with an interpretative nature in which two iteration cycles of the Development Research (Design Research) were used for preparation, teaching experience and retrospective analysis. Two of the tasks were described and analyzed from excerpts of dialogues and students' productions, evidencing a classroom organization in which students assume the role of protagonist and the teacher assumes the position of the one who guides and guides the learning process that happens from dealing with contextualized tasks. Electronic spreadsheets proved to be a suitable resource for teaching and learning in a realistic context of tasks. The final version of the process resulted in five mathematical tasks, all of which work with the concept of numerical sequence, with different objectives and contents.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoSequências (Matemática)Matemática - Estudo e ensinoMatemática - Problemas, questões, exercíciosPlanilhas eletrônicasSequences (Mathematics)Mathematics - Study and teachingMathematics - Problems, exercises, etcElectronic spreadsheetsEnsino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicasTeaching numerical sequences according in the of RME: a proposal that involves realistic context and electronic spreadsheetsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaTavares, Marcelehttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525http://lattes.cnpq.br/3399032085207656Borssoi, Adriana Helenahttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307http://lattes.cnpq.br/1393224739848502Fontana, Angela Marqueshttps://orcid.org/0000-0002-4330-9222http://lattes.cnpq.br/9183452778969266Tavares, Marcelehttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525http://lattes.cnpq.br/3399032085207656http://lattes.cnpq.br/9140519621918699Felipes, Mateusreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALcontextorealisticoplanilhaseletronicas.pdfapplication/pdf1933161http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/1/contextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf3e043d134d941b25f764e4986b36decaMD51contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdfapplication/pdf1950728http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/2/contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdfbebbccbbc9cae233a5c562765c9e1122MD52TEXTcontextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf.txtcontextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf.txtExtracted texttext/plain244189http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/3/contextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf.txtc5653eeb566fbf25f4bfc7de60d810daMD53contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf.txtcontextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain36391http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/5/contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf.txta2bd56a143c5ba51e6a6ef0a26b26ce8MD55THUMBNAILcontextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf.jpgcontextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1381http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/4/contextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf.jpg8a8faa4cfed0e251ff474ee1c600b1d3MD54contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf.jpgcontextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1899http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/6/contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf.jpga0cf94bdd5406f34e65495270e89e5f9MD561/308002023-03-10 03:07:42.584oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30800Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-03-10T06:07:42Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Teaching numerical sequences according in the of RME: a proposal that involves realistic context and electronic spreadsheets |
title |
Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas |
spellingShingle |
Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas Felipes, Mateus CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Sequências (Matemática) Matemática - Estudo e ensino Matemática - Problemas, questões, exercícios Planilhas eletrônicas Sequences (Mathematics) Mathematics - Study and teaching Mathematics - Problems, exercises, etc Electronic spreadsheets Engenharia/Tecnologia/Gestão |
title_short |
Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas |
title_full |
Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas |
title_fullStr |
Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas |
title_full_unstemmed |
Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas |
title_sort |
Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas |
author |
Felipes, Mateus |
author_facet |
Felipes, Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tavares, Marcele |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6844-6525 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3399032085207656 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Borssoi, Adriana Helena |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-1725-6307 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1393224739848502 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fontana, Angela Marques |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4330-9222 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9183452778969266 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Tavares, Marcele |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6844-6525 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3399032085207656 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9140519621918699 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felipes, Mateus |
contributor_str_mv |
Tavares, Marcele Borssoi, Adriana Helena Fontana, Angela Marques Tavares, Marcele |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Sequências (Matemática) Matemática - Estudo e ensino Matemática - Problemas, questões, exercícios Planilhas eletrônicas Sequences (Mathematics) Mathematics - Study and teaching Mathematics - Problems, exercises, etc Electronic spreadsheets Engenharia/Tecnologia/Gestão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequências (Matemática) Matemática - Estudo e ensino Matemática - Problemas, questões, exercícios Planilhas eletrônicas Sequences (Mathematics) Mathematics - Study and teaching Mathematics - Problems, exercises, etc Electronic spreadsheets |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia/Tecnologia/Gestão |
description |
Acompanha: Contexto realístico e planilhas eletrônicas no ensino de sequência numérica |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-10-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-09T19:39:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-09T19:39:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FELIPES, Mateus. Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800 |
identifier_str_mv |
FELIPES, Mateus. Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/1/contextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/2/contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/3/contextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/5/contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/4/contextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/6/contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e043d134d941b25f764e4986b36deca bebbccbbc9cae233a5c562765c9e1122 c5653eeb566fbf25f4bfc7de60d810da a2bd56a143c5ba51e6a6ef0a26b26ce8 8a8faa4cfed0e251ff474ee1c600b1d3 a0cf94bdd5406f34e65495270e89e5f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797044009553625088 |