Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipes, Mateus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800
Resumo: Acompanha: Contexto realístico e planilhas eletrônicas no ensino de sequência numérica
id UTFPR-12_d90a677e6c4c1b888709a48c7a9ca273
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30800
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2023-03-09T19:39:00Z2023-03-09T19:39:00Z2022-10-27FELIPES, Mateus. Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800Acompanha: Contexto realístico e planilhas eletrônicas no ensino de sequência numéricaEsta pesquisa em seu desenvolvimento elaborou, aplicou e analisou tarefas com contextos realísticos e que utilizam planilhas eletrônicas enquanto recurso tecnológico para o processo de ensino e aprendizagem de sequências numéricas. As tarefas foram aplicadas a alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se nos princípios da Educação Matemática Realística, na experimentação matemática e no pensar-com-tecnologia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativo em que se utilizou de dois ciclos de iteração da Pesquisa de Desenvolvimento (Design Research) para preparação, experiência de ensino e a análise retrospectiva. Duas das tarefas foram descritas e analisadas a partir de trechos de diálogos e produções dos alunos, evidenciando uma organização de sala de aula em que os alunos assumem o papel de protagonista e o professor assume a posição daquele que guia e orienta o processo de aprendizagem que acontece a partir do lidar com tarefas contextualizadas. As planilhas eletrônicas mostraram-se um recurso propicio para o ensino e aprendizagem em um contexto realístico de tarefas. A versão final do processo resultou em cinco tarefas matemáticas, todas trabalham com o conceito de sequência numéricas, com objetivos e conteúdos distintos.This research in its development elaborated, applied and analyzed tasks with realistic contexts and that use electronic spreadsheets as a technological resource for the teaching and learning process of numerical sequences. The tasks were applied to students enrolled in the 1st grade of high school. The research is based on the principles of Realistic Mathematics Education, on mathematical experimentation and on thinking-with-technology. This is a qualitative research with an interpretative nature in which two iteration cycles of the Development Research (Design Research) were used for preparation, teaching experience and retrospective analysis. Two of the tasks were described and analyzed from excerpts of dialogues and students' productions, evidencing a classroom organization in which students assume the role of protagonist and the teacher assumes the position of the one who guides and guides the learning process that happens from dealing with contextualized tasks. Electronic spreadsheets proved to be a suitable resource for teaching and learning in a realistic context of tasks. The final version of the process resulted in five mathematical tasks, all of which work with the concept of numerical sequence, with different objectives and contents.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoSequências (Matemática)Matemática - Estudo e ensinoMatemática - Problemas, questões, exercíciosPlanilhas eletrônicasSequences (Mathematics)Mathematics - Study and teachingMathematics - Problems, exercises, etcElectronic spreadsheetsEnsino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicasTeaching numerical sequences according in the of RME: a proposal that involves realistic context and electronic spreadsheetsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaTavares, Marcelehttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525http://lattes.cnpq.br/3399032085207656Borssoi, Adriana Helenahttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307http://lattes.cnpq.br/1393224739848502Fontana, Angela Marqueshttps://orcid.org/0000-0002-4330-9222http://lattes.cnpq.br/9183452778969266Tavares, Marcelehttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525http://lattes.cnpq.br/3399032085207656http://lattes.cnpq.br/9140519621918699Felipes, Mateusreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALcontextorealisticoplanilhaseletronicas.pdfapplication/pdf1933161http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/1/contextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf3e043d134d941b25f764e4986b36decaMD51contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdfapplication/pdf1950728http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/2/contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdfbebbccbbc9cae233a5c562765c9e1122MD52TEXTcontextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf.txtcontextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf.txtExtracted texttext/plain244189http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/3/contextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf.txtc5653eeb566fbf25f4bfc7de60d810daMD53contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf.txtcontextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain36391http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/5/contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf.txta2bd56a143c5ba51e6a6ef0a26b26ce8MD55THUMBNAILcontextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf.jpgcontextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1381http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/4/contextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf.jpg8a8faa4cfed0e251ff474ee1c600b1d3MD54contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf.jpgcontextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1899http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/6/contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf.jpga0cf94bdd5406f34e65495270e89e5f9MD561/308002023-03-10 03:07:42.584oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30800Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-03-10T06:07:42Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Teaching numerical sequences according in the of RME: a proposal that involves realistic context and electronic spreadsheets
title Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
spellingShingle Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
Felipes, Mateus
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Sequências (Matemática)
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Planilhas eletrônicas
Sequences (Mathematics)
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Problems, exercises, etc
Electronic spreadsheets
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
title_full Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
title_fullStr Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
title_full_unstemmed Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
title_sort Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas
author Felipes, Mateus
author_facet Felipes, Mateus
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tavares, Marcele
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6844-6525
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3399032085207656
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Borssoi, Adriana Helena
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1725-6307
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1393224739848502
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fontana, Angela Marques
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4330-9222
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9183452778969266
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tavares, Marcele
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6844-6525
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3399032085207656
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9140519621918699
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipes, Mateus
contributor_str_mv Tavares, Marcele
Borssoi, Adriana Helena
Fontana, Angela Marques
Tavares, Marcele
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Sequências (Matemática)
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Planilhas eletrônicas
Sequences (Mathematics)
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Problems, exercises, etc
Electronic spreadsheets
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Sequências (Matemática)
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Planilhas eletrônicas
Sequences (Mathematics)
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Problems, exercises, etc
Electronic spreadsheets
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: Contexto realístico e planilhas eletrônicas no ensino de sequência numérica
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-09T19:39:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-09T19:39:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FELIPES, Mateus. Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800
identifier_str_mv FELIPES, Mateus. Ensino de sequências numéricas à luz da RME: uma proposta que envolve contexto realístico e planilhas eletrônicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/1/contextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/2/contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/3/contextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/5/contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/4/contextorealisticoplanilhaseletronicas.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30800/6/contextorealisticoplanilhaseletronicas_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e043d134d941b25f764e4986b36deca
bebbccbbc9cae233a5c562765c9e1122
c5653eeb566fbf25f4bfc7de60d810da
a2bd56a143c5ba51e6a6ef0a26b26ce8
8a8faa4cfed0e251ff474ee1c600b1d3
a0cf94bdd5406f34e65495270e89e5f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044009553625088