Compreensão leitora no processo de resolução de problemas matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Angela Maria
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5119
Resumo: Acompanha produção técnica: COLEMAT: Compreensão Leitora na Matemática
id UTFPR-12_de8824b787bc71c28225ab534987cca9
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/5119
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-08-07T20:09:54Z2020-08-07T20:09:54Z2020-06-05SANTANA, Angela Maria. Compreensão leitora no processo de resolução de problemas matemáticos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5119Acompanha produção técnica: COLEMAT: Compreensão Leitora na MatemáticaA leitura é uma ação humana de aprendizagem para todas as áreas do conhecimento. No entanto, cada área possui uma linguagem própria a partir da qual a compreensão é estabelecida. Especificamente na Matemática, a compreensão leitora torna-se fundamental para resolver as mais variadas situações-problema que envolve a grade curricular ou mesmo as do dia-a-dia. A resolução de problemas matemáticos envolve a linguagem no sentido mais amplo, a qual precisa ser explorada e aperfeiçoada para obter uma compreensão melhor daquilo que se pede. Considerando isso, o presente trabalho teve como objetivo apresentar estratégias de leitura que contribuíssem para o aprimoramento das habilidades exigidas na Prova Brasil, em relação ao eixo Números e Operações. Para alcançar tal objetivo foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória, de cunho descritivo. A abordagem dos dados foi qualitativa, frente à realidade presenciada, através de observação participante, junto a 29 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa, os quais participaram do processo avaliativo da Prova Brasil em 2017. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas, tendo início com a produção dos planos de aula para o trabalho pedagógico com a exploração do antes da leitura, abordando os Descritores do eixo: Números e Operações; seguidos da aplicação dos simulados nos moldes da prova, que seriam o durante a leitura e realização de autoavaliação o depois da leitura, em paralelo com dados/escores da Prova Brasil e produção de e-book. Os dados foram coletados por meio da aplicação dos simulados e da análise qualitativa da autoavaliação tanto oral, quanto escrita. Como aporte teórico, tomaram-se por base os estudos dos documentos pedagógicos legais como os PCN, Diretrizes Nacionais e Municipais e a BNCC. Fundamentam ainda a pesquisa: a proposta de resolução de problemas (POLYA, 2006), paralelamente à abordagem de estratégias de leitura (SOLÉ, 1998; SMOLE, 2001); a Psicologia Cognitiva com base em (MATLIN 2003; STERNBERG 2008; COSENZA, GUERRA, 2011); a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para situar a compreensão dos itens (questões) da Prova Brasil. Como produto educacional, este estudo resultou na produção de um e-book instrucional sobre a Prova Brasil, abordando as estratégias de compreensão leitora para problemas matemáticos. O intuito é compartilhar com professores que atuam no 5º ano esta prática pedagógica, a qual pretende contribuir para a compreensão leitora dos alunos com relação aos problemas matemáticos. Assim, essa pesquisa aponta que o trabalho com a leitura pode fornecer subsídios para desenvolver a compreensão, através da valorização da linguagem e da expressão oral dos alunos na disciplina de Matemática.Reading is a human learning action for all areas of knowledge. However, each area has its own language from which understanding is established. Specifically, in Mathematics, reading comprehension becomes fundamental to solve the most varied problem situations involving the curriculum or even those on everyday life. Solving mathematical problems involves language in the broadest sense, which needs to be explored and refined in order to gain a better understanding of what is being asked for. Taking that into account, the present work aimed to present reading strategies that contributed to the improvement of the required skills at Prova Brasil, in relation to the Numbers and Operations axis. In order to achieve this goal, an applied research, exploratory, descriptive was developed. The data approach was qualitative, in face of the reality witnessed, through participant observation, together with twenty-nine students from the 5th grade of a public elementary school, a County school system in the city of Ponta Grossa, which participated in the evaluation process of Prova Brasil in 2017. The research was developed in four stages, starting lesson plans for pedagogical work by exploring the before reading, addressing the Axis Descriptors: Numbers and Operations; followed by applying the simulated tests, which would be during reading and self-assessment, the after reading, in parallel with data / scores from Prova Brasil and e-book production. Data were collected through the application of simulated and qualitative analysis of both oral and written self-assessment. As a theoretical contribution, studies of legal pedagogical documents such as the PCN, National and Municipal Guidelines and the BNCC were based. They also support the research: the problem solving proposal (POLYA, 2006), in parallel to the approach of reading strategies (SOLÉ, 1998; SMOLE, 2001); the Cognitive Psychology based on (MATLIN 2003; STERNBERG 2008; COSENZA, GUERRA, 2011); the Item Response Theory (IRT) to situate the understanding of the items (questions) of the Prova Brasil. As an educational product, this study resulted in the production of an instructional ebook on Prova Brasil, addressing reading comprehension strategies for mathematical problems. The purpose of this study is to share this pedagogical practice with teachers working with 5th graders, which aims to contribute to the reading comprehension of students regarding mathematical problems. Thus, this research points out that working with reading can provide input to develop understanding, through appreciation of the students' language and oral expression in Mathematics.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e TecnologiaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANASEngenharia/Tecnologia/GestãoCompreensão na leituraAvaliação educacionalRendimento escolarMatemática - Estudo e ensinoSolução de problemasReading comprehensionEducation - EvaluationAcademic achievementMathematics - Study and teachingProblem solvingCompreensão leitora no processo de resolução de problemas matemáticosReading comprehension in the process of solving mathematical problemsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaSzmoski, Romeu Miqueiashttps://orcid.org/0000-0002-0968-7158http://lattes.cnpq.br/5919669935159197Lima, Siumara Aparecida dehttps://orcid.org/0000-0002-5431-3390http://lattes.cnpq.br/8750304206034451Goulart, Marceli Behmhttps://orcid.org/0000-0001-8776-596Xhttp://lattes.cnpq.br/8488404481248362Pinheiro, Nilceia Aparecida Macielhttps://orcid.org/0000-0003-3313-1472http://lattes.cnpq.br/9560346396921728Szmoski, Romeu Miqueiashttps://orcid.org/0000-0002-0968-7158http://lattes.cnpq.br/5919669935159197https://orcid.org/0000-0002-2382-6396http://lattes.cnpq.br/6179069428088190Santana, Angela Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALcompreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas.pdfapplication/pdf17007038http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5119/1/compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas.pdf5db752a49f18f348b4fa95d43150a0a7MD51compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas_1.pdfapplication/pdf1587811http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5119/2/compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas_1.pdf4afa5dea2f3a6693ec25075f15c7f83dMD52TEXTcompreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas.pdf.txtcompreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas.pdf.txtExtracted texttext/plain277736http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5119/3/compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas.pdf.txt8beb6f3985b743508ce92c033202c0b8MD53compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas_1.pdf.txtcompreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas_1.pdf.txtExtracted texttext/plain71036http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5119/5/compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas_1.pdf.txt998410d20d6c815b6b4a7934562fb043MD55THUMBNAILcompreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas.pdf.jpgcompreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1307http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5119/4/compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas.pdf.jpgbdebe498411af8979073968e82467103MD54compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas_1.pdf.jpgcompreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2457http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5119/6/compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas_1.pdf.jpg4282ea309aecc426933f57dfaac82535MD561/51192020-08-08 03:03:25.737oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/5119Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-08-08T06:03:25Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreensão leitora no processo de resolução de problemas matemáticos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Reading comprehension in the process of solving mathematical problems
title Compreensão leitora no processo de resolução de problemas matemáticos
spellingShingle Compreensão leitora no processo de resolução de problemas matemáticos
Santana, Angela Maria
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Compreensão na leitura
Avaliação educacional
Rendimento escolar
Matemática - Estudo e ensino
Solução de problemas
Reading comprehension
Education - Evaluation
Academic achievement
Mathematics - Study and teaching
Problem solving
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Compreensão leitora no processo de resolução de problemas matemáticos
title_full Compreensão leitora no processo de resolução de problemas matemáticos
title_fullStr Compreensão leitora no processo de resolução de problemas matemáticos
title_full_unstemmed Compreensão leitora no processo de resolução de problemas matemáticos
title_sort Compreensão leitora no processo de resolução de problemas matemáticos
author Santana, Angela Maria
author_facet Santana, Angela Maria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Szmoski, Romeu Miqueias
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0968-7158
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5919669935159197
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lima, Siumara Aparecida de
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5431-3390
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8750304206034451
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Goulart, Marceli Behm
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8776-596X
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8488404481248362
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pinheiro, Nilceia Aparecida Maciel
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3313-1472
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9560346396921728
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Szmoski, Romeu Miqueias
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0968-7158
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5919669935159197
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2382-6396
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6179069428088190
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Angela Maria
contributor_str_mv Szmoski, Romeu Miqueias
Lima, Siumara Aparecida de
Goulart, Marceli Behm
Pinheiro, Nilceia Aparecida Maciel
Szmoski, Romeu Miqueias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Compreensão na leitura
Avaliação educacional
Rendimento escolar
Matemática - Estudo e ensino
Solução de problemas
Reading comprehension
Education - Evaluation
Academic achievement
Mathematics - Study and teaching
Problem solving
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão na leitura
Avaliação educacional
Rendimento escolar
Matemática - Estudo e ensino
Solução de problemas
Reading comprehension
Education - Evaluation
Academic achievement
Mathematics - Study and teaching
Problem solving
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha produção técnica: COLEMAT: Compreensão Leitora na Matemática
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-07T20:09:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-07T20:09:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTANA, Angela Maria. Compreensão leitora no processo de resolução de problemas matemáticos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5119
identifier_str_mv SANTANA, Angela Maria. Compreensão leitora no processo de resolução de problemas matemáticos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5119/1/compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5119/2/compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas_1.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5119/3/compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5119/5/compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas_1.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5119/4/compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5119/6/compreensaoleitoraprocessoresolucaoproblemas_1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5db752a49f18f348b4fa95d43150a0a7
4afa5dea2f3a6693ec25075f15c7f83d
8beb6f3985b743508ce92c033202c0b8
998410d20d6c815b6b4a7934562fb043
bdebe498411af8979073968e82467103
4282ea309aecc426933f57dfaac82535
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923034607910912