Desenvolvimento de um mapa estratégico para auxiliar na decisão da forma de precificação do óleo diesel no mercado de distribuição de combustíveis do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Leonardo Augusto Reis de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23749
Resumo: A estratégia de uma organização descreve como ela pretende criar valor para seus acionistas. Através do desenvolvimento do Balanced Scorecard e do Mapa Estratégico de uma distribuidora de combustíveis é possível mostrar onde a empresa deve concentrar seus investimentos para criar valor, utilizando-se de ativos tangíveis e intangíveis. Para uma distribuidora de combustíveis, a forma de gerar e passar valor é através do preço praticado nesse mercado oligárquico. A melhor estratégia levará ao melhor resultado da empresa. Agregando ao mapa estratégico a visão do mercado em que atua, chega-se à estratégia a ser implementada pela organização. Esse é o objetivo do trabalho. O resultado foi um mapa estratégico em que se nota a dependência de geração de valor sobre ativos intangíveis, como o conhecimento de mercado dos empregados. Não existe forma estruturada para a tomada de decisão de reajuste de preço do óleo diesel, produto que sofre variações ocasionadas por cenários externos às organizações. Tudo está baseado empiricamente no intangível da empresa. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de criar um modelo de precificação do óleo diesel, baseado na Teoria dos Jogos, por se tratar de um mercado oligárquico. Conclui-se que o presente trabalho é a chave para um modelo de precificação de preços. O futuro do trabalho será seguir para um melhor entendimento do modelo de jogos a ser aplicado e a programação do modelo com base em dados de entrada atuais e objetivos, como share de mercado, volume de venda e margem unitária.
id UTFPR-12_f6e15fcad9a2d97ce93b0e4d0d0bff5a
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/23749
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-01-06T16:39:12Z2021-01-06T16:39:12Z2019-04-29SOUZA, Leonardo Augusto Reis de. Desenvolvimento de um mapa estratégico para auxiliar na decisão da forma de precificação do óleo diesel no mercado de distribuição de combustíveis do Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23749A estratégia de uma organização descreve como ela pretende criar valor para seus acionistas. Através do desenvolvimento do Balanced Scorecard e do Mapa Estratégico de uma distribuidora de combustíveis é possível mostrar onde a empresa deve concentrar seus investimentos para criar valor, utilizando-se de ativos tangíveis e intangíveis. Para uma distribuidora de combustíveis, a forma de gerar e passar valor é através do preço praticado nesse mercado oligárquico. A melhor estratégia levará ao melhor resultado da empresa. Agregando ao mapa estratégico a visão do mercado em que atua, chega-se à estratégia a ser implementada pela organização. Esse é o objetivo do trabalho. O resultado foi um mapa estratégico em que se nota a dependência de geração de valor sobre ativos intangíveis, como o conhecimento de mercado dos empregados. Não existe forma estruturada para a tomada de decisão de reajuste de preço do óleo diesel, produto que sofre variações ocasionadas por cenários externos às organizações. Tudo está baseado empiricamente no intangível da empresa. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de criar um modelo de precificação do óleo diesel, baseado na Teoria dos Jogos, por se tratar de um mercado oligárquico. Conclui-se que o presente trabalho é a chave para um modelo de precificação de preços. O futuro do trabalho será seguir para um melhor entendimento do modelo de jogos a ser aplicado e a programação do modelo com base em dados de entrada atuais e objetivos, como share de mercado, volume de venda e margem unitária.The strategy of an organization describes how it intends to create value for its shareholders. Through the development of the Balanced Scorecard and the Strategic Map of a fuel distributor it is possible to show in what should the company focus its investments to create value using tangible and intangible assets. For a fuel distributor, the way to generate and pass value is through the price practiced in this oligarchic market. The best strategy will lead to the best result of the company. By adding to the strategic map the vision of the market in which it operates, we come to the strategy to be implemented by the organization. That is the purpose of the work. The result was a strategic map showing the dependence of value generation on intangible assets, such as the market knowledge of employees. There is no structured way for the decision to readjust the price of diesel oil, a product that is subject to variations caused by scenarios external to the organizations. Everything is empirically based on the company’s intangible. Thus, the need to create a diesel oil pricing model, based on the Games Theory, is evidenced because it is an oligarchic market. We conclude that the present work is the key to a pricing model. The future of the work will be to follow a better understanding of the game model to be applied and the programming of the model based on current and objective input data, such as market share, sales volume and unit margin.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Gestão EmpresarialUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASEstratégiaPreços - DeterminaçãoCombustívelTeoria dos JogosOligarquiaStrategyBasing-point systemFuelGame theoryOligarchyDesenvolvimento de um mapa estratégico para auxiliar na decisão da forma de precificação do óleo diesel no mercado de distribuição de combustíveis do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaSousa, Paulo Daniel Batista deSousa, Paulo Daniel Batista deLima, Luciana Vieira deSousa, Marco Aurélio Batista deSouza, Leonardo Augusto Reis deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_MBAGE_XVIII_2019_13.pdfCT_MBAGE_XVIII_2019_13.pdfapplication/pdf1210440http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23749/1/CT_MBAGE_XVIII_2019_13.pdfcc81a2a54e54414475e3d11db2fd5a2bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23749/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_MBAGE_XVIII_2019_13.pdf.txtCT_MBAGE_XVIII_2019_13.pdf.txtExtracted texttext/plain89062http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23749/3/CT_MBAGE_XVIII_2019_13.pdf.txte43fde2492b7b72347b847d883001976MD53THUMBNAILCT_MBAGE_XVIII_2019_13.pdf.jpgCT_MBAGE_XVIII_2019_13.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23749/4/CT_MBAGE_XVIII_2019_13.pdf.jpg4aff80d9fa659081e7cd99b8510af8a7MD541/237492021-01-07 04:10:27.41oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/23749TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-01-07T06:10:27Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de um mapa estratégico para auxiliar na decisão da forma de precificação do óleo diesel no mercado de distribuição de combustíveis do Brasil
title Desenvolvimento de um mapa estratégico para auxiliar na decisão da forma de precificação do óleo diesel no mercado de distribuição de combustíveis do Brasil
spellingShingle Desenvolvimento de um mapa estratégico para auxiliar na decisão da forma de precificação do óleo diesel no mercado de distribuição de combustíveis do Brasil
Souza, Leonardo Augusto Reis de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Estratégia
Preços - Determinação
Combustível
Teoria dos Jogos
Oligarquia
Strategy
Basing-point system
Fuel
Game theory
Oligarchy
title_short Desenvolvimento de um mapa estratégico para auxiliar na decisão da forma de precificação do óleo diesel no mercado de distribuição de combustíveis do Brasil
title_full Desenvolvimento de um mapa estratégico para auxiliar na decisão da forma de precificação do óleo diesel no mercado de distribuição de combustíveis do Brasil
title_fullStr Desenvolvimento de um mapa estratégico para auxiliar na decisão da forma de precificação do óleo diesel no mercado de distribuição de combustíveis do Brasil
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um mapa estratégico para auxiliar na decisão da forma de precificação do óleo diesel no mercado de distribuição de combustíveis do Brasil
title_sort Desenvolvimento de um mapa estratégico para auxiliar na decisão da forma de precificação do óleo diesel no mercado de distribuição de combustíveis do Brasil
author Souza, Leonardo Augusto Reis de
author_facet Souza, Leonardo Augusto Reis de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Paulo Daniel Batista de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sousa, Paulo Daniel Batista de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lima, Luciana Vieira de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sousa, Marco Aurélio Batista de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Leonardo Augusto Reis de
contributor_str_mv Sousa, Paulo Daniel Batista de
Sousa, Paulo Daniel Batista de
Lima, Luciana Vieira de
Sousa, Marco Aurélio Batista de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Estratégia
Preços - Determinação
Combustível
Teoria dos Jogos
Oligarquia
Strategy
Basing-point system
Fuel
Game theory
Oligarchy
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Preços - Determinação
Combustível
Teoria dos Jogos
Oligarquia
Strategy
Basing-point system
Fuel
Game theory
Oligarchy
description A estratégia de uma organização descreve como ela pretende criar valor para seus acionistas. Através do desenvolvimento do Balanced Scorecard e do Mapa Estratégico de uma distribuidora de combustíveis é possível mostrar onde a empresa deve concentrar seus investimentos para criar valor, utilizando-se de ativos tangíveis e intangíveis. Para uma distribuidora de combustíveis, a forma de gerar e passar valor é através do preço praticado nesse mercado oligárquico. A melhor estratégia levará ao melhor resultado da empresa. Agregando ao mapa estratégico a visão do mercado em que atua, chega-se à estratégia a ser implementada pela organização. Esse é o objetivo do trabalho. O resultado foi um mapa estratégico em que se nota a dependência de geração de valor sobre ativos intangíveis, como o conhecimento de mercado dos empregados. Não existe forma estruturada para a tomada de decisão de reajuste de preço do óleo diesel, produto que sofre variações ocasionadas por cenários externos às organizações. Tudo está baseado empiricamente no intangível da empresa. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de criar um modelo de precificação do óleo diesel, baseado na Teoria dos Jogos, por se tratar de um mercado oligárquico. Conclui-se que o presente trabalho é a chave para um modelo de precificação de preços. O futuro do trabalho será seguir para um melhor entendimento do modelo de jogos a ser aplicado e a programação do modelo com base em dados de entrada atuais e objetivos, como share de mercado, volume de venda e margem unitária.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-06T16:39:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-06T16:39:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Leonardo Augusto Reis de. Desenvolvimento de um mapa estratégico para auxiliar na decisão da forma de precificação do óleo diesel no mercado de distribuição de combustíveis do Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23749
identifier_str_mv SOUZA, Leonardo Augusto Reis de. Desenvolvimento de um mapa estratégico para auxiliar na decisão da forma de precificação do óleo diesel no mercado de distribuição de combustíveis do Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Gestão Empresarial
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23749/1/CT_MBAGE_XVIII_2019_13.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23749/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23749/3/CT_MBAGE_XVIII_2019_13.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23749/4/CT_MBAGE_XVIII_2019_13.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cc81a2a54e54414475e3d11db2fd5a2b
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
e43fde2492b7b72347b847d883001976
4aff80d9fa659081e7cd99b8510af8a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922997630926848