Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Andriely Bueno de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7507
Resumo: O avanço tecnológico e a conectividade combinados com mudanças sociais e econômicas, levaram ao surgimento da economia colaborativa, um novo modelo econômico baseado no compartilhamento de bens e serviços, em que o consumidor não adquire a posse dos bens, mas o seu usufruto. O modelo a princípio buscava frear o consumo excessivo de bens, visando aspectos mais sustentáveis, estreitar relacionamentos interpessoais e a obtenção de recursos a custos menores ou gratuitos. Frente a inquietude das empresas de modelo tradicional com a crescente deste movimento e o sucesso das organizações colaborativas, esse modelo de negócio evoluiu para um grande gerador de receitas. O presente trabalho propõe a seguinte pesquisa: quais os desafios enfrentados pelas empresas colaborativas e seus limites para sua consolidação na sociedade do consumo? O objetivo geral foi identificar e analisar, por meio de pesquisa qualitativa, exploratória e documental, os principais desafios e limites impostos ao avanço de negócios colaborativos. Como objetivos específicos, busca-se a identificação e exposição do conceito e fenômeno da economia colaborativa; o dimensionamento da economia colaborativa; e a análise de casos de empresas colaborativas, a saber: Airbnb, BlaBlaCar e Uber. A pesquisa ainda procurou definir os principais conceitos ligados ao tema em seu referencial teórico, tais como compartilhamento, confiança e consumo sustentável. Mostrando a evolução e principais preocupações em relação a este novo modelo.
id UTFPR-12_fa4921f0983bd5a1fbd8ffa773f0a08d
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7507
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-11T11:27:10Z2020-11-11T11:27:10Z2016-06-03LARA, Andriely Bueno de. Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade do consumo. 2016. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7507O avanço tecnológico e a conectividade combinados com mudanças sociais e econômicas, levaram ao surgimento da economia colaborativa, um novo modelo econômico baseado no compartilhamento de bens e serviços, em que o consumidor não adquire a posse dos bens, mas o seu usufruto. O modelo a princípio buscava frear o consumo excessivo de bens, visando aspectos mais sustentáveis, estreitar relacionamentos interpessoais e a obtenção de recursos a custos menores ou gratuitos. Frente a inquietude das empresas de modelo tradicional com a crescente deste movimento e o sucesso das organizações colaborativas, esse modelo de negócio evoluiu para um grande gerador de receitas. O presente trabalho propõe a seguinte pesquisa: quais os desafios enfrentados pelas empresas colaborativas e seus limites para sua consolidação na sociedade do consumo? O objetivo geral foi identificar e analisar, por meio de pesquisa qualitativa, exploratória e documental, os principais desafios e limites impostos ao avanço de negócios colaborativos. Como objetivos específicos, busca-se a identificação e exposição do conceito e fenômeno da economia colaborativa; o dimensionamento da economia colaborativa; e a análise de casos de empresas colaborativas, a saber: Airbnb, BlaBlaCar e Uber. A pesquisa ainda procurou definir os principais conceitos ligados ao tema em seu referencial teórico, tais como compartilhamento, confiança e consumo sustentável. Mostrando a evolução e principais preocupações em relação a este novo modelo.Technological advances and connectivity combined with social and economic changes, led to the emerging of sharing economy, a new economic model based on the sharing of goods and services, where the consumer does not acquire ownership of the property, but their access. The model seeks to curb excessive consumer goods, aiming the sustainability, strengthen interpersonal relationships and access resources to lower cost or for free. Forward the concern of the traditional companies with this movement and the success of collaborative organizations, this business model evolved to a big revenue maker. this paper proposes the following problem: what are the challenges and limits faced by collaborative companies for its consolidation in the consumer society? Therefore, the work has the main objective to identify and analyze, through qualitative, exploratory and documentary research, key challenges and limits to the advancement of collaborative business. The general objective seeks to identify and expose the concept and phenomenon of Sharing Economy; and case studies analysis of collaborative companies, as: Airbnb, BlaBlaCar and Uber. The research also persue to define the main concepts related to the subject in its theoretical framework, such as sharing, trust and sustainable consumption. Showing the evolution and main concerns of this new business model.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaAdministraçãoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoEconomiaCompartilhamentoConsumo (Economia)ManagementEconomicsSharingConsumption (Economics)Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumoChallenges and limits of collaborative companies in the consumer societyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaTorres, Ricardo LobatoTorres, Ricardo LobatoSilva, Christian Luiz daMânica, RicardoLara, Andriely Bueno deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COADM_2016_1_3.pdfapplication/pdf1383635http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7507/1/CT_COADM_2016_1_3.pdf2939c281445fe90f1f2f04aff445d91bMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7507/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COADM_2016_1_3.pdf.txtExtracted texttext/plain157662http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7507/3/CT_COADM_2016_1_3.pdf.txt026fe32baf6fe031a82765990d0a72a4MD53THUMBNAILCT_COADM_2016_1_3.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7507/4/CT_COADM_2016_1_3.pdf.jpg77ac1ef39ee6dab55d9fbae05fba1775MD541/75072020-11-11 09:27:10.923oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T11:27:10Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Challenges and limits of collaborative companies in the consumer society
title Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo
spellingShingle Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo
Lara, Andriely Bueno de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Administração
Economia
Compartilhamento
Consumo (Economia)
Management
Economics
Sharing
Consumption (Economics)
title_short Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo
title_full Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo
title_fullStr Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo
title_full_unstemmed Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo
title_sort Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo
author Lara, Andriely Bueno de
author_facet Lara, Andriely Bueno de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Torres, Ricardo Lobato
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Torres, Ricardo Lobato
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Christian Luiz da
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mânica, Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Andriely Bueno de
contributor_str_mv Torres, Ricardo Lobato
Torres, Ricardo Lobato
Silva, Christian Luiz da
Mânica, Ricardo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Administração
Economia
Compartilhamento
Consumo (Economia)
Management
Economics
Sharing
Consumption (Economics)
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Economia
Compartilhamento
Consumo (Economia)
Management
Economics
Sharing
Consumption (Economics)
description O avanço tecnológico e a conectividade combinados com mudanças sociais e econômicas, levaram ao surgimento da economia colaborativa, um novo modelo econômico baseado no compartilhamento de bens e serviços, em que o consumidor não adquire a posse dos bens, mas o seu usufruto. O modelo a princípio buscava frear o consumo excessivo de bens, visando aspectos mais sustentáveis, estreitar relacionamentos interpessoais e a obtenção de recursos a custos menores ou gratuitos. Frente a inquietude das empresas de modelo tradicional com a crescente deste movimento e o sucesso das organizações colaborativas, esse modelo de negócio evoluiu para um grande gerador de receitas. O presente trabalho propõe a seguinte pesquisa: quais os desafios enfrentados pelas empresas colaborativas e seus limites para sua consolidação na sociedade do consumo? O objetivo geral foi identificar e analisar, por meio de pesquisa qualitativa, exploratória e documental, os principais desafios e limites impostos ao avanço de negócios colaborativos. Como objetivos específicos, busca-se a identificação e exposição do conceito e fenômeno da economia colaborativa; o dimensionamento da economia colaborativa; e a análise de casos de empresas colaborativas, a saber: Airbnb, BlaBlaCar e Uber. A pesquisa ainda procurou definir os principais conceitos ligados ao tema em seu referencial teórico, tais como compartilhamento, confiança e consumo sustentável. Mostrando a evolução e principais preocupações em relação a este novo modelo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-11T11:27:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-11T11:27:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LARA, Andriely Bueno de. Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade do consumo. 2016. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7507
identifier_str_mv LARA, Andriely Bueno de. Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade do consumo. 2016. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7507/1/CT_COADM_2016_1_3.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7507/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7507/3/CT_COADM_2016_1_3.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7507/4/CT_COADM_2016_1_3.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2939c281445fe90f1f2f04aff445d91b
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
026fe32baf6fe031a82765990d0a72a4
77ac1ef39ee6dab55d9fbae05fba1775
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923180339003392