Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7507 |
Resumo: | O avanço tecnológico e a conectividade combinados com mudanças sociais e econômicas, levaram ao surgimento da economia colaborativa, um novo modelo econômico baseado no compartilhamento de bens e serviços, em que o consumidor não adquire a posse dos bens, mas o seu usufruto. O modelo a princípio buscava frear o consumo excessivo de bens, visando aspectos mais sustentáveis, estreitar relacionamentos interpessoais e a obtenção de recursos a custos menores ou gratuitos. Frente a inquietude das empresas de modelo tradicional com a crescente deste movimento e o sucesso das organizações colaborativas, esse modelo de negócio evoluiu para um grande gerador de receitas. O presente trabalho propõe a seguinte pesquisa: quais os desafios enfrentados pelas empresas colaborativas e seus limites para sua consolidação na sociedade do consumo? O objetivo geral foi identificar e analisar, por meio de pesquisa qualitativa, exploratória e documental, os principais desafios e limites impostos ao avanço de negócios colaborativos. Como objetivos específicos, busca-se a identificação e exposição do conceito e fenômeno da economia colaborativa; o dimensionamento da economia colaborativa; e a análise de casos de empresas colaborativas, a saber: Airbnb, BlaBlaCar e Uber. A pesquisa ainda procurou definir os principais conceitos ligados ao tema em seu referencial teórico, tais como compartilhamento, confiança e consumo sustentável. Mostrando a evolução e principais preocupações em relação a este novo modelo. |
id |
UTFPR-12_fa4921f0983bd5a1fbd8ffa773f0a08d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7507 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-11T11:27:10Z2020-11-11T11:27:10Z2016-06-03LARA, Andriely Bueno de. Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade do consumo. 2016. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7507O avanço tecnológico e a conectividade combinados com mudanças sociais e econômicas, levaram ao surgimento da economia colaborativa, um novo modelo econômico baseado no compartilhamento de bens e serviços, em que o consumidor não adquire a posse dos bens, mas o seu usufruto. O modelo a princípio buscava frear o consumo excessivo de bens, visando aspectos mais sustentáveis, estreitar relacionamentos interpessoais e a obtenção de recursos a custos menores ou gratuitos. Frente a inquietude das empresas de modelo tradicional com a crescente deste movimento e o sucesso das organizações colaborativas, esse modelo de negócio evoluiu para um grande gerador de receitas. O presente trabalho propõe a seguinte pesquisa: quais os desafios enfrentados pelas empresas colaborativas e seus limites para sua consolidação na sociedade do consumo? O objetivo geral foi identificar e analisar, por meio de pesquisa qualitativa, exploratória e documental, os principais desafios e limites impostos ao avanço de negócios colaborativos. Como objetivos específicos, busca-se a identificação e exposição do conceito e fenômeno da economia colaborativa; o dimensionamento da economia colaborativa; e a análise de casos de empresas colaborativas, a saber: Airbnb, BlaBlaCar e Uber. A pesquisa ainda procurou definir os principais conceitos ligados ao tema em seu referencial teórico, tais como compartilhamento, confiança e consumo sustentável. Mostrando a evolução e principais preocupações em relação a este novo modelo.Technological advances and connectivity combined with social and economic changes, led to the emerging of sharing economy, a new economic model based on the sharing of goods and services, where the consumer does not acquire ownership of the property, but their access. The model seeks to curb excessive consumer goods, aiming the sustainability, strengthen interpersonal relationships and access resources to lower cost or for free. Forward the concern of the traditional companies with this movement and the success of collaborative organizations, this business model evolved to a big revenue maker. this paper proposes the following problem: what are the challenges and limits faced by collaborative companies for its consolidation in the consumer society? Therefore, the work has the main objective to identify and analyze, through qualitative, exploratory and documentary research, key challenges and limits to the advancement of collaborative business. The general objective seeks to identify and expose the concept and phenomenon of Sharing Economy; and case studies analysis of collaborative companies, as: Airbnb, BlaBlaCar and Uber. The research also persue to define the main concepts related to the subject in its theoretical framework, such as sharing, trust and sustainable consumption. Showing the evolution and main concerns of this new business model.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaAdministraçãoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoEconomiaCompartilhamentoConsumo (Economia)ManagementEconomicsSharingConsumption (Economics)Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumoChallenges and limits of collaborative companies in the consumer societyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaTorres, Ricardo LobatoTorres, Ricardo LobatoSilva, Christian Luiz daMânica, RicardoLara, Andriely Bueno deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COADM_2016_1_3.pdfapplication/pdf1383635http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7507/1/CT_COADM_2016_1_3.pdf2939c281445fe90f1f2f04aff445d91bMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7507/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COADM_2016_1_3.pdf.txtExtracted texttext/plain157662http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7507/3/CT_COADM_2016_1_3.pdf.txt026fe32baf6fe031a82765990d0a72a4MD53THUMBNAILCT_COADM_2016_1_3.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7507/4/CT_COADM_2016_1_3.pdf.jpg77ac1ef39ee6dab55d9fbae05fba1775MD541/75072020-11-11 09:27:10.923oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T11:27:10Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Challenges and limits of collaborative companies in the consumer society |
title |
Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo |
spellingShingle |
Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo Lara, Andriely Bueno de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Administração Economia Compartilhamento Consumo (Economia) Management Economics Sharing Consumption (Economics) |
title_short |
Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo |
title_full |
Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo |
title_fullStr |
Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo |
title_full_unstemmed |
Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo |
title_sort |
Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade de consumo |
author |
Lara, Andriely Bueno de |
author_facet |
Lara, Andriely Bueno de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Torres, Ricardo Lobato |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Torres, Ricardo Lobato |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Christian Luiz da |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Mânica, Ricardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara, Andriely Bueno de |
contributor_str_mv |
Torres, Ricardo Lobato Torres, Ricardo Lobato Silva, Christian Luiz da Mânica, Ricardo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Administração Economia Compartilhamento Consumo (Economia) Management Economics Sharing Consumption (Economics) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Economia Compartilhamento Consumo (Economia) Management Economics Sharing Consumption (Economics) |
description |
O avanço tecnológico e a conectividade combinados com mudanças sociais e econômicas, levaram ao surgimento da economia colaborativa, um novo modelo econômico baseado no compartilhamento de bens e serviços, em que o consumidor não adquire a posse dos bens, mas o seu usufruto. O modelo a princípio buscava frear o consumo excessivo de bens, visando aspectos mais sustentáveis, estreitar relacionamentos interpessoais e a obtenção de recursos a custos menores ou gratuitos. Frente a inquietude das empresas de modelo tradicional com a crescente deste movimento e o sucesso das organizações colaborativas, esse modelo de negócio evoluiu para um grande gerador de receitas. O presente trabalho propõe a seguinte pesquisa: quais os desafios enfrentados pelas empresas colaborativas e seus limites para sua consolidação na sociedade do consumo? O objetivo geral foi identificar e analisar, por meio de pesquisa qualitativa, exploratória e documental, os principais desafios e limites impostos ao avanço de negócios colaborativos. Como objetivos específicos, busca-se a identificação e exposição do conceito e fenômeno da economia colaborativa; o dimensionamento da economia colaborativa; e a análise de casos de empresas colaborativas, a saber: Airbnb, BlaBlaCar e Uber. A pesquisa ainda procurou definir os principais conceitos ligados ao tema em seu referencial teórico, tais como compartilhamento, confiança e consumo sustentável. Mostrando a evolução e principais preocupações em relação a este novo modelo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-11T11:27:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-11T11:27:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LARA, Andriely Bueno de. Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade do consumo. 2016. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7507 |
identifier_str_mv |
LARA, Andriely Bueno de. Desafios e limites das empresas colaborativas na sociedade do consumo. 2016. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7507/1/CT_COADM_2016_1_3.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7507/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7507/3/CT_COADM_2016_1_3.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7507/4/CT_COADM_2016_1_3.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2939c281445fe90f1f2f04aff445d91b b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 026fe32baf6fe031a82765990d0a72a4 77ac1ef39ee6dab55d9fbae05fba1775 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923180339003392 |