Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma tabela periódica interativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ritter, Olga Maria Schimidt
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Cunha, Marcia Borin, Stanzani, Enio de Lorena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6782
Resumo: A Tabela Periódica é uma ferramenta da ciência Química e seu conhecimento é parte importante para o ensino de Ciências, pois seu estudo e compreensão são considerados como fundamentais para entender vários conteúdos relacionados à Química. De modo geral, nas escolas, o conteúdo da Tabela Periódica é desenvolvido sem que haja uma reflexão maior sobre os fundamentos que a constituem, como a relação entre as propriedades dos elementos químicos e sua organização em forma de quadro. Neste artigo trazemos inicialmente, a confecção de uma Tabela Periódica com aproveitamento de material considerado descartável, e posteriormente, ser apresentada a análise de uma intervenção didática realizada com uma turma de ensino fundamental. A atividade aconteceu por meio de uma oficina do Projeto COMQUÍMICA das Crianças, a qual foi desenvolvida em dois momentos: inicialmente os estudantes procederam à organização de figuras geométricas, classificando-as de acordo com critérios escolhidos pelas crianças e, na sequência, trabalharam a organização da Tabela Periódica interativa, tendo em vista as propriedades dos elementos. Como resultado, pôde ser apontado que os estudantes, apesar de já terem estudado a Tabela Periódica, apresentaram visão ingênua sobre a organização e as propriedades dos elementos químicos e, nesse sentido, propostas como a aqui apresentada podem melhorar o ensino do conteúdo “Tabela Periódica”, pois compreender critérios de classificação nos parece fundamental para entender os princípios que embasam a classificação periódica dos elementos.
id UTFPR-13_02dff75790d9a467031a45b1d132f43d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6782
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma tabela periódica interativaÁrea: Ciências Humanas, código: 7.00.00.00-0, sub-área: Educação, código: 7.08.00.00-6Material didático; Ensino de Química; Atividade didática.A Tabela Periódica é uma ferramenta da ciência Química e seu conhecimento é parte importante para o ensino de Ciências, pois seu estudo e compreensão são considerados como fundamentais para entender vários conteúdos relacionados à Química. De modo geral, nas escolas, o conteúdo da Tabela Periódica é desenvolvido sem que haja uma reflexão maior sobre os fundamentos que a constituem, como a relação entre as propriedades dos elementos químicos e sua organização em forma de quadro. Neste artigo trazemos inicialmente, a confecção de uma Tabela Periódica com aproveitamento de material considerado descartável, e posteriormente, ser apresentada a análise de uma intervenção didática realizada com uma turma de ensino fundamental. A atividade aconteceu por meio de uma oficina do Projeto COMQUÍMICA das Crianças, a qual foi desenvolvida em dois momentos: inicialmente os estudantes procederam à organização de figuras geométricas, classificando-as de acordo com critérios escolhidos pelas crianças e, na sequência, trabalharam a organização da Tabela Periódica interativa, tendo em vista as propriedades dos elementos. Como resultado, pôde ser apontado que os estudantes, apesar de já terem estudado a Tabela Periódica, apresentaram visão ingênua sobre a organização e as propriedades dos elementos químicos e, nesse sentido, propostas como a aqui apresentada podem melhorar o ensino do conteúdo “Tabela Periódica”, pois compreender critérios de classificação nos parece fundamental para entender os princípios que embasam a classificação periódica dos elementos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ritter, Olga Maria Schimidtda Cunha, Marcia BorinStanzani, Enio de Lorena2017-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/678210.3895/actio.v2n1.6782ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 359-375ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 359-3752525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6782/4371Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:25Zoai:periodicos.utfpr:article/6782Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:25Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma tabela periódica interativa
title Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma tabela periódica interativa
spellingShingle Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma tabela periódica interativa
Ritter, Olga Maria Schimidt
Área: Ciências Humanas, código: 7.00.00.00-0, sub-área: Educação, código: 7.08.00.00-6
Material didático; Ensino de Química; Atividade didática.
title_short Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma tabela periódica interativa
title_full Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma tabela periódica interativa
title_fullStr Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma tabela periódica interativa
title_full_unstemmed Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma tabela periódica interativa
title_sort Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma tabela periódica interativa
author Ritter, Olga Maria Schimidt
author_facet Ritter, Olga Maria Schimidt
da Cunha, Marcia Borin
Stanzani, Enio de Lorena
author_role author
author2 da Cunha, Marcia Borin
Stanzani, Enio de Lorena
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ritter, Olga Maria Schimidt
da Cunha, Marcia Borin
Stanzani, Enio de Lorena
dc.subject.por.fl_str_mv Área: Ciências Humanas, código: 7.00.00.00-0, sub-área: Educação, código: 7.08.00.00-6
Material didático; Ensino de Química; Atividade didática.
topic Área: Ciências Humanas, código: 7.00.00.00-0, sub-área: Educação, código: 7.08.00.00-6
Material didático; Ensino de Química; Atividade didática.
description A Tabela Periódica é uma ferramenta da ciência Química e seu conhecimento é parte importante para o ensino de Ciências, pois seu estudo e compreensão são considerados como fundamentais para entender vários conteúdos relacionados à Química. De modo geral, nas escolas, o conteúdo da Tabela Periódica é desenvolvido sem que haja uma reflexão maior sobre os fundamentos que a constituem, como a relação entre as propriedades dos elementos químicos e sua organização em forma de quadro. Neste artigo trazemos inicialmente, a confecção de uma Tabela Periódica com aproveitamento de material considerado descartável, e posteriormente, ser apresentada a análise de uma intervenção didática realizada com uma turma de ensino fundamental. A atividade aconteceu por meio de uma oficina do Projeto COMQUÍMICA das Crianças, a qual foi desenvolvida em dois momentos: inicialmente os estudantes procederam à organização de figuras geométricas, classificando-as de acordo com critérios escolhidos pelas crianças e, na sequência, trabalharam a organização da Tabela Periódica interativa, tendo em vista as propriedades dos elementos. Como resultado, pôde ser apontado que os estudantes, apesar de já terem estudado a Tabela Periódica, apresentaram visão ingênua sobre a organização e as propriedades dos elementos químicos e, nesse sentido, propostas como a aqui apresentada podem melhorar o ensino do conteúdo “Tabela Periódica”, pois compreender critérios de classificação nos parece fundamental para entender os princípios que embasam a classificação periódica dos elementos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6782
10.3895/actio.v2n1.6782
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6782
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6782/4371
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 359-375
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 359-375
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985012736000