O estágio não obrigatório na formação de licenciados em ciências biológicas: um espaço de possibilidade formativa
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11709 |
Resumo: | A prática dos estágios supervisionados obrigatórios e não obrigatórios é uma ação presente em diversas áreas do conhecimento, e é o momento de assimilar as teorias aprendidas ao longo da formação com as práticas profissionais oportunizadas. Nesta pesquisa, a área em estudo, envolve a formação de licenciandos em Ciências Biológicas a partir de uma das inquietações oriundas do estágio não obrigatório – qual a contribuições dessa atividade na formação acadêmica e profissional dos participantes. Essa situação foi problematizada e discutida no desenvolvimento da pesquisa. Que teve como objetivo compreender como a prática de estágios não obrigatórios podem contribuir na formação acadêmica e profissional dos licenciandos em Ciências Biológicas. Nosso estudo, de caráter qualitativo e desenvolvido a partir das orientações do Estudo de Caso, e com análise a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) identificou duas principais categorias. Na primeira a discussão envolve o perfil do licenciado em Ciências Biológicas e a segunda as contribuições do estágio não obrigatório para a formação dos participantes. Nossos resultados indicam similaridade com as contribuições historicamente construídas, na prática dos estágios obrigatórios, como também, que o estágio não obrigatório é espaço para problematizar o desenvolvimento dos saberes profissionais junto as atividades curriculares do curso de graduação. Finalizamos com argumentos sobre a necessidade de ampliar a discussão sobre a formação de professores junto aos formadores da instituição, sobre o espaço que o estágio ocupa na formação dos acadêmicos dos cursos de licenciatura, e por quais razões as Secretarias de Educação Municipal contratam acadêmicos de cursos que não habilitam formalmente para esse nível de ensino. Reflexões que entendemos ser necessárias para a qualificação acadêmica e profissional dos licenciandos. |
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O estágio não obrigatório na formação de licenciados em ciências biológicas: um espaço de possibilidade formativaNon-mandatory internship during undergraduate degree in biological science: a space for formative possibilityEducação; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas EducacionaisEducação em Ciências; Formação de professores; Profissionalização docente; Saberes DocentesDegree in Science; Teacher Education; Teacher ProfessionalizationA prática dos estágios supervisionados obrigatórios e não obrigatórios é uma ação presente em diversas áreas do conhecimento, e é o momento de assimilar as teorias aprendidas ao longo da formação com as práticas profissionais oportunizadas. Nesta pesquisa, a área em estudo, envolve a formação de licenciandos em Ciências Biológicas a partir de uma das inquietações oriundas do estágio não obrigatório – qual a contribuições dessa atividade na formação acadêmica e profissional dos participantes. Essa situação foi problematizada e discutida no desenvolvimento da pesquisa. Que teve como objetivo compreender como a prática de estágios não obrigatórios podem contribuir na formação acadêmica e profissional dos licenciandos em Ciências Biológicas. Nosso estudo, de caráter qualitativo e desenvolvido a partir das orientações do Estudo de Caso, e com análise a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) identificou duas principais categorias. Na primeira a discussão envolve o perfil do licenciado em Ciências Biológicas e a segunda as contribuições do estágio não obrigatório para a formação dos participantes. Nossos resultados indicam similaridade com as contribuições historicamente construídas, na prática dos estágios obrigatórios, como também, que o estágio não obrigatório é espaço para problematizar o desenvolvimento dos saberes profissionais junto as atividades curriculares do curso de graduação. Finalizamos com argumentos sobre a necessidade de ampliar a discussão sobre a formação de professores junto aos formadores da instituição, sobre o espaço que o estágio ocupa na formação dos acadêmicos dos cursos de licenciatura, e por quais razões as Secretarias de Educação Municipal contratam acadêmicos de cursos que não habilitam formalmente para esse nível de ensino. Reflexões que entendemos ser necessárias para a qualificação acadêmica e profissional dos licenciandos.The practice of non-mandatory and mandatory internship is present in several areas of knowledge as it is a means to assimilate the learnt theories that students acquired throughout their formation with the opportunities for professional experiences. The contribution of this kind of experience during academic and professional education of participant students of Biological Science is brought into this research and discussed from start to finish. It was aimed at understanding how the practice of non-mandatory internship may contribute to the academic and professional background of Biological Science students. This research being qualitative, developed from a case study and analysis based on Discursive Textual Analysis (ATD) identified two main categories: The first was about the student profile while the second focused on the contribution of internships in students’ education. The results obtained indicate similarity with other contributions historically created in non-mandatory internships as this practice is an opportunity to problematize the development of professional knowledge alongside curricular activities in the undergraduate program. Arguments on the need to broaden the discussion about the graduation of teachers adjoining the tutors in the institution, about the space internship represents in the background of academic teaching degrees and the reasons behind the Municipal Education Offices hiring students who are not formally licensed for this level of graduation are discussed in the conclusion. These reflections are believed to be necessary for the academic and professional qualification of undergraduates.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Araujo Bottega da Rocha Pinheiro, JucilaineTobaldini de Lima, Barbara GraceWirzbicki, Sandra MariaFlorêncio Eduardo de Deus, Andreia2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1170910.3895/actio.v5n2.11709ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 2 (2020); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 2 (2020); 1-212525-892310.3895/actio.v5n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11709/7617https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/11709/1596https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/11709/1597Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:36Zoai:periodicos.utfpr:article/11709Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:36Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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