Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semensate, Amanda Pini
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cedran, Débora Piai
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819
Resumo: O ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental passou a ser obrigatório pela Lei n° 5.692/71, e mais especificamente, no nono ano se estuda a Química e a Física, como é orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Assim, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores são de grande importância para que o ensino de ciências não seja uma dificuldade para os alunos alcançando os objetivos de ajudar a compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Dessa forma, a presente pesquisa, teve como finalidade, investigar as práticas de professores de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. 
id UTFPR-13_2c66738d84745994031cd9447a87f403
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6819
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamentalFormação de professoresEnsino de ciências; Formação docente; Práticas docentes.O ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental passou a ser obrigatório pela Lei n° 5.692/71, e mais especificamente, no nono ano se estuda a Química e a Física, como é orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Assim, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores são de grande importância para que o ensino de ciências não seja uma dificuldade para os alunos alcançando os objetivos de ajudar a compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Dessa forma, a presente pesquisa, teve como finalidade, investigar as práticas de professores de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Semensate, Amanda PiniCedran, Débora Piai2017-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/681910.3895/actio.v2n2.6819ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 43-60ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 43-602525-892310.3895/actio.v2n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819/4435Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:18Zoai:periodicos.utfpr:article/6819Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:18Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
title Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
Semensate, Amanda Pini
Formação de professores
Ensino de ciências; Formação docente; Práticas docentes.
title_short Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
title_full Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
title_sort Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
author Semensate, Amanda Pini
author_facet Semensate, Amanda Pini
Cedran, Débora Piai
author_role author
author2 Cedran, Débora Piai
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Semensate, Amanda Pini
Cedran, Débora Piai
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de ciências; Formação docente; Práticas docentes.
topic Formação de professores
Ensino de ciências; Formação docente; Práticas docentes.
description O ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental passou a ser obrigatório pela Lei n° 5.692/71, e mais especificamente, no nono ano se estuda a Química e a Física, como é orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Assim, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores são de grande importância para que o ensino de ciências não seja uma dificuldade para os alunos alcançando os objetivos de ajudar a compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Dessa forma, a presente pesquisa, teve como finalidade, investigar as práticas de professores de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819
10.3895/actio.v2n2.6819
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n2.6819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819/4435
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 43-60
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 43-60
2525-8923
10.3895/actio.v2n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984950870016