Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819 |
Resumo: | O ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental passou a ser obrigatório pela Lei n° 5.692/71, e mais especificamente, no nono ano se estuda a Química e a Física, como é orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Assim, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores são de grande importância para que o ensino de ciências não seja uma dificuldade para os alunos alcançando os objetivos de ajudar a compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Dessa forma, a presente pesquisa, teve como finalidade, investigar as práticas de professores de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. |
id |
UTFPR-13_2c66738d84745994031cd9447a87f403 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6819 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamentalFormação de professoresEnsino de ciências; Formação docente; Práticas docentes.O ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental passou a ser obrigatório pela Lei n° 5.692/71, e mais especificamente, no nono ano se estuda a Química e a Física, como é orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Assim, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores são de grande importância para que o ensino de ciências não seja uma dificuldade para os alunos alcançando os objetivos de ajudar a compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Dessa forma, a presente pesquisa, teve como finalidade, investigar as práticas de professores de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Semensate, Amanda PiniCedran, Débora Piai2017-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/681910.3895/actio.v2n2.6819ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 43-60ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 43-602525-892310.3895/actio.v2n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819/4435Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:18Zoai:periodicos.utfpr:article/6819Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:18Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental |
title |
Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental Semensate, Amanda Pini Formação de professores Ensino de ciências; Formação docente; Práticas docentes. |
title_short |
Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
Discursos de professores de ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de química nos anos finais do ensino fundamental |
author |
Semensate, Amanda Pini |
author_facet |
Semensate, Amanda Pini Cedran, Débora Piai |
author_role |
author |
author2 |
Cedran, Débora Piai |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Semensate, Amanda Pini Cedran, Débora Piai |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino de ciências; Formação docente; Práticas docentes. |
topic |
Formação de professores Ensino de ciências; Formação docente; Práticas docentes. |
description |
O ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental passou a ser obrigatório pela Lei n° 5.692/71, e mais especificamente, no nono ano se estuda a Química e a Física, como é orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Assim, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores são de grande importância para que o ensino de ciências não seja uma dificuldade para os alunos alcançando os objetivos de ajudar a compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Dessa forma, a presente pesquisa, teve como finalidade, investigar as práticas de professores de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819 10.3895/actio.v2n2.6819 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n2.6819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6819/4435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 43-60 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 43-60 2525-8923 10.3895/actio.v2n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984950870016 |