Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6856 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições da aplicação de uma Oficina Temática (OT) pelo PIBID Química/UEM. A oficina teve como tema o refrigerante no processo de desmistificação de concepções sobre ácidos; o refrigerante na problematização da visão sobre a química; e o refrigerante na relação da química com o cotidiano. Assim, foi desenvolvido a OT com alunos recém-ingressos do curso de Química Licenciatura e Bacharelado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), durante uma atividade de boas-vindas aos calouros. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, possibilitando compreender que os alunos possuem visões distorcidas e descontextualizadas sobre ácidos e a química, podendoisso ser compreendido como reflexo da forma como a disciplina de química é ministrada durante as aulas. Todavia, podemos dizer que a OT gerou um conflito entre as ideias iniciais dos estudantes, o que oportunizou aos alunos construírem uma concepção mais contextualizada sobre o tema abordado. |
id |
UTFPR-13_30cf169d8015ba721bb9ed24c2c7d378 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6856 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a químicaEnsino e AprendizagemConcepções. Tema Gerador. PIBID. Ensino de Química.O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições da aplicação de uma Oficina Temática (OT) pelo PIBID Química/UEM. A oficina teve como tema o refrigerante no processo de desmistificação de concepções sobre ácidos; o refrigerante na problematização da visão sobre a química; e o refrigerante na relação da química com o cotidiano. Assim, foi desenvolvido a OT com alunos recém-ingressos do curso de Química Licenciatura e Bacharelado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), durante uma atividade de boas-vindas aos calouros. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, possibilitando compreender que os alunos possuem visões distorcidas e descontextualizadas sobre ácidos e a química, podendoisso ser compreendido como reflexo da forma como a disciplina de química é ministrada durante as aulas. Todavia, podemos dizer que a OT gerou um conflito entre as ideias iniciais dos estudantes, o que oportunizou aos alunos construírem uma concepção mais contextualizada sobre o tema abordado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Semensate, Amanda PiniVolpato, Vanessa CarolinaMochizuki, Ana Paula JuliãoSilva, Murillo SottiSilveira, Marcelo Pimentel2017-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/685610.3895/actio.v2n3.6856ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 229-248ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 229-2482525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6856/4689Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:13Zoai:periodicos.utfpr:article/6856Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:13Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química |
title |
Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química |
spellingShingle |
Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química Semensate, Amanda Pini Ensino e Aprendizagem Concepções. Tema Gerador. PIBID. Ensino de Química. |
title_short |
Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química |
title_full |
Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química |
title_fullStr |
Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química |
title_full_unstemmed |
Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química |
title_sort |
Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química |
author |
Semensate, Amanda Pini |
author_facet |
Semensate, Amanda Pini Volpato, Vanessa Carolina Mochizuki, Ana Paula Julião Silva, Murillo Sotti Silveira, Marcelo Pimentel |
author_role |
author |
author2 |
Volpato, Vanessa Carolina Mochizuki, Ana Paula Julião Silva, Murillo Sotti Silveira, Marcelo Pimentel |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Semensate, Amanda Pini Volpato, Vanessa Carolina Mochizuki, Ana Paula Julião Silva, Murillo Sotti Silveira, Marcelo Pimentel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e Aprendizagem Concepções. Tema Gerador. PIBID. Ensino de Química. |
topic |
Ensino e Aprendizagem Concepções. Tema Gerador. PIBID. Ensino de Química. |
description |
O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições da aplicação de uma Oficina Temática (OT) pelo PIBID Química/UEM. A oficina teve como tema o refrigerante no processo de desmistificação de concepções sobre ácidos; o refrigerante na problematização da visão sobre a química; e o refrigerante na relação da química com o cotidiano. Assim, foi desenvolvido a OT com alunos recém-ingressos do curso de Química Licenciatura e Bacharelado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), durante uma atividade de boas-vindas aos calouros. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, possibilitando compreender que os alunos possuem visões distorcidas e descontextualizadas sobre ácidos e a química, podendoisso ser compreendido como reflexo da forma como a disciplina de química é ministrada durante as aulas. Todavia, podemos dizer que a OT gerou um conflito entre as ideias iniciais dos estudantes, o que oportunizou aos alunos construírem uma concepção mais contextualizada sobre o tema abordado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6856 10.3895/actio.v2n3.6856 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6856 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n3.6856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6856/4689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 229-248 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 229-248 2525-8923 10.3895/actio.v2n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985605181440 |