Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Frankinaldo Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carneiro, Bruno Gonçalves, Francisco, Welington
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15406
Resumo: Para que o ensino de ciências seja inclusivo para os estudantes surdos, é preciso que o trabalho docente seja compatível com os aspectos visuais, pois isso permite a acessibilidade às informações e ao conhecimento. Diante desse pressuposto, o objetivo deste trabalho foi investigar quais avanços em práticas pedagógicas inclusivas os/as professores/as do sul do Tocantins tiveram a partir de um curso de formação continuada em uma perspectiva metacognitiva. Apresenta-se aqui o recorte do ciclo metacognitivo de apenas uma professora, embora apresente-se um panorama obtido a partir da gravação e transcrição na íntegra do módulo 1 do curso, que teve a participação de 35 professores. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, levando em consideração a identificação dos conhecimentos, experiências e habilidades metacognitivas. Os resultados mostram que a professora tinha conhecimento de estratégias inclusivas para estudantes surdos, mas que durante o módulo realizado conseguiu entender melhor termos e conceitos sobre inclusão para pensar e propor atividades mais adequadas. Esse avanço evidencia o potencial do ciclo metacognitivo em termos da formação continuada proporcionada pelo curso e que necessita ser mais explorada na área.
id UTFPR-13_3c008cb963f71c8e561328d5c52d44a8
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15406
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacogniçãoDeaf education and science teaching: teacher training and metacognitionEnsino de CiênciasSurdos; Formação continuada; Ciclo metacognitivoDeaf; Continuing education; Metacognitive cyclePara que o ensino de ciências seja inclusivo para os estudantes surdos, é preciso que o trabalho docente seja compatível com os aspectos visuais, pois isso permite a acessibilidade às informações e ao conhecimento. Diante desse pressuposto, o objetivo deste trabalho foi investigar quais avanços em práticas pedagógicas inclusivas os/as professores/as do sul do Tocantins tiveram a partir de um curso de formação continuada em uma perspectiva metacognitiva. Apresenta-se aqui o recorte do ciclo metacognitivo de apenas uma professora, embora apresente-se um panorama obtido a partir da gravação e transcrição na íntegra do módulo 1 do curso, que teve a participação de 35 professores. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, levando em consideração a identificação dos conhecimentos, experiências e habilidades metacognitivas. Os resultados mostram que a professora tinha conhecimento de estratégias inclusivas para estudantes surdos, mas que durante o módulo realizado conseguiu entender melhor termos e conceitos sobre inclusão para pensar e propor atividades mais adequadas. Esse avanço evidencia o potencial do ciclo metacognitivo em termos da formação continuada proporcionada pelo curso e que necessita ser mais explorada na área.In order to the teaching of science to be inclusive for deaf students, it is necessary that the teacher’s work is compatible with the visual aspects, as well as it allows accessibility for information and knowledge. In front of the exposed, the objective of this work was to investigate what advances in inclusive pedagogical practices teachers from the south of Tocantins have had from a continuing training course in a metacognitive perspective. It presents here the cut of the metacognitive cycle of one teacher about module 1 of the course, which had the participation of 35 teachers. Data were collected from the recording and transcription in full of module and analyzed by content analysis, considering into account the identification of metacognitive knowledge, experiences and skills. The results show that the teacher was aware of inclusive strategies for deaf students, but that during the module she was able to better understand terms and concepts about inclusion to think and propose more appropriate activities. The advance highlights the potential of the metacognitive cycle in terms of continuing training and courses like that need to be further explored in the area.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lima, Frankinaldo PereiraCarneiro, Bruno GonçalvesFrancisco, Welington2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1540610.3895/actio.v7n3.15406ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-212525-892310.3895/actio.v7n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15406/9191https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15406/2654Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T19:24:44Zoai:periodicos.utfpr:article/15406Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-12-19T19:24:44Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição
Deaf education and science teaching: teacher training and metacognition
title Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição
spellingShingle Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição
Lima, Frankinaldo Pereira
Ensino de Ciências
Surdos; Formação continuada; Ciclo metacognitivo
Deaf; Continuing education; Metacognitive cycle
title_short Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição
title_full Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição
title_fullStr Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição
title_full_unstemmed Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição
title_sort Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição
author Lima, Frankinaldo Pereira
author_facet Lima, Frankinaldo Pereira
Carneiro, Bruno Gonçalves
Francisco, Welington
author_role author
author2 Carneiro, Bruno Gonçalves
Francisco, Welington
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Frankinaldo Pereira
Carneiro, Bruno Gonçalves
Francisco, Welington
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Surdos; Formação continuada; Ciclo metacognitivo
Deaf; Continuing education; Metacognitive cycle
topic Ensino de Ciências
Surdos; Formação continuada; Ciclo metacognitivo
Deaf; Continuing education; Metacognitive cycle
description Para que o ensino de ciências seja inclusivo para os estudantes surdos, é preciso que o trabalho docente seja compatível com os aspectos visuais, pois isso permite a acessibilidade às informações e ao conhecimento. Diante desse pressuposto, o objetivo deste trabalho foi investigar quais avanços em práticas pedagógicas inclusivas os/as professores/as do sul do Tocantins tiveram a partir de um curso de formação continuada em uma perspectiva metacognitiva. Apresenta-se aqui o recorte do ciclo metacognitivo de apenas uma professora, embora apresente-se um panorama obtido a partir da gravação e transcrição na íntegra do módulo 1 do curso, que teve a participação de 35 professores. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, levando em consideração a identificação dos conhecimentos, experiências e habilidades metacognitivas. Os resultados mostram que a professora tinha conhecimento de estratégias inclusivas para estudantes surdos, mas que durante o módulo realizado conseguiu entender melhor termos e conceitos sobre inclusão para pensar e propor atividades mais adequadas. Esse avanço evidencia o potencial do ciclo metacognitivo em termos da formação continuada proporcionada pelo curso e que necessita ser mais explorada na área.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê Temático
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15406
10.3895/actio.v7n3.15406
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15406
identifier_str_mv 10.3895/actio.v7n3.15406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15406/9191
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15406/2654
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-21
ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-21
2525-8923
10.3895/actio.v7n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984458039296