Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15406 |
Resumo: | Para que o ensino de ciências seja inclusivo para os estudantes surdos, é preciso que o trabalho docente seja compatível com os aspectos visuais, pois isso permite a acessibilidade às informações e ao conhecimento. Diante desse pressuposto, o objetivo deste trabalho foi investigar quais avanços em práticas pedagógicas inclusivas os/as professores/as do sul do Tocantins tiveram a partir de um curso de formação continuada em uma perspectiva metacognitiva. Apresenta-se aqui o recorte do ciclo metacognitivo de apenas uma professora, embora apresente-se um panorama obtido a partir da gravação e transcrição na íntegra do módulo 1 do curso, que teve a participação de 35 professores. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, levando em consideração a identificação dos conhecimentos, experiências e habilidades metacognitivas. Os resultados mostram que a professora tinha conhecimento de estratégias inclusivas para estudantes surdos, mas que durante o módulo realizado conseguiu entender melhor termos e conceitos sobre inclusão para pensar e propor atividades mais adequadas. Esse avanço evidencia o potencial do ciclo metacognitivo em termos da formação continuada proporcionada pelo curso e que necessita ser mais explorada na área. |
id |
UTFPR-13_3c008cb963f71c8e561328d5c52d44a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/15406 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacogniçãoDeaf education and science teaching: teacher training and metacognitionEnsino de CiênciasSurdos; Formação continuada; Ciclo metacognitivoDeaf; Continuing education; Metacognitive cyclePara que o ensino de ciências seja inclusivo para os estudantes surdos, é preciso que o trabalho docente seja compatível com os aspectos visuais, pois isso permite a acessibilidade às informações e ao conhecimento. Diante desse pressuposto, o objetivo deste trabalho foi investigar quais avanços em práticas pedagógicas inclusivas os/as professores/as do sul do Tocantins tiveram a partir de um curso de formação continuada em uma perspectiva metacognitiva. Apresenta-se aqui o recorte do ciclo metacognitivo de apenas uma professora, embora apresente-se um panorama obtido a partir da gravação e transcrição na íntegra do módulo 1 do curso, que teve a participação de 35 professores. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, levando em consideração a identificação dos conhecimentos, experiências e habilidades metacognitivas. Os resultados mostram que a professora tinha conhecimento de estratégias inclusivas para estudantes surdos, mas que durante o módulo realizado conseguiu entender melhor termos e conceitos sobre inclusão para pensar e propor atividades mais adequadas. Esse avanço evidencia o potencial do ciclo metacognitivo em termos da formação continuada proporcionada pelo curso e que necessita ser mais explorada na área.In order to the teaching of science to be inclusive for deaf students, it is necessary that the teacher’s work is compatible with the visual aspects, as well as it allows accessibility for information and knowledge. In front of the exposed, the objective of this work was to investigate what advances in inclusive pedagogical practices teachers from the south of Tocantins have had from a continuing training course in a metacognitive perspective. It presents here the cut of the metacognitive cycle of one teacher about module 1 of the course, which had the participation of 35 teachers. Data were collected from the recording and transcription in full of module and analyzed by content analysis, considering into account the identification of metacognitive knowledge, experiences and skills. The results show that the teacher was aware of inclusive strategies for deaf students, but that during the module she was able to better understand terms and concepts about inclusion to think and propose more appropriate activities. The advance highlights the potential of the metacognitive cycle in terms of continuing training and courses like that need to be further explored in the area.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lima, Frankinaldo PereiraCarneiro, Bruno GonçalvesFrancisco, Welington2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1540610.3895/actio.v7n3.15406ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-212525-892310.3895/actio.v7n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15406/9191https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15406/2654Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T19:24:44Zoai:periodicos.utfpr:article/15406Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-12-19T19:24:44Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição Deaf education and science teaching: teacher training and metacognition |
title |
Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição |
spellingShingle |
Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição Lima, Frankinaldo Pereira Ensino de Ciências Surdos; Formação continuada; Ciclo metacognitivo Deaf; Continuing education; Metacognitive cycle |
title_short |
Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição |
title_full |
Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição |
title_fullStr |
Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição |
title_full_unstemmed |
Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição |
title_sort |
Educação de surdos e ensino de ciências: formação docente e metacognição |
author |
Lima, Frankinaldo Pereira |
author_facet |
Lima, Frankinaldo Pereira Carneiro, Bruno Gonçalves Francisco, Welington |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Bruno Gonçalves Francisco, Welington |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Frankinaldo Pereira Carneiro, Bruno Gonçalves Francisco, Welington |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Surdos; Formação continuada; Ciclo metacognitivo Deaf; Continuing education; Metacognitive cycle |
topic |
Ensino de Ciências Surdos; Formação continuada; Ciclo metacognitivo Deaf; Continuing education; Metacognitive cycle |
description |
Para que o ensino de ciências seja inclusivo para os estudantes surdos, é preciso que o trabalho docente seja compatível com os aspectos visuais, pois isso permite a acessibilidade às informações e ao conhecimento. Diante desse pressuposto, o objetivo deste trabalho foi investigar quais avanços em práticas pedagógicas inclusivas os/as professores/as do sul do Tocantins tiveram a partir de um curso de formação continuada em uma perspectiva metacognitiva. Apresenta-se aqui o recorte do ciclo metacognitivo de apenas uma professora, embora apresente-se um panorama obtido a partir da gravação e transcrição na íntegra do módulo 1 do curso, que teve a participação de 35 professores. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, levando em consideração a identificação dos conhecimentos, experiências e habilidades metacognitivas. Os resultados mostram que a professora tinha conhecimento de estratégias inclusivas para estudantes surdos, mas que durante o módulo realizado conseguiu entender melhor termos e conceitos sobre inclusão para pensar e propor atividades mais adequadas. Esse avanço evidencia o potencial do ciclo metacognitivo em termos da formação continuada proporcionada pelo curso e que necessita ser mais explorada na área. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15406 10.3895/actio.v7n3.15406 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15406 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v7n3.15406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15406/9191 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15406/2654 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-21 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-21 2525-8923 10.3895/actio.v7n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984458039296 |