O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jendreieck, Céres de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guérios, Ettiène
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8107
Resumo: O presente artigo tem por finalidade apresentar um recorte de uma pesquisa que investigou contribuições que um jogo educativo interdisciplinar proporcionou para o desenvolvimento de habilidades das disciplinas de matemática e geografia de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Os principais referenciais teóricos utilizados foram Grando (2000, 2004), Machado (2001, 2006) e Moura (1992, 2010) no que tange a dimensão lúdica. A pesquisa teve abordagem qualitativa e de intervenção. Os participantes foram 8 alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental.  As pesquisadoras criaram um jogo interdisciplinar que foi validado por uma equipe de profissionais da educação. Para a coleta de dados realizou-se uma atividade inicial, acompanhada de cinco partidas seguidas de cinco atividades diferentes com foco na resolução de situações-problema advindas do jogo e uma atividade final. Foi realizada uma observação sistemática in loco com posterior produção de narrativas, filmagem das partidas e das atividades após o jogo e registros das resoluções das atividades inicial e final. Para análise foi criado um método próprio para esta pesquisa, realizando-se uma triangulação dos instrumentos. Neste artigo será apresentada uma fração dos resultados obtidos e suas discussões.  Maria é o nome fictício de uma das participantes do jogo sendo a sua participação o foco desse artigo. Conclui-se que o jogo, com sua característica interdisciplinar, pode auxiliar professores nas aulas de matemática e de geografia, além de aliar aprendizagem matemática à aprendizagem de valores cidadãos, constituindo-se um produtivo recurso Educativo.
id UTFPR-13_44af6af9e2ef081456830450a5f93a47
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8107
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadaniaThe calculation of Maria: contributions of an interdisciplinary game for the development of citizenship7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem; 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de EnsinoInterdisciplinaridade; Jogo educativo; Ensino de matemática; Cidadania.Interdisciplinarity; Game. Mathematics teaching; Citizenship and MathematicsO presente artigo tem por finalidade apresentar um recorte de uma pesquisa que investigou contribuições que um jogo educativo interdisciplinar proporcionou para o desenvolvimento de habilidades das disciplinas de matemática e geografia de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Os principais referenciais teóricos utilizados foram Grando (2000, 2004), Machado (2001, 2006) e Moura (1992, 2010) no que tange a dimensão lúdica. A pesquisa teve abordagem qualitativa e de intervenção. Os participantes foram 8 alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental.  As pesquisadoras criaram um jogo interdisciplinar que foi validado por uma equipe de profissionais da educação. Para a coleta de dados realizou-se uma atividade inicial, acompanhada de cinco partidas seguidas de cinco atividades diferentes com foco na resolução de situações-problema advindas do jogo e uma atividade final. Foi realizada uma observação sistemática in loco com posterior produção de narrativas, filmagem das partidas e das atividades após o jogo e registros das resoluções das atividades inicial e final. Para análise foi criado um método próprio para esta pesquisa, realizando-se uma triangulação dos instrumentos. Neste artigo será apresentada uma fração dos resultados obtidos e suas discussões.  Maria é o nome fictício de uma das participantes do jogo sendo a sua participação o foco desse artigo. Conclui-se que o jogo, com sua característica interdisciplinar, pode auxiliar professores nas aulas de matemática e de geografia, além de aliar aprendizagem matemática à aprendizagem de valores cidadãos, constituindo-se um produtivo recurso Educativo.The purpose of this article is to present a review of a research that investigated contributions that an interdisciplinary educational game provided for the development of skills of the mathematics and geography subjects of students of the 3rd year of elementary school. The main theoretical references were Grando (2000, 2004), Machado (2001, 2006) and Moura (1992, 2010). The research developed was qualitative and interventional. The participants were 8 students enrolled in the 3rd year of Elementary School. For the development of the research, an interdisciplinary game was created by the researchers and validated by a team of education professionals. For the data collection, an initial activity was carried out, five games followed by five activities focused on solving problem situations arising from the game and a final activity. Systematic observation was performed in loco with subsequent production of narratives, filming of matches and activities after the game and records of the resolutions of the initial and final activities. For the analysis, a unique method was created for this research, with a triangulation of the instruments. In this article we will present a fraction of the results obtained and their discussions. It is concluded that the game, with its interdisciplinary characteristic, can help teachers in mathematics and geography classes, besides allying mathematical learning to learning values for citizenship, constituting an educational resource.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Jendreieck, Céres de OliveiraGuérios, Ettiène2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê TemáticoPesquisa de Intervençãoapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/810710.3895/actio.v3n3.8107ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 3 (2018); 489-505ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 3 (2018); 489-5052525-892310.3895/actio.v3n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8107/5797https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8107/5798Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:03Zoai:periodicos.utfpr:article/8107Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:03Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania
The calculation of Maria: contributions of an interdisciplinary game for the development of citizenship
title O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania
spellingShingle O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania
Jendreieck, Céres de Oliveira
7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem; 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
Interdisciplinaridade; Jogo educativo; Ensino de matemática; Cidadania.
Interdisciplinarity; Game. Mathematics teaching; Citizenship and Mathematics
title_short O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania
title_full O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania
title_fullStr O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania
title_full_unstemmed O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania
title_sort O cálculo de Maria: contribuições de um jogo interdisciplinar para o desenvolvimento da cidadania
author Jendreieck, Céres de Oliveira
author_facet Jendreieck, Céres de Oliveira
Guérios, Ettiène
author_role author
author2 Guérios, Ettiène
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Jendreieck, Céres de Oliveira
Guérios, Ettiène
dc.subject.por.fl_str_mv 7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem; 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
Interdisciplinaridade; Jogo educativo; Ensino de matemática; Cidadania.
Interdisciplinarity; Game. Mathematics teaching; Citizenship and Mathematics
topic 7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem; 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
Interdisciplinaridade; Jogo educativo; Ensino de matemática; Cidadania.
Interdisciplinarity; Game. Mathematics teaching; Citizenship and Mathematics
description O presente artigo tem por finalidade apresentar um recorte de uma pesquisa que investigou contribuições que um jogo educativo interdisciplinar proporcionou para o desenvolvimento de habilidades das disciplinas de matemática e geografia de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Os principais referenciais teóricos utilizados foram Grando (2000, 2004), Machado (2001, 2006) e Moura (1992, 2010) no que tange a dimensão lúdica. A pesquisa teve abordagem qualitativa e de intervenção. Os participantes foram 8 alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental.  As pesquisadoras criaram um jogo interdisciplinar que foi validado por uma equipe de profissionais da educação. Para a coleta de dados realizou-se uma atividade inicial, acompanhada de cinco partidas seguidas de cinco atividades diferentes com foco na resolução de situações-problema advindas do jogo e uma atividade final. Foi realizada uma observação sistemática in loco com posterior produção de narrativas, filmagem das partidas e das atividades após o jogo e registros das resoluções das atividades inicial e final. Para análise foi criado um método próprio para esta pesquisa, realizando-se uma triangulação dos instrumentos. Neste artigo será apresentada uma fração dos resultados obtidos e suas discussões.  Maria é o nome fictício de uma das participantes do jogo sendo a sua participação o foco desse artigo. Conclui-se que o jogo, com sua característica interdisciplinar, pode auxiliar professores nas aulas de matemática e de geografia, além de aliar aprendizagem matemática à aprendizagem de valores cidadãos, constituindo-se um produtivo recurso Educativo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê Temático
Pesquisa de Intervenção
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8107
10.3895/actio.v3n3.8107
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8107
identifier_str_mv 10.3895/actio.v3n3.8107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8107/5797
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8107/5798
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 3 (2018); 489-505
ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 3 (2018); 489-505
2525-8923
10.3895/actio.v3n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985777147904