Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Jhenyffer Nareski
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mann, Natalia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10790
Resumo: Este trabalho apresenta a experiência da aplicação de uma sequência didática (SD) na fase ‘intervenção pedagógico’, que compõe o Programa Residência Pedagógica fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa Nível Superior – Brasil (CAPES) edital 06/2018, em uma escola pública de Curitiba. O trabalho objetiva mostrar como foi a preparação das aulas e a avaliação das produções escritas pelos alunos. A sequência didática aplicada teve como norte o gênero de discurso crônica, e integrou estratégias lúdicas de ensino (mapa mental e jogo interativo), leitura de textos literários e produção de textos (escrita e reescrita) – contemplando, desta maneira, os 4 eixos de ensino de língua portuguesa (LP), segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a saber: leitura, análise linguística/semiótica, oralidade e produção de texto –, que foram aplicados em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental II, cuja turma, composta por 35 alunos, possuía a faixa etária de 11 a 12 anos. A SD teve como base teórica os elementos de preparação de aula e avaliação de textos de CASSANY (1999) e a proposta de sequência didática de Schneuwly e Dolz (2002/2004). Já os textos literários foram compostos por crônicas de autores brasileiros contemporâneos e consagrados como Marina Colasanti (1995) e Luís Fernando Veríssimo (2003), na qual a temática trabalhada foi o cotidiano coletivo. A mediação durou 4 aulas, incluindo a apresentação do gênero trabalhado, a leitura dos textos literários e as produções escritas, pautadas em recursos lúdicos. Os resultados desta aplicação reforçam a importância de uma sequência didática para o ensino de LP, sobretudo no que diz respeito ao docente saber avaliar um texto e, outrossim, os resultados mostram que o incentivo aos programas de inserção e imersão à docência, como o Residência Pedagógica, são significativos tanto para os alunos e professores da escola pública quanto para os residentes.
id UTFPR-13_5ea0ed3c00b8a3e8568afd07ca91dd6e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10790
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica8.00.00.00-2 Lingüística, Letras e Artes; 8.02.01.00-8 Língua Portuguesa.Ensino; Sequência Didática; Residência Pedagógica; Gêneros Textuais; Crônica.Este trabalho apresenta a experiência da aplicação de uma sequência didática (SD) na fase ‘intervenção pedagógico’, que compõe o Programa Residência Pedagógica fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa Nível Superior – Brasil (CAPES) edital 06/2018, em uma escola pública de Curitiba. O trabalho objetiva mostrar como foi a preparação das aulas e a avaliação das produções escritas pelos alunos. A sequência didática aplicada teve como norte o gênero de discurso crônica, e integrou estratégias lúdicas de ensino (mapa mental e jogo interativo), leitura de textos literários e produção de textos (escrita e reescrita) – contemplando, desta maneira, os 4 eixos de ensino de língua portuguesa (LP), segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a saber: leitura, análise linguística/semiótica, oralidade e produção de texto –, que foram aplicados em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental II, cuja turma, composta por 35 alunos, possuía a faixa etária de 11 a 12 anos. A SD teve como base teórica os elementos de preparação de aula e avaliação de textos de CASSANY (1999) e a proposta de sequência didática de Schneuwly e Dolz (2002/2004). Já os textos literários foram compostos por crônicas de autores brasileiros contemporâneos e consagrados como Marina Colasanti (1995) e Luís Fernando Veríssimo (2003), na qual a temática trabalhada foi o cotidiano coletivo. A mediação durou 4 aulas, incluindo a apresentação do gênero trabalhado, a leitura dos textos literários e as produções escritas, pautadas em recursos lúdicos. Os resultados desta aplicação reforçam a importância de uma sequência didática para o ensino de LP, sobretudo no que diz respeito ao docente saber avaliar um texto e, outrossim, os resultados mostram que o incentivo aos programas de inserção e imersão à docência, como o Residência Pedagógica, são significativos tanto para os alunos e professores da escola pública quanto para os residentes.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa Nível Superior – Brasil (CAPES)Evandro de Melo Catelão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).Correia, Jhenyffer NareskiMann, Natalia2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesEstudo exploratórioapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1079010.3895/actio.v1n1.10790ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; PôsterACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10790/6959Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:48Zoai:periodicos.utfpr:article/10790Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:48Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica
title Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica
spellingShingle Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica
Correia, Jhenyffer Nareski
8.00.00.00-2 Lingüística, Letras e Artes; 8.02.01.00-8 Língua Portuguesa.
Ensino; Sequência Didática; Residência Pedagógica; Gêneros Textuais; Crônica.
title_short Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica
title_full Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica
title_fullStr Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica
title_full_unstemmed Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica
title_sort Elementos para preparação e avaliação de textos em uma proposta de ensino do gênero crônica pelo programa residência pedagógica
author Correia, Jhenyffer Nareski
author_facet Correia, Jhenyffer Nareski
Mann, Natalia
author_role author
author2 Mann, Natalia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa Nível Superior – Brasil (CAPES)
Evandro de Melo Catelão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Jhenyffer Nareski
Mann, Natalia
dc.subject.por.fl_str_mv 8.00.00.00-2 Lingüística, Letras e Artes; 8.02.01.00-8 Língua Portuguesa.
Ensino; Sequência Didática; Residência Pedagógica; Gêneros Textuais; Crônica.
topic 8.00.00.00-2 Lingüística, Letras e Artes; 8.02.01.00-8 Língua Portuguesa.
Ensino; Sequência Didática; Residência Pedagógica; Gêneros Textuais; Crônica.
description Este trabalho apresenta a experiência da aplicação de uma sequência didática (SD) na fase ‘intervenção pedagógico’, que compõe o Programa Residência Pedagógica fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa Nível Superior – Brasil (CAPES) edital 06/2018, em uma escola pública de Curitiba. O trabalho objetiva mostrar como foi a preparação das aulas e a avaliação das produções escritas pelos alunos. A sequência didática aplicada teve como norte o gênero de discurso crônica, e integrou estratégias lúdicas de ensino (mapa mental e jogo interativo), leitura de textos literários e produção de textos (escrita e reescrita) – contemplando, desta maneira, os 4 eixos de ensino de língua portuguesa (LP), segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a saber: leitura, análise linguística/semiótica, oralidade e produção de texto –, que foram aplicados em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental II, cuja turma, composta por 35 alunos, possuía a faixa etária de 11 a 12 anos. A SD teve como base teórica os elementos de preparação de aula e avaliação de textos de CASSANY (1999) e a proposta de sequência didática de Schneuwly e Dolz (2002/2004). Já os textos literários foram compostos por crônicas de autores brasileiros contemporâneos e consagrados como Marina Colasanti (1995) e Luís Fernando Veríssimo (2003), na qual a temática trabalhada foi o cotidiano coletivo. A mediação durou 4 aulas, incluindo a apresentação do gênero trabalhado, a leitura dos textos literários e as produções escritas, pautadas em recursos lúdicos. Os resultados desta aplicação reforçam a importância de uma sequência didática para o ensino de LP, sobretudo no que diz respeito ao docente saber avaliar um texto e, outrossim, os resultados mostram que o incentivo aos programas de inserção e imersão à docência, como o Residência Pedagógica, são significativos tanto para os alunos e professores da escola pública quanto para os residentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Estudo exploratório
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10790
10.3895/actio.v1n1.10790
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10790
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10790/6959
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985474109440