Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda Rodrigues, Lara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Taborda de Andrade, Letícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10728
Resumo: O artigo foi inicialmente produzido no primeiro semestre de 2019 como um trabalho de conclusão para a disciplina de Projeto integrador: Tecnologia e Trabalho Docente, o qual tem como motivação as defasagens carregadas desde o Ensino Básico até o Ensino Superior em relação às capacidades de produção textual dos estudantes e da evidente necessidade de aprimoramento dessas habilidades. Nesse sentido, o presente trabalho tem como intuito realizar a análise, partindo dos critérios apresentados por Ribeiro (2010), do curso online Introdução ao texto acadêmico - 2ª edição, desenvolvido pela Profª. Drª. Silvana Silva pertencente ao repositório Lúmina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para tal, foi realizada em primeiro lugar uma revisão bibliográfica, que consistiu numa visita às concepções bakhtinianas de gênero (2011), à sistematização de tipologias textuais proposta por Koch e Fávero (1987) e às reflexões de Antunes (2003) sobre problemas gerais do ensino de produção textual na Educação Básica. Em seguida, empreendemos uma análise do objeto de aprendizagem, assim como a realização de uma proposta de intervenção didático-pedagógica, vinculada às atividades realizadas em disciplinas como a de Comunicação Oral e Escrita, ofertada semestralmente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), similar a outras tipicamente oferecidas no início dos cursos de graduação. Por fim, foram realizadas as análises e propostas, sugerindo aprimoramentos de diversas ordens, como de organização de conteúdo, de avaliação e de elementos técnicos da plataforma Lúmina.
id UTFPR-13_b8c4cfbdb73d4340b2607b4bca026bc4
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10728
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superiorLetras - Língua Portuguesa (8.02.01.00-8)objetos de aprendizagem; texto acadêmico; curso online; ensino de produção textual.O artigo foi inicialmente produzido no primeiro semestre de 2019 como um trabalho de conclusão para a disciplina de Projeto integrador: Tecnologia e Trabalho Docente, o qual tem como motivação as defasagens carregadas desde o Ensino Básico até o Ensino Superior em relação às capacidades de produção textual dos estudantes e da evidente necessidade de aprimoramento dessas habilidades. Nesse sentido, o presente trabalho tem como intuito realizar a análise, partindo dos critérios apresentados por Ribeiro (2010), do curso online Introdução ao texto acadêmico - 2ª edição, desenvolvido pela Profª. Drª. Silvana Silva pertencente ao repositório Lúmina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para tal, foi realizada em primeiro lugar uma revisão bibliográfica, que consistiu numa visita às concepções bakhtinianas de gênero (2011), à sistematização de tipologias textuais proposta por Koch e Fávero (1987) e às reflexões de Antunes (2003) sobre problemas gerais do ensino de produção textual na Educação Básica. Em seguida, empreendemos uma análise do objeto de aprendizagem, assim como a realização de uma proposta de intervenção didático-pedagógica, vinculada às atividades realizadas em disciplinas como a de Comunicação Oral e Escrita, ofertada semestralmente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), similar a outras tipicamente oferecidas no início dos cursos de graduação. Por fim, foram realizadas as análises e propostas, sugerindo aprimoramentos de diversas ordens, como de organização de conteúdo, de avaliação e de elementos técnicos da plataforma Lúmina.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Miranda Rodrigues, LaraTaborda de Andrade, Letícia2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1072810.3895/actio.v1n1.10728ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10728/6976Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:47Zoai:periodicos.utfpr:article/10728Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:47Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior
title Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior
spellingShingle Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior
Miranda Rodrigues, Lara
Letras - Língua Portuguesa (8.02.01.00-8)
objetos de aprendizagem; texto acadêmico; curso online; ensino de produção textual.
title_short Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior
title_full Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior
title_fullStr Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior
title_full_unstemmed Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior
title_sort Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior
author Miranda Rodrigues, Lara
author_facet Miranda Rodrigues, Lara
Taborda de Andrade, Letícia
author_role author
author2 Taborda de Andrade, Letícia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda Rodrigues, Lara
Taborda de Andrade, Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Letras - Língua Portuguesa (8.02.01.00-8)
objetos de aprendizagem; texto acadêmico; curso online; ensino de produção textual.
topic Letras - Língua Portuguesa (8.02.01.00-8)
objetos de aprendizagem; texto acadêmico; curso online; ensino de produção textual.
description O artigo foi inicialmente produzido no primeiro semestre de 2019 como um trabalho de conclusão para a disciplina de Projeto integrador: Tecnologia e Trabalho Docente, o qual tem como motivação as defasagens carregadas desde o Ensino Básico até o Ensino Superior em relação às capacidades de produção textual dos estudantes e da evidente necessidade de aprimoramento dessas habilidades. Nesse sentido, o presente trabalho tem como intuito realizar a análise, partindo dos critérios apresentados por Ribeiro (2010), do curso online Introdução ao texto acadêmico - 2ª edição, desenvolvido pela Profª. Drª. Silvana Silva pertencente ao repositório Lúmina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para tal, foi realizada em primeiro lugar uma revisão bibliográfica, que consistiu numa visita às concepções bakhtinianas de gênero (2011), à sistematização de tipologias textuais proposta por Koch e Fávero (1987) e às reflexões de Antunes (2003) sobre problemas gerais do ensino de produção textual na Educação Básica. Em seguida, empreendemos uma análise do objeto de aprendizagem, assim como a realização de uma proposta de intervenção didático-pedagógica, vinculada às atividades realizadas em disciplinas como a de Comunicação Oral e Escrita, ofertada semestralmente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), similar a outras tipicamente oferecidas no início dos cursos de graduação. Por fim, foram realizadas as análises e propostas, sugerindo aprimoramentos de diversas ordens, como de organização de conteúdo, de avaliação e de elementos técnicos da plataforma Lúmina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10728
10.3895/actio.v1n1.10728
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10728
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10728/6976
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984901586944