Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10728 |
Resumo: | O artigo foi inicialmente produzido no primeiro semestre de 2019 como um trabalho de conclusão para a disciplina de Projeto integrador: Tecnologia e Trabalho Docente, o qual tem como motivação as defasagens carregadas desde o Ensino Básico até o Ensino Superior em relação às capacidades de produção textual dos estudantes e da evidente necessidade de aprimoramento dessas habilidades. Nesse sentido, o presente trabalho tem como intuito realizar a análise, partindo dos critérios apresentados por Ribeiro (2010), do curso online Introdução ao texto acadêmico - 2ª edição, desenvolvido pela Profª. Drª. Silvana Silva pertencente ao repositório Lúmina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para tal, foi realizada em primeiro lugar uma revisão bibliográfica, que consistiu numa visita às concepções bakhtinianas de gênero (2011), à sistematização de tipologias textuais proposta por Koch e Fávero (1987) e às reflexões de Antunes (2003) sobre problemas gerais do ensino de produção textual na Educação Básica. Em seguida, empreendemos uma análise do objeto de aprendizagem, assim como a realização de uma proposta de intervenção didático-pedagógica, vinculada às atividades realizadas em disciplinas como a de Comunicação Oral e Escrita, ofertada semestralmente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), similar a outras tipicamente oferecidas no início dos cursos de graduação. Por fim, foram realizadas as análises e propostas, sugerindo aprimoramentos de diversas ordens, como de organização de conteúdo, de avaliação e de elementos técnicos da plataforma Lúmina. |
id |
UTFPR-13_b8c4cfbdb73d4340b2607b4bca026bc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10728 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superiorLetras - Língua Portuguesa (8.02.01.00-8)objetos de aprendizagem; texto acadêmico; curso online; ensino de produção textual.O artigo foi inicialmente produzido no primeiro semestre de 2019 como um trabalho de conclusão para a disciplina de Projeto integrador: Tecnologia e Trabalho Docente, o qual tem como motivação as defasagens carregadas desde o Ensino Básico até o Ensino Superior em relação às capacidades de produção textual dos estudantes e da evidente necessidade de aprimoramento dessas habilidades. Nesse sentido, o presente trabalho tem como intuito realizar a análise, partindo dos critérios apresentados por Ribeiro (2010), do curso online Introdução ao texto acadêmico - 2ª edição, desenvolvido pela Profª. Drª. Silvana Silva pertencente ao repositório Lúmina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para tal, foi realizada em primeiro lugar uma revisão bibliográfica, que consistiu numa visita às concepções bakhtinianas de gênero (2011), à sistematização de tipologias textuais proposta por Koch e Fávero (1987) e às reflexões de Antunes (2003) sobre problemas gerais do ensino de produção textual na Educação Básica. Em seguida, empreendemos uma análise do objeto de aprendizagem, assim como a realização de uma proposta de intervenção didático-pedagógica, vinculada às atividades realizadas em disciplinas como a de Comunicação Oral e Escrita, ofertada semestralmente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), similar a outras tipicamente oferecidas no início dos cursos de graduação. Por fim, foram realizadas as análises e propostas, sugerindo aprimoramentos de diversas ordens, como de organização de conteúdo, de avaliação e de elementos técnicos da plataforma Lúmina.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Miranda Rodrigues, LaraTaborda de Andrade, Letícia2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1072810.3895/actio.v1n1.10728ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10728/6976Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:47Zoai:periodicos.utfpr:article/10728Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:47Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior |
title |
Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior |
spellingShingle |
Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior Miranda Rodrigues, Lara Letras - Língua Portuguesa (8.02.01.00-8) objetos de aprendizagem; texto acadêmico; curso online; ensino de produção textual. |
title_short |
Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior |
title_full |
Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior |
title_fullStr |
Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior |
title_sort |
Introdução ao texto acadêmico: uma proposta de intervenção didático pedagógica no ensino superior |
author |
Miranda Rodrigues, Lara |
author_facet |
Miranda Rodrigues, Lara Taborda de Andrade, Letícia |
author_role |
author |
author2 |
Taborda de Andrade, Letícia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda Rodrigues, Lara Taborda de Andrade, Letícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras - Língua Portuguesa (8.02.01.00-8) objetos de aprendizagem; texto acadêmico; curso online; ensino de produção textual. |
topic |
Letras - Língua Portuguesa (8.02.01.00-8) objetos de aprendizagem; texto acadêmico; curso online; ensino de produção textual. |
description |
O artigo foi inicialmente produzido no primeiro semestre de 2019 como um trabalho de conclusão para a disciplina de Projeto integrador: Tecnologia e Trabalho Docente, o qual tem como motivação as defasagens carregadas desde o Ensino Básico até o Ensino Superior em relação às capacidades de produção textual dos estudantes e da evidente necessidade de aprimoramento dessas habilidades. Nesse sentido, o presente trabalho tem como intuito realizar a análise, partindo dos critérios apresentados por Ribeiro (2010), do curso online Introdução ao texto acadêmico - 2ª edição, desenvolvido pela Profª. Drª. Silvana Silva pertencente ao repositório Lúmina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para tal, foi realizada em primeiro lugar uma revisão bibliográfica, que consistiu numa visita às concepções bakhtinianas de gênero (2011), à sistematização de tipologias textuais proposta por Koch e Fávero (1987) e às reflexões de Antunes (2003) sobre problemas gerais do ensino de produção textual na Educação Básica. Em seguida, empreendemos uma análise do objeto de aprendizagem, assim como a realização de uma proposta de intervenção didático-pedagógica, vinculada às atividades realizadas em disciplinas como a de Comunicação Oral e Escrita, ofertada semestralmente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), similar a outras tipicamente oferecidas no início dos cursos de graduação. Por fim, foram realizadas as análises e propostas, sugerindo aprimoramentos de diversas ordens, como de organização de conteúdo, de avaliação e de elementos técnicos da plataforma Lúmina. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10728 10.3895/actio.v1n1.10728 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10728 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v1n1.10728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10728/6976 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984901586944 |