Jogos de tabuleiro de ciência: o que dizem os idealizadores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lyra, Sidcley
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dahmouche, Mônica Santos, Abreu, Fernanda de Avila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16653
Resumo: Neste artigo, delineamos a perspectiva dos criadores de jogos de tabuleiro com temática científica. Buscamos explorar o contexto de produção de três jogos, compreender a intencionalidade dos idealizadores para os jogos desenvolvidos e avaliar se as expectativas foram alcançadas. A pesquisa de caráter qualiquantitativo foi realizada com oito produtores de três jogos educativos: “Batalha de Micróbios”, “Imune – Série Vírus” e “Microvilões em Ação”. A intencionalidade na idealização foi investigada por meio de análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas e aplicação da ferramenta teórico-metodológica “Indicadores de Alfabetização Científica” nos três jogos. A análise de conteúdo das entrevistas, feita na perspectiva da Alfabetização Científica em cotejo com a Divulgação Científica, permitiu identificar presença e ausência de atributos relevantes nestes materiais. Constatamos a tendência à priorização do conhecimento científico e diferentes formas de interação – física, estética-afetiva e cognitiva – em todos os jogos. A interface social também foi um atributo presente, principalmente para apresentar o impacto da Ciência na sociedade. Por outro lado, o papel institucional, influência da economia e política na Ciência, contexto histórico e de fomento à Ciência foram negligenciados. Este resultado e a análise detalhada de outros atributos podem contribuir para uma mudança de cenário na produção de jogos educativos. Mostramos que é necessário planejar a produção de jogos com temática científica de forma a compreender outros aspectos da Divulgação Científica, como o papel das instituições e dos pesquisadores brasileiros, todos relevantes no contexto da Alfabetização e Divulgação Científica. Além de direcionar a criação, este artigo pode contribuir para a utilização de jogos de Ciência de forma significativa e eficiente com intenções educacionais em ambientes formais e não-formais de educação. Por fim, concluímos que os jogos analisados neste artigo foram desenvolvidos de forma a estimular a compreensão e a discussão de temas científicos relacionados ao cotidiano dos jogadores e, portanto, apresentam potencial educativo e pedagógico em ações de Divulgação Científica em ambientes formais e não-formais de educação.
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spelling Jogos de tabuleiro de ciência: o que dizem os idealizadores?Science board games: what do the creators say?Divulgação CientíficaAlfabetização Científica; Indicadores de Alfabetização Científica; Jogo Educativo; Jogo de Ciência; Divulgação CientíficaScientific Literacy; Indicators of Scientific Literacy; Educational Game; Science Game; Scientific CommunicationNeste artigo, delineamos a perspectiva dos criadores de jogos de tabuleiro com temática científica. Buscamos explorar o contexto de produção de três jogos, compreender a intencionalidade dos idealizadores para os jogos desenvolvidos e avaliar se as expectativas foram alcançadas. A pesquisa de caráter qualiquantitativo foi realizada com oito produtores de três jogos educativos: “Batalha de Micróbios”, “Imune – Série Vírus” e “Microvilões em Ação”. A intencionalidade na idealização foi investigada por meio de análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas e aplicação da ferramenta teórico-metodológica “Indicadores de Alfabetização Científica” nos três jogos. A análise de conteúdo das entrevistas, feita na perspectiva da Alfabetização Científica em cotejo com a Divulgação Científica, permitiu identificar presença e ausência de atributos relevantes nestes materiais. Constatamos a tendência à priorização do conhecimento científico e diferentes formas de interação – física, estética-afetiva e cognitiva – em todos os jogos. A interface social também foi um atributo presente, principalmente para apresentar o impacto da Ciência na sociedade. Por outro lado, o papel institucional, influência da economia e política na Ciência, contexto histórico e de fomento à Ciência foram negligenciados. Este resultado e a análise detalhada de outros atributos podem contribuir para uma mudança de cenário na produção de jogos educativos. Mostramos que é necessário planejar a produção de jogos com temática científica de forma a compreender outros aspectos da Divulgação Científica, como o papel das instituições e dos pesquisadores brasileiros, todos relevantes no contexto da Alfabetização e Divulgação Científica. Além de direcionar a criação, este artigo pode contribuir para a utilização de jogos de Ciência de forma significativa e eficiente com intenções educacionais em ambientes formais e não-formais de educação. Por fim, concluímos que os jogos analisados neste artigo foram desenvolvidos de forma a estimular a compreensão e a discussão de temas científicos relacionados ao cotidiano dos jogadores e, portanto, apresentam potencial educativo e pedagógico em ações de Divulgação Científica em ambientes formais e não-formais de educação.In this article, we outline the perspective of board game creators with a scientific theme. We seek to understand the intentions of the creators for the developed games and evaluate whether the expectations were met. The qualitative-quantitative research was conducted with eight producers of three educational games, "Batalha de Micróbios", "Imune –Serie Virus," and "Microvilões em Ação". The intentionality in idealization was investigated through content analysis of semi-structured interviews and application of the theoretical-methodological tool "Indicators of Scientific Literacy" concerning the three games. The content analysis, carried out from the perspective of Scientific Literacy in comparison with Scientific Communication, allowed us to identify the presence and absence of relevant attributes in these materials. We found a tendency to prioritize scientific knowledge and different forms of interaction – physical, aesthetic-affective, and cognitive – in all games. The social interface was also a present attribute, mainly to present the impact of Science in society. On the other hand, the institutional role, influence of the economy and politics on Science, historical context, and science promotion were neglected. This result and the detailed analysis of other attributes can contribute to a change in the scenario of educational game production. We have shown that it is necessary to plan the production of games with a scientific theme in a way that comprises other aspects of Scientific Communication, such as the role of Brazilian institutions and researchers, all relevant in the context of Scientific Literacy and Communication. In addition to directing creation, this article can contribute to the use of Science games in a meaningful and effective way with educational intentions in formal and non-formal education environments. Finally, we conclude that the games analyzed in this article were developed to stimulate the understanding and discussion of scientific topics related to the players' daily lives and therefore present educational and pedagogical potential in Scientific Communication actions in formal and non-formal education environments.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPES, CNPq, FAPERJLyra, SidcleyDahmouche, Mônica SantosAbreu, Fernanda de Avila2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1665310.3895/actio.v8n3.16653ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 3 (2023); 1-27ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 3 (2023); 1-272525-892310.3895/actio.v8n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16653/9976https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16653/10081https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16653/3014Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-01T16:51:44Zoai:periodicos.utfpr:article/16653Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2024-02-01T16:51:44Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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