A fotografia científica e as atividades experimentais: livros didáticos de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vogt, Catherine Flor Geraldi
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cecatto, Ana Julia, Cunha, Marcia Borin da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6827
Resumo: A fotografia é uma linguagem não verbal que contribui para a exposição de pesquisas teóricas e aplicadas, em manifestações artístico-culturais e como coadjuvante eficaz em inúmeras descobertas científico-tecnológicas. No ensino regular de Ciências, em especial em experimentos, a fotografia pode ser utilizada como meio eficaz de observação e também para o registro de fenômenos. Este trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar imagens (fotografias) e textos presentes nas atividades experimentais de livros didáticos de Química, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. Em especial queremos investigar o modo como as fotografias são apresentadas e a validade do seu uso para a experimentação em Química, quando elas vêm acompanhando os textos referentes à condução dos experimentos. Após selecionar todos os experimentos presentes em todos os volumes das quatro coleções do PNLD foi realizada a análise dos textos e das imagens, considerando a definição de categorias de análise. Esses dados foram quantificados e tabelados para a análise de acordo com as categorias. Os resultados indicam que os autores não priorizam a utilização da fotografia como meio de observar fenômenos e analisar etapas de um experimento. Foi observado que a fotografia é utilizada apenas para ilustrar uma etapa do experimento, não fazendo parte do processo mais elaborado de ensino e aprendizagem. Dessa maneira, aponta-se a necessidade de os autores de livros didáticos considerarem a fotografia científica como recurso pedagógico, visto que esta pode contribuir para a compreensão do conhecimento científico.
id UTFPR-13_7926372380860916742e6c5ab0334d7a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6827
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling A fotografia científica e as atividades experimentais: livros didáticos de químicaScientific photography and experimental activities: didactic books of chemistryEnsino; Ensino de CiênciasLivros didáticos; Fotografias; Química; Ensino de Química; Experimentos.Didactic Books; Chemistry; Chemistry Education; Photos; ExperimentsA fotografia é uma linguagem não verbal que contribui para a exposição de pesquisas teóricas e aplicadas, em manifestações artístico-culturais e como coadjuvante eficaz em inúmeras descobertas científico-tecnológicas. No ensino regular de Ciências, em especial em experimentos, a fotografia pode ser utilizada como meio eficaz de observação e também para o registro de fenômenos. Este trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar imagens (fotografias) e textos presentes nas atividades experimentais de livros didáticos de Química, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. Em especial queremos investigar o modo como as fotografias são apresentadas e a validade do seu uso para a experimentação em Química, quando elas vêm acompanhando os textos referentes à condução dos experimentos. Após selecionar todos os experimentos presentes em todos os volumes das quatro coleções do PNLD foi realizada a análise dos textos e das imagens, considerando a definição de categorias de análise. Esses dados foram quantificados e tabelados para a análise de acordo com as categorias. Os resultados indicam que os autores não priorizam a utilização da fotografia como meio de observar fenômenos e analisar etapas de um experimento. Foi observado que a fotografia é utilizada apenas para ilustrar uma etapa do experimento, não fazendo parte do processo mais elaborado de ensino e aprendizagem. Dessa maneira, aponta-se a necessidade de os autores de livros didáticos considerarem a fotografia científica como recurso pedagógico, visto que esta pode contribuir para a compreensão do conhecimento científico.Photography is a non-verbal language that contributes to the exposition of theoretical research, artistic-cultural manifestations and as an effective adjunct in numerous scientific-technological discoveries. In regular science teaching, especially in experiments, photography can be used as an effective means for observation and also for the recording of phenomena. This research aims to analyze images (photographs) and texts present in the experimental activities of Chemistry textbooks, approved by the National Program of Textbooks (PNLD) 2015. In particular, we want to investigate the way in which the photographs are presented and the validity of their use for the experimentation in Chemistry, when these are accompanying the texts referring to the conduction of the experiments. After selecting all the experiments present in all volumes of the four PNLD collections, we then proceeded to the analysis of texts and images, considering the definition of categories of analysis. These data were quantified and tabulated, for the analysis according to the categories. The results indicate that the authors do not prioritize the use of photography as a means of observing phenomena and analyzing stages of an experiment. We observed that photography is used only to illustrate a stage of the experiment, not being part of the more elaborate process of teaching and learning. In this way, we point out the need of textbook authors to consider scientific photography as a pedagogical resource, since they can contribute to the understanding of scientific knowledge.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual Oeste do Paraná.Vogt, Catherine Flor GeraldiCecatto, Ana JuliaCunha, Marcia Borin da2018-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoponto de vista; tipo; métodoapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/682710.3895/actio.v3n1.6827ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 1 (2018); 56-74ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 1 (2018); 56-742525-892310.3895/actio.v3n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6827/4816https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6827/5135Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:08Zoai:periodicos.utfpr:article/6827Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:08Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A fotografia científica e as atividades experimentais: livros didáticos de química
Scientific photography and experimental activities: didactic books of chemistry
title A fotografia científica e as atividades experimentais: livros didáticos de química
spellingShingle A fotografia científica e as atividades experimentais: livros didáticos de química
Vogt, Catherine Flor Geraldi
Ensino; Ensino de Ciências
Livros didáticos; Fotografias; Química; Ensino de Química; Experimentos.
Didactic Books; Chemistry; Chemistry Education; Photos; Experiments
title_short A fotografia científica e as atividades experimentais: livros didáticos de química
title_full A fotografia científica e as atividades experimentais: livros didáticos de química
title_fullStr A fotografia científica e as atividades experimentais: livros didáticos de química
title_full_unstemmed A fotografia científica e as atividades experimentais: livros didáticos de química
title_sort A fotografia científica e as atividades experimentais: livros didáticos de química
author Vogt, Catherine Flor Geraldi
author_facet Vogt, Catherine Flor Geraldi
Cecatto, Ana Julia
Cunha, Marcia Borin da
author_role author
author2 Cecatto, Ana Julia
Cunha, Marcia Borin da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual Oeste do Paraná.

dc.contributor.author.fl_str_mv Vogt, Catherine Flor Geraldi
Cecatto, Ana Julia
Cunha, Marcia Borin da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Ensino de Ciências
Livros didáticos; Fotografias; Química; Ensino de Química; Experimentos.
Didactic Books; Chemistry; Chemistry Education; Photos; Experiments
topic Ensino; Ensino de Ciências
Livros didáticos; Fotografias; Química; Ensino de Química; Experimentos.
Didactic Books; Chemistry; Chemistry Education; Photos; Experiments
description A fotografia é uma linguagem não verbal que contribui para a exposição de pesquisas teóricas e aplicadas, em manifestações artístico-culturais e como coadjuvante eficaz em inúmeras descobertas científico-tecnológicas. No ensino regular de Ciências, em especial em experimentos, a fotografia pode ser utilizada como meio eficaz de observação e também para o registro de fenômenos. Este trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar imagens (fotografias) e textos presentes nas atividades experimentais de livros didáticos de Química, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. Em especial queremos investigar o modo como as fotografias são apresentadas e a validade do seu uso para a experimentação em Química, quando elas vêm acompanhando os textos referentes à condução dos experimentos. Após selecionar todos os experimentos presentes em todos os volumes das quatro coleções do PNLD foi realizada a análise dos textos e das imagens, considerando a definição de categorias de análise. Esses dados foram quantificados e tabelados para a análise de acordo com as categorias. Os resultados indicam que os autores não priorizam a utilização da fotografia como meio de observar fenômenos e analisar etapas de um experimento. Foi observado que a fotografia é utilizada apenas para ilustrar uma etapa do experimento, não fazendo parte do processo mais elaborado de ensino e aprendizagem. Dessa maneira, aponta-se a necessidade de os autores de livros didáticos considerarem a fotografia científica como recurso pedagógico, visto que esta pode contribuir para a compreensão do conhecimento científico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
ponto de vista; tipo; método
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6827
10.3895/actio.v3n1.6827
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6827
identifier_str_mv 10.3895/actio.v3n1.6827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6827/4816
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6827/5135
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 1 (2018); 56-74
ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 1 (2018); 56-74
2525-8923
10.3895/actio.v3n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984385687552