Proposição de problemas por estudantes do 5º ano: uma análise da complexidade dos problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Allevato, Norma Suely Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Possamai, Janaína Poffo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17605
Resumo: A proposição de problemas matemáticos tem sido objeto de pesquisas recentes, analisando diferentes aspectos que mobilizam a atividade em sala de aula e promovem o envolvimento dos estudantes. Neste artigo tem-se o intuito de compreender como estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental interpretam a demanda de criar um problema fácil, um moderado e um difícil, tendo uma tabela de dados como elemento disparador. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, a partir de uma prática educativa de proposição de problemas desenvolvida com 33 estudantes, na qual foi solicitado que propusessem problemas de diferentes níveis de dificuldades para seus colegas resolverem. Os resultados do estudo de caso decorrente dessa prática indicam que os estudantes relacionam o nível de dificuldade à operação envolvida no problema, à quantidade de operações que precisam ser realizadas e à grandeza dos números. Segundo esses parâmetros, a complexidade dos problemas foi avançando conforme o nível de dificuldade solicitado aos elaboradores. Porém, assim como indicado e avaliado pelos colegas que resolveram os problemas, o nível de dificuldade não foi substancialmente ampliado do problema fácil para o médio, mas a qualidade dos problemas melhorou consideravelmente nos problemas difíceis.
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spelling Proposição de problemas por estudantes do 5º ano: uma análise da complexidade dos problemasProblem posing by 5th grade students: an analysis of problem complexityEnsino de MatemáticaProposição de Problemas; Resolução de Problemas; Ensino de MatemáticaProblem posing; Problem solving; Mathematics teachingA proposição de problemas matemáticos tem sido objeto de pesquisas recentes, analisando diferentes aspectos que mobilizam a atividade em sala de aula e promovem o envolvimento dos estudantes. Neste artigo tem-se o intuito de compreender como estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental interpretam a demanda de criar um problema fácil, um moderado e um difícil, tendo uma tabela de dados como elemento disparador. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, a partir de uma prática educativa de proposição de problemas desenvolvida com 33 estudantes, na qual foi solicitado que propusessem problemas de diferentes níveis de dificuldades para seus colegas resolverem. Os resultados do estudo de caso decorrente dessa prática indicam que os estudantes relacionam o nível de dificuldade à operação envolvida no problema, à quantidade de operações que precisam ser realizadas e à grandeza dos números. Segundo esses parâmetros, a complexidade dos problemas foi avançando conforme o nível de dificuldade solicitado aos elaboradores. Porém, assim como indicado e avaliado pelos colegas que resolveram os problemas, o nível de dificuldade não foi substancialmente ampliado do problema fácil para o médio, mas a qualidade dos problemas melhorou consideravelmente nos problemas difíceis.The posing of mathematical problems has been the subject of recent research, analyzing different aspects that mobilize classroom activity and promote student engagement. This article aims to understand how 5th grade students interpret the demand to create an easy, a moderate and a difficult problem, with a data table as a trigger element. To this end, a qualitative study, based on a case study with two classes, analyzed an educational practice of problem posing developed with 33 students, in which they were asked to pose problems of different levels of difficulty for their colleagues to solve.  The results indicate that students relate the level of difficulty to the operation involved in the problem, the number of operations that need to be performed and the magnitude of the numbers. According to these parameters, the complexity of the problems developed advanced according to the level of difficulty, but as indicated and evaluated by the colleagues who solved the problems, the level of difficulty was not substantially increased from easy to medium, but the quality of the problems improved considerably in the difficult problems.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Allevato, Norma Suely GomesPossamai, Janaína Poffo2023-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1760510.3895/actio.v8n3.17605ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 3 (2023); 1-17ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 3 (2023); 1-172525-892310.3895/actio.v8n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17605/9938Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-28T17:21:41Zoai:periodicos.utfpr:article/17605Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-12-28T17:21:41Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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