Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Terezinha Marisa Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Amaral, Carmem Lúcia Costa, Santos, Cintia Aparecida Bento dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14381
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa do tipo estado da arte envolvendo a Educação Ambiental e o ensino de Matemática. Para a coleta de dados foram utilizadas as dissertações e teses defendidas no período de 1998 a 2020 publicadas no banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resumos foram analisadas utilizando como referencial metodológico Fiorentini (2002). A análise foi norteada pelos seguintes descritores: qualidade do resumo; instituição de origem; área de titulação do pós-graduando e do orientador; nível escolar; e focos e subfocos temáticos. Foram encontradas 27 pesquisas. Os resultados evidenciaram que a maioria dos resumos foram construídos de forma incompleta, e que, as regiões que mais desenvolveram pesquisas envolvendo as duas temáticas foram a sul e a sudeste, os orientadores em geral, não são da área de matemática embora os pós-graduandos tenham formação nessa área. Quanto ao nível escolar, as pesquisas foram aplicadas nos três níveis de ensino e foram encontrados três focos: aplicação da pesquisa, tendência metodológica e estratégia de ensino. A partir dos resultados pode-se concluir que é preciso investir na formação de mestres e doutores que privilegiem a Matemática como parte integrante do contexto ambiental.
id UTFPR-13_9b930c957e57304cf0e22403b4a0c20c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14381
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020)Research involving Environmental education and mathematics teaching: the state of the art in theses and dissertations (1998 - 2020)Educação; EnsinoEnsino de Matemática; Educação Ambiental; Mapeamento de pesquisasMathematics teaching; Environmental education; Research mappingEste trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa do tipo estado da arte envolvendo a Educação Ambiental e o ensino de Matemática. Para a coleta de dados foram utilizadas as dissertações e teses defendidas no período de 1998 a 2020 publicadas no banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resumos foram analisadas utilizando como referencial metodológico Fiorentini (2002). A análise foi norteada pelos seguintes descritores: qualidade do resumo; instituição de origem; área de titulação do pós-graduando e do orientador; nível escolar; e focos e subfocos temáticos. Foram encontradas 27 pesquisas. Os resultados evidenciaram que a maioria dos resumos foram construídos de forma incompleta, e que, as regiões que mais desenvolveram pesquisas envolvendo as duas temáticas foram a sul e a sudeste, os orientadores em geral, não são da área de matemática embora os pós-graduandos tenham formação nessa área. Quanto ao nível escolar, as pesquisas foram aplicadas nos três níveis de ensino e foram encontrados três focos: aplicação da pesquisa, tendência metodológica e estratégia de ensino. A partir dos resultados pode-se concluir que é preciso investir na formação de mestres e doutores que privilegiem a Matemática como parte integrante do contexto ambiental.The purpose of the present work is to present a research of state-of-the-art kind involving Environmental Education and Mathematics teaching. The data were collected from dissertations and theses defended from 1998 to 2020, published on Bank of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. The Abstracts were analysed using Fiorentini (2020) as a methodological reference. The analysis was based on the following descriptors: Abstract quality; home institution; post-graduate’s and advisor’s area of study; school level; theme focuses, and sub focuses. Twenty-seven researches were found. The results showed that most of Abstracts were incompletely built, and the South and Southeast regions were the ones that developed the most researches involving both themes. In general, the advisors do not work on Mathematics, however the post-graduates have majored in such area. Regarding school level, the researches were applied on the three teaching levels and three focuses were found: research application, methodological trend and teaching strategy. From the results obtained it is possible to conclude that it is necessary to invest in the education of masters and doctors who privilege Mathematics as an integral part of environmental context.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Capesde Oliveira, Terezinha Marisa RibeiroAmaral, Carmem Lúcia CostaSantos, Cintia Aparecida Bento dos2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1438110.3895/actio.v6n2.14381ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-18ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-182525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14381/8512https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14381/2325Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:27Zoai:periodicos.utfpr:article/14381Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:27Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020)
Research involving Environmental education and mathematics teaching: the state of the art in theses and dissertations (1998 - 2020)
title Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020)
spellingShingle Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020)
de Oliveira, Terezinha Marisa Ribeiro
Educação; Ensino
Ensino de Matemática; Educação Ambiental; Mapeamento de pesquisas
Mathematics teaching; Environmental education; Research mapping
title_short Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020)
title_full Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020)
title_fullStr Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020)
title_full_unstemmed Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020)
title_sort Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020)
author de Oliveira, Terezinha Marisa Ribeiro
author_facet de Oliveira, Terezinha Marisa Ribeiro
Amaral, Carmem Lúcia Costa
Santos, Cintia Aparecida Bento dos
author_role author
author2 Amaral, Carmem Lúcia Costa
Santos, Cintia Aparecida Bento dos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes

dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Terezinha Marisa Ribeiro
Amaral, Carmem Lúcia Costa
Santos, Cintia Aparecida Bento dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino
Ensino de Matemática; Educação Ambiental; Mapeamento de pesquisas
Mathematics teaching; Environmental education; Research mapping
topic Educação; Ensino
Ensino de Matemática; Educação Ambiental; Mapeamento de pesquisas
Mathematics teaching; Environmental education; Research mapping
description Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa do tipo estado da arte envolvendo a Educação Ambiental e o ensino de Matemática. Para a coleta de dados foram utilizadas as dissertações e teses defendidas no período de 1998 a 2020 publicadas no banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resumos foram analisadas utilizando como referencial metodológico Fiorentini (2002). A análise foi norteada pelos seguintes descritores: qualidade do resumo; instituição de origem; área de titulação do pós-graduando e do orientador; nível escolar; e focos e subfocos temáticos. Foram encontradas 27 pesquisas. Os resultados evidenciaram que a maioria dos resumos foram construídos de forma incompleta, e que, as regiões que mais desenvolveram pesquisas envolvendo as duas temáticas foram a sul e a sudeste, os orientadores em geral, não são da área de matemática embora os pós-graduandos tenham formação nessa área. Quanto ao nível escolar, as pesquisas foram aplicadas nos três níveis de ensino e foram encontrados três focos: aplicação da pesquisa, tendência metodológica e estratégia de ensino. A partir dos resultados pode-se concluir que é preciso investir na formação de mestres e doutores que privilegiem a Matemática como parte integrante do contexto ambiental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Pesquisa Bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14381
10.3895/actio.v6n2.14381
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14381
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n2.14381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14381/8512
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14381/2325
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-18
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-18
2525-8923
10.3895/actio.v6n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984450699264