Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14381 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa do tipo estado da arte envolvendo a Educação Ambiental e o ensino de Matemática. Para a coleta de dados foram utilizadas as dissertações e teses defendidas no período de 1998 a 2020 publicadas no banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resumos foram analisadas utilizando como referencial metodológico Fiorentini (2002). A análise foi norteada pelos seguintes descritores: qualidade do resumo; instituição de origem; área de titulação do pós-graduando e do orientador; nível escolar; e focos e subfocos temáticos. Foram encontradas 27 pesquisas. Os resultados evidenciaram que a maioria dos resumos foram construídos de forma incompleta, e que, as regiões que mais desenvolveram pesquisas envolvendo as duas temáticas foram a sul e a sudeste, os orientadores em geral, não são da área de matemática embora os pós-graduandos tenham formação nessa área. Quanto ao nível escolar, as pesquisas foram aplicadas nos três níveis de ensino e foram encontrados três focos: aplicação da pesquisa, tendência metodológica e estratégia de ensino. A partir dos resultados pode-se concluir que é preciso investir na formação de mestres e doutores que privilegiem a Matemática como parte integrante do contexto ambiental. |
id |
UTFPR-13_9b930c957e57304cf0e22403b4a0c20c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14381 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020)Research involving Environmental education and mathematics teaching: the state of the art in theses and dissertations (1998 - 2020)Educação; EnsinoEnsino de Matemática; Educação Ambiental; Mapeamento de pesquisasMathematics teaching; Environmental education; Research mappingEste trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa do tipo estado da arte envolvendo a Educação Ambiental e o ensino de Matemática. Para a coleta de dados foram utilizadas as dissertações e teses defendidas no período de 1998 a 2020 publicadas no banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resumos foram analisadas utilizando como referencial metodológico Fiorentini (2002). A análise foi norteada pelos seguintes descritores: qualidade do resumo; instituição de origem; área de titulação do pós-graduando e do orientador; nível escolar; e focos e subfocos temáticos. Foram encontradas 27 pesquisas. Os resultados evidenciaram que a maioria dos resumos foram construídos de forma incompleta, e que, as regiões que mais desenvolveram pesquisas envolvendo as duas temáticas foram a sul e a sudeste, os orientadores em geral, não são da área de matemática embora os pós-graduandos tenham formação nessa área. Quanto ao nível escolar, as pesquisas foram aplicadas nos três níveis de ensino e foram encontrados três focos: aplicação da pesquisa, tendência metodológica e estratégia de ensino. A partir dos resultados pode-se concluir que é preciso investir na formação de mestres e doutores que privilegiem a Matemática como parte integrante do contexto ambiental.The purpose of the present work is to present a research of state-of-the-art kind involving Environmental Education and Mathematics teaching. The data were collected from dissertations and theses defended from 1998 to 2020, published on Bank of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. The Abstracts were analysed using Fiorentini (2020) as a methodological reference. The analysis was based on the following descriptors: Abstract quality; home institution; post-graduate’s and advisor’s area of study; school level; theme focuses, and sub focuses. Twenty-seven researches were found. The results showed that most of Abstracts were incompletely built, and the South and Southeast regions were the ones that developed the most researches involving both themes. In general, the advisors do not work on Mathematics, however the post-graduates have majored in such area. Regarding school level, the researches were applied on the three teaching levels and three focuses were found: research application, methodological trend and teaching strategy. From the results obtained it is possible to conclude that it is necessary to invest in the education of masters and doctors who privilege Mathematics as an integral part of environmental context.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Capesde Oliveira, Terezinha Marisa RibeiroAmaral, Carmem Lúcia CostaSantos, Cintia Aparecida Bento dos2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1438110.3895/actio.v6n2.14381ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-18ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-182525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14381/8512https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14381/2325Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:27Zoai:periodicos.utfpr:article/14381Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:27Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020) Research involving Environmental education and mathematics teaching: the state of the art in theses and dissertations (1998 - 2020) |
title |
Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020) |
spellingShingle |
Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020) de Oliveira, Terezinha Marisa Ribeiro Educação; Ensino Ensino de Matemática; Educação Ambiental; Mapeamento de pesquisas Mathematics teaching; Environmental education; Research mapping |
title_short |
Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020) |
title_full |
Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020) |
title_fullStr |
Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020) |
title_full_unstemmed |
Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020) |
title_sort |
Pesquisa envolvendo educação ambiental e o ensino de matemática: o estado da arte em teses e dissertações (1998-2020) |
author |
de Oliveira, Terezinha Marisa Ribeiro |
author_facet |
de Oliveira, Terezinha Marisa Ribeiro Amaral, Carmem Lúcia Costa Santos, Cintia Aparecida Bento dos |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Carmem Lúcia Costa Santos, Cintia Aparecida Bento dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Terezinha Marisa Ribeiro Amaral, Carmem Lúcia Costa Santos, Cintia Aparecida Bento dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino Ensino de Matemática; Educação Ambiental; Mapeamento de pesquisas Mathematics teaching; Environmental education; Research mapping |
topic |
Educação; Ensino Ensino de Matemática; Educação Ambiental; Mapeamento de pesquisas Mathematics teaching; Environmental education; Research mapping |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa do tipo estado da arte envolvendo a Educação Ambiental e o ensino de Matemática. Para a coleta de dados foram utilizadas as dissertações e teses defendidas no período de 1998 a 2020 publicadas no banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resumos foram analisadas utilizando como referencial metodológico Fiorentini (2002). A análise foi norteada pelos seguintes descritores: qualidade do resumo; instituição de origem; área de titulação do pós-graduando e do orientador; nível escolar; e focos e subfocos temáticos. Foram encontradas 27 pesquisas. Os resultados evidenciaram que a maioria dos resumos foram construídos de forma incompleta, e que, as regiões que mais desenvolveram pesquisas envolvendo as duas temáticas foram a sul e a sudeste, os orientadores em geral, não são da área de matemática embora os pós-graduandos tenham formação nessa área. Quanto ao nível escolar, as pesquisas foram aplicadas nos três níveis de ensino e foram encontrados três focos: aplicação da pesquisa, tendência metodológica e estratégia de ensino. A partir dos resultados pode-se concluir que é preciso investir na formação de mestres e doutores que privilegiem a Matemática como parte integrante do contexto ambiental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Pesquisa Bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14381 10.3895/actio.v6n2.14381 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14381 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v6n2.14381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14381/8512 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14381/2325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-18 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-18 2525-8923 10.3895/actio.v6n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984450699264 |