Tendências e intendências das pesquisas realizadas pelo GPINTEDUC: constatações e percepções dos estudos mediante um mapeamento sistemático de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Marcelo Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Loss, Taniele, Pszybylski, Rafael Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14552
Resumo: Este artigo apresenta um mapeamento sistemático de literatura das publicações realizadas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC) a partir do ano de 2017, concomitantemente ingresso ao Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba. A pesquisa teve como objetivo mapear os estudos dos integrantes do GPINTEDUC, que são acadêmicos ou egressos do PPGFCET, buscando diagnosticar as tendências e intendências das pesquisas publicadas pelos participantes do grupo. A mesma foi realizada no mês de abril de 2021 mediante consulta ao currículo lattes dos participantes do grupo de pesquisa. Após procedimentos metodológicos, levantou-se 65 publicações que foram categorizadas em cinco focos temáticos: Formação de professores, Ensino de Ciências, Educação Matemática, Pesquisas inventariantes e Produção teórica. Os resultados apontam publicações direcionadas a periódicos científicos, anais de congressos, livros, pesquisas acadêmicas e produtos educacionais, concentrando-se a investigar e a fomentar o uso de tecnologias digitais como App Inventor, Objetos de Aprendizagem, Scratch, Kahoot, Programaê!, GeoGebra e Realidade Aumentada aos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática e de Ciências aos diferentes níveis de ensino da educação básica e superior. Do mesmo modo, nota-se que algumas são pautadas em metodologias como a gamificação e em teorias de aprendizagens como o Construcionismo e a Aprendizagem Significativa, indicando promoção da aprendizagem e um ambiente educacional diferenciado e dinâmico. Ademais, percebe-se trabalhos que não abarcam o uso dessas tecnologias em práticas pedagógicas, expondo novos rumos para metodologias investigativas por meio de materiais concretos. À vista disso, constata-se que a tendência de estudos do GPINTEDUC abarca investigações quanto a criação, uso e reuso de Aplicativos Educacionais Móveis e de Objetos de Aprendizagem direcionados aos processos educativos de Matemática e de Ciências. Nesse fluxo, ensaiam-se estudos quanto ao uso de jogos, gamificação e programação visual à formação docente. Por fim, inteira-se que esta metodologia inventariante é flexível, podendo ser adequada por outros pesquisadores e resultar em dados diferenciados dos apresentados nesta pesquisa.
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A pesquisa teve como objetivo mapear os estudos dos integrantes do GPINTEDUC, que são acadêmicos ou egressos do PPGFCET, buscando diagnosticar as tendências e intendências das pesquisas publicadas pelos participantes do grupo. A mesma foi realizada no mês de abril de 2021 mediante consulta ao currículo lattes dos participantes do grupo de pesquisa. Após procedimentos metodológicos, levantou-se 65 publicações que foram categorizadas em cinco focos temáticos: Formação de professores, Ensino de Ciências, Educação Matemática, Pesquisas inventariantes e Produção teórica. Os resultados apontam publicações direcionadas a periódicos científicos, anais de congressos, livros, pesquisas acadêmicas e produtos educacionais, concentrando-se a investigar e a fomentar o uso de tecnologias digitais como App Inventor, Objetos de Aprendizagem, Scratch, Kahoot, Programaê!, GeoGebra e Realidade Aumentada aos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática e de Ciências aos diferentes níveis de ensino da educação básica e superior. Do mesmo modo, nota-se que algumas são pautadas em metodologias como a gamificação e em teorias de aprendizagens como o Construcionismo e a Aprendizagem Significativa, indicando promoção da aprendizagem e um ambiente educacional diferenciado e dinâmico. Ademais, percebe-se trabalhos que não abarcam o uso dessas tecnologias em práticas pedagógicas, expondo novos rumos para metodologias investigativas por meio de materiais concretos. À vista disso, constata-se que a tendência de estudos do GPINTEDUC abarca investigações quanto a criação, uso e reuso de Aplicativos Educacionais Móveis e de Objetos de Aprendizagem direcionados aos processos educativos de Matemática e de Ciências. Nesse fluxo, ensaiam-se estudos quanto ao uso de jogos, gamificação e programação visual à formação docente. Por fim, inteira-se que esta metodologia inventariante é flexível, podendo ser adequada por outros pesquisadores e resultar em dados diferenciados dos apresentados nesta pesquisa.This paper presents a systematic literature review of publications carried out by members of the Research Group for Innovation and Technologies in Education (GPINTEDUC) from the year 2017, simultaneously joining the Graduate Program in Scientific, Educational and Technological Background (PPGFCET) of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Curitiba campus. The research aimed to map the studies of GPINTEDUC members, who are academics or graduates of PPGFCET, seeking to diagnose the bias and intentions of the research published by the group's participants. The research was carried out in April 2021 by consulting the lattes curricula of the research group participants. After methodological procedures, 65 publications were collected, which were categorized into five thematic focuses: Teacher Background, Science Teaching, Mathematics Education, Inventory Research and Theoretical Production. The results point to publications aimed at scientific journals, conference proceedings, books, academic research and educational products, focusing on investigating and stimulating the use of digital technologies such as App Inventor, Learning Objects, Scratch, Kahoot, Programaê!, GeoGebra and Augmented Reality to the teaching and learning processes of Mathematics and Science at different levels of Teaching in Basic and Higher Education. Likewise, it is noticed that some of the researches are based on methodologies such as gamification and learning theories such as Constructionism and Meaningful Learning, indicating the promotion of learning and a differentiated and dynamic educational environment. Furthermore, some works do not cover the use of these technologies in pedagogical practices, exposing new directions for investigative methodologies through concrete materials. Thus, it turns out that the trend of GPINTEDUC studies encompasses investigations regarding the creation, use and reuse of Mobile Educational Applications and Learning Objects directed to the educational processes of Mathematics and Science. In this flow, studies are rehearsed regarding the use of games, gamification, and visual programming for teacher background. Finally, it is known that this inventorying methodology is flexible and may be adapted by other researchers and result in different data from those presented in this research.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Motta, Marcelo SouzaLoss, TanielePszybylski, Rafael Felipe2021-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1455210.3895/actio.v6n3.14552ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-25ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-252525-892310.3895/actio.v6n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14552/8584Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T14:10:29Zoai:periodicos.utfpr:article/14552Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-26T14:10:29Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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