Potencialidade da obra de Fleck para a área de educação em ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10751 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar as possíveis contribuições da epistemologia de Fleck, presente na obra Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico, para a área de educação em Ciências. Assim, foi utilizada uma revisão bibliográfica com referências primárias e secundárias para melhor compreensão das ideias do epistemólogo. Ludwik Fleck foi médico e microbiologista e, a partir de sua atuação profissional, analisou a evolução do conhecimento sobre a Sífilis, trazendo um modelo de análise epistemológica para compreensão da história da ciência. A epistemologia de Fleck (2010) é caracterizada por sua oposição à concepção positivista de Ciência, a qual contempla essencialmente aspectos históricos, sociais e epistemológicos da Ciência. Nesse sentido, argumenta que os fatores sociais são decisivos para a produção científica. Desse modo, Fleck foi pioneiro na abordagem sobre a historicidade da ciência e sobre a construção coletiva do trabalho científico. Diante das características da epistemologia de Fleck, consideramos que a utilização desta no ensino de Ciências, pode contribuir para construções de visões mais adequadas sobre a instituição científica. Por exemplo, a visão da ciência como uma construção social, visto o trabalho colaborativo entre a comunidade científica. Nesse sentido, o(a) cientista não interpreta “fatos” sozinho, pois é influenciado(a) pelo coletivo e pelo estilo de pensamento que orientam o olhar deste ao analisar o objeto de pesquisa. Como Fleck (2010) apresenta a importância dos aspectos sociológicos nas produções científicas, é possível fazer aproximações entre ciência e sociedade, o que contribui para a compreensão da educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), bases essenciais para a Alfabetização Científica. Ademais, a obra de Fleck traz ênfase para a construção do conhecimento por meio da história do domínio do saber. Como exemplo, para se chegar ao entendimento científico sobre a Sífilis foi necessário um percurso histórico, com circulação de ideias entre o saber popular e o saber especializado, além de experiências de décadas das práticas médicas. Desse modo, a obra fleckiana explica que para a construção do estado do conhecimento de determinado Fato Científico se faz necessário o caminho histórico e não apenas de observação e experimento. Ou seja, em todo argumento epistemológico dessa obra, vemos oposição à visão empírico-indutivista, o que possibilita a compreensão da natureza da Ciência. |
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Potencialidade da obra de Fleck para a área de educação em ciênciasEducação em CiênciasHistória da Ciência; Epistemologia; Fleck; Ensino de CiênciasEste trabalho tem como objetivo apresentar as possíveis contribuições da epistemologia de Fleck, presente na obra Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico, para a área de educação em Ciências. Assim, foi utilizada uma revisão bibliográfica com referências primárias e secundárias para melhor compreensão das ideias do epistemólogo. Ludwik Fleck foi médico e microbiologista e, a partir de sua atuação profissional, analisou a evolução do conhecimento sobre a Sífilis, trazendo um modelo de análise epistemológica para compreensão da história da ciência. A epistemologia de Fleck (2010) é caracterizada por sua oposição à concepção positivista de Ciência, a qual contempla essencialmente aspectos históricos, sociais e epistemológicos da Ciência. Nesse sentido, argumenta que os fatores sociais são decisivos para a produção científica. Desse modo, Fleck foi pioneiro na abordagem sobre a historicidade da ciência e sobre a construção coletiva do trabalho científico. Diante das características da epistemologia de Fleck, consideramos que a utilização desta no ensino de Ciências, pode contribuir para construções de visões mais adequadas sobre a instituição científica. Por exemplo, a visão da ciência como uma construção social, visto o trabalho colaborativo entre a comunidade científica. Nesse sentido, o(a) cientista não interpreta “fatos” sozinho, pois é influenciado(a) pelo coletivo e pelo estilo de pensamento que orientam o olhar deste ao analisar o objeto de pesquisa. Como Fleck (2010) apresenta a importância dos aspectos sociológicos nas produções científicas, é possível fazer aproximações entre ciência e sociedade, o que contribui para a compreensão da educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), bases essenciais para a Alfabetização Científica. Ademais, a obra de Fleck traz ênfase para a construção do conhecimento por meio da história do domínio do saber. Como exemplo, para se chegar ao entendimento científico sobre a Sífilis foi necessário um percurso histórico, com circulação de ideias entre o saber popular e o saber especializado, além de experiências de décadas das práticas médicas. Desse modo, a obra fleckiana explica que para a construção do estado do conhecimento de determinado Fato Científico se faz necessário o caminho histórico e não apenas de observação e experimento. Ou seja, em todo argumento epistemológico dessa obra, vemos oposição à visão empírico-indutivista, o que possibilita a compreensão da natureza da Ciência.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Souza, Isis Lidiane NoratoAires, Joanez Aparecida2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesEnsaio teórico; epistemologia de Fleckapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1075110.3895/actio.v1n1.10751ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10751/6980Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:47Zoai:periodicos.utfpr:article/10751Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:47Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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