O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810 |
Resumo: | Para a maioria dos alunos a disciplina de química é muito teórica, monótona, com muitos cálculos e, na maioria das vezes, não possui interação com seu cotidiano. Existem muitas ferramentas que podem vir a auxiliar para que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais significativo e mais atraente para os alunos. Uma delas é a utilização de jogos e atividades lúdicas, opção escolhida, para desenvolver um projeto de PIBIC-Jr no IFPR Campus Telêmaco Borba durante o ano de 2016. O presente estudo aborda o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de um jogo didático e de duas atividades lúdicas para o ensino de química orgânica para uma turma de 3° ano do Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. Os dados foram analisados por meio de respostas a questionários e posteriormente foram categorizados para a análise dos resultados, que apontaram como o jogo e as atividades lúdicas puderam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, e mostraram também que essas ferramentas auxiliaram para que houvesse um maior diálogo e interação entre os alunos. |
id |
UTFPR-13_ee489fb2e2f77c5c7e03ec052b5cf440 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6810 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunosCiências Humanas/ EducaçãoEnsino de química; Lúdico; Química orgânicaPara a maioria dos alunos a disciplina de química é muito teórica, monótona, com muitos cálculos e, na maioria das vezes, não possui interação com seu cotidiano. Existem muitas ferramentas que podem vir a auxiliar para que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais significativo e mais atraente para os alunos. Uma delas é a utilização de jogos e atividades lúdicas, opção escolhida, para desenvolver um projeto de PIBIC-Jr no IFPR Campus Telêmaco Borba durante o ano de 2016. O presente estudo aborda o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de um jogo didático e de duas atividades lúdicas para o ensino de química orgânica para uma turma de 3° ano do Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. Os dados foram analisados por meio de respostas a questionários e posteriormente foram categorizados para a análise dos resultados, que apontaram como o jogo e as atividades lúdicas puderam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, e mostraram também que essas ferramentas auxiliaram para que houvesse um maior diálogo e interação entre os alunos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carlos Eduardo Laburú, CNPq processo 302281/2015-0Ramos, Elaine da Silvados Santos, Fernanda Alves CampolinLaburú, Carlos Eduardo2017-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/681010.3895/actio.v2n2.6810ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 119-136ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 119-1362525-892310.3895/actio.v2n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810/4449Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:18Zoai:periodicos.utfpr:article/6810Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:18Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos |
title |
O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos |
spellingShingle |
O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos Ramos, Elaine da Silva Ciências Humanas/ Educação Ensino de química; Lúdico; Química orgânica |
title_short |
O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos |
title_full |
O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos |
title_fullStr |
O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos |
title_full_unstemmed |
O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos |
title_sort |
O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos |
author |
Ramos, Elaine da Silva |
author_facet |
Ramos, Elaine da Silva dos Santos, Fernanda Alves Campolin Laburú, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Fernanda Alves Campolin Laburú, Carlos Eduardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carlos Eduardo Laburú, CNPq processo 302281/2015-0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Elaine da Silva dos Santos, Fernanda Alves Campolin Laburú, Carlos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas/ Educação Ensino de química; Lúdico; Química orgânica |
topic |
Ciências Humanas/ Educação Ensino de química; Lúdico; Química orgânica |
description |
Para a maioria dos alunos a disciplina de química é muito teórica, monótona, com muitos cálculos e, na maioria das vezes, não possui interação com seu cotidiano. Existem muitas ferramentas que podem vir a auxiliar para que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais significativo e mais atraente para os alunos. Uma delas é a utilização de jogos e atividades lúdicas, opção escolhida, para desenvolver um projeto de PIBIC-Jr no IFPR Campus Telêmaco Borba durante o ano de 2016. O presente estudo aborda o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de um jogo didático e de duas atividades lúdicas para o ensino de química orgânica para uma turma de 3° ano do Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. Os dados foram analisados por meio de respostas a questionários e posteriormente foram categorizados para a análise dos resultados, que apontaram como o jogo e as atividades lúdicas puderam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, e mostraram também que essas ferramentas auxiliaram para que houvesse um maior diálogo e interação entre os alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810 10.3895/actio.v2n2.6810 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n2.6810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810/4449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 119-136 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 119-136 2525-8923 10.3895/actio.v2n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985067261952 |