Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Rafael Brock
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/13783
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar as potencialidades do uso do programa Stellarium como um recurso para a divulgação científica sobre tópicos de astronomia. Como forma de fundamentação teórica foi feita uma revisão bibliográfica acerca de diversos tópicos que se inter-relacionam com os eixos temáticos desta pesquisa e envolveram áreas como ensino de astronomia, tecnologias da informação e da comunicação e programas educacionais com simulações. Com este objetivo foi feita uma análise da literatura científica de referência disponível em artigos de revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, livros, teses e dissertações. Os recursos do software Stellarium foram analisados para avaliar as formas pelas quais eles podem alavancar processos de ensino-aprendizagem em situações de sala de aula. Esta investigação teve um caráter exploratório e qualitativo de modo a levantar informações e permitir uma reflexão mais profunda sobre como trabalhar com simulações na educação. As atividades educacionais analisadas neste trabalho e que foram realizadas em ambientes de diferentes instituições de ensino (com apenas uma exceção, referente a uma ação que ocorreu de modo remoto por web-conferência), indicaram que o uso do Stellarium como recurso de divulgação científica colaborou, consideravelmente, para o despertar no interesse dos participantes por tópicos de Astronomia.
id UTFPR-2_e811e4deb02971d6ce575cb1e39dc312
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13783
network_acronym_str UTFPR-2
network_name_str Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
repository_id_str
spelling Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia7.08.04.00-1 - Ensino-AprendizagemSimulação; História da Ciência; Divulgação Científica; Etnoastronomia; Ensino de Física.Este artigo tem como objetivo investigar as potencialidades do uso do programa Stellarium como um recurso para a divulgação científica sobre tópicos de astronomia. Como forma de fundamentação teórica foi feita uma revisão bibliográfica acerca de diversos tópicos que se inter-relacionam com os eixos temáticos desta pesquisa e envolveram áreas como ensino de astronomia, tecnologias da informação e da comunicação e programas educacionais com simulações. Com este objetivo foi feita uma análise da literatura científica de referência disponível em artigos de revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, livros, teses e dissertações. Os recursos do software Stellarium foram analisados para avaliar as formas pelas quais eles podem alavancar processos de ensino-aprendizagem em situações de sala de aula. Esta investigação teve um caráter exploratório e qualitativo de modo a levantar informações e permitir uma reflexão mais profunda sobre como trabalhar com simulações na educação. As atividades educacionais analisadas neste trabalho e que foram realizadas em ambientes de diferentes instituições de ensino (com apenas uma exceção, referente a uma ação que ocorreu de modo remoto por web-conferência), indicaram que o uso do Stellarium como recurso de divulgação científica colaborou, consideravelmente, para o despertar no interesse dos participantes por tópicos de Astronomia.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Instituto Federal de São Paulo, Campus de CaraguatatubaDomingos, Rafael BrockTeixeira, Ricardo Roberto Plaza2021-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1378310.3895/rbfta.v8n1.13783Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 8, n. 1 (2021)2358-008910.3895/rbfta.v8n1reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicadainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/13783/8351Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-19T22:12:56Zoai:periodicos.utfpr:article/13783Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbftaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/oai||rbfta-pg@utfpr.edu.br2358-00892358-0089opendoar:2021-05-19T22:12:56Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia
title Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia
spellingShingle Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia
Domingos, Rafael Brock
7.08.04.00-1 - Ensino-Aprendizagem
Simulação; História da Ciência; Divulgação Científica; Etnoastronomia; Ensino de Física.
title_short Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia
title_full Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia
title_fullStr Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia
title_full_unstemmed Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia
title_sort Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia
author Domingos, Rafael Brock
author_facet Domingos, Rafael Brock
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
author_role author
author2 Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Federal de São Paulo, Campus de Caraguatatuba
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Rafael Brock
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.00-1 - Ensino-Aprendizagem
Simulação; História da Ciência; Divulgação Científica; Etnoastronomia; Ensino de Física.
topic 7.08.04.00-1 - Ensino-Aprendizagem
Simulação; História da Ciência; Divulgação Científica; Etnoastronomia; Ensino de Física.
description Este artigo tem como objetivo investigar as potencialidades do uso do programa Stellarium como um recurso para a divulgação científica sobre tópicos de astronomia. Como forma de fundamentação teórica foi feita uma revisão bibliográfica acerca de diversos tópicos que se inter-relacionam com os eixos temáticos desta pesquisa e envolveram áreas como ensino de astronomia, tecnologias da informação e da comunicação e programas educacionais com simulações. Com este objetivo foi feita uma análise da literatura científica de referência disponível em artigos de revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, livros, teses e dissertações. Os recursos do software Stellarium foram analisados para avaliar as formas pelas quais eles podem alavancar processos de ensino-aprendizagem em situações de sala de aula. Esta investigação teve um caráter exploratório e qualitativo de modo a levantar informações e permitir uma reflexão mais profunda sobre como trabalhar com simulações na educação. As atividades educacionais analisadas neste trabalho e que foram realizadas em ambientes de diferentes instituições de ensino (com apenas uma exceção, referente a uma ação que ocorreu de modo remoto por web-conferência), indicaram que o uso do Stellarium como recurso de divulgação científica colaborou, consideravelmente, para o despertar no interesse dos participantes por tópicos de Astronomia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/13783
10.3895/rbfta.v8n1.13783
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/13783
identifier_str_mv 10.3895/rbfta.v8n1.13783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/13783/8351
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 8, n. 1 (2021)
2358-0089
10.3895/rbfta.v8n1
reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
collection Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbfta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1800223915836964864