Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/13783 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo investigar as potencialidades do uso do programa Stellarium como um recurso para a divulgação científica sobre tópicos de astronomia. Como forma de fundamentação teórica foi feita uma revisão bibliográfica acerca de diversos tópicos que se inter-relacionam com os eixos temáticos desta pesquisa e envolveram áreas como ensino de astronomia, tecnologias da informação e da comunicação e programas educacionais com simulações. Com este objetivo foi feita uma análise da literatura científica de referência disponível em artigos de revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, livros, teses e dissertações. Os recursos do software Stellarium foram analisados para avaliar as formas pelas quais eles podem alavancar processos de ensino-aprendizagem em situações de sala de aula. Esta investigação teve um caráter exploratório e qualitativo de modo a levantar informações e permitir uma reflexão mais profunda sobre como trabalhar com simulações na educação. As atividades educacionais analisadas neste trabalho e que foram realizadas em ambientes de diferentes instituições de ensino (com apenas uma exceção, referente a uma ação que ocorreu de modo remoto por web-conferência), indicaram que o uso do Stellarium como recurso de divulgação científica colaborou, consideravelmente, para o despertar no interesse dos participantes por tópicos de Astronomia. |
id |
UTFPR-2_e811e4deb02971d6ce575cb1e39dc312 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13783 |
network_acronym_str |
UTFPR-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia7.08.04.00-1 - Ensino-AprendizagemSimulação; História da Ciência; Divulgação Científica; Etnoastronomia; Ensino de Física.Este artigo tem como objetivo investigar as potencialidades do uso do programa Stellarium como um recurso para a divulgação científica sobre tópicos de astronomia. Como forma de fundamentação teórica foi feita uma revisão bibliográfica acerca de diversos tópicos que se inter-relacionam com os eixos temáticos desta pesquisa e envolveram áreas como ensino de astronomia, tecnologias da informação e da comunicação e programas educacionais com simulações. Com este objetivo foi feita uma análise da literatura científica de referência disponível em artigos de revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, livros, teses e dissertações. Os recursos do software Stellarium foram analisados para avaliar as formas pelas quais eles podem alavancar processos de ensino-aprendizagem em situações de sala de aula. Esta investigação teve um caráter exploratório e qualitativo de modo a levantar informações e permitir uma reflexão mais profunda sobre como trabalhar com simulações na educação. As atividades educacionais analisadas neste trabalho e que foram realizadas em ambientes de diferentes instituições de ensino (com apenas uma exceção, referente a uma ação que ocorreu de modo remoto por web-conferência), indicaram que o uso do Stellarium como recurso de divulgação científica colaborou, consideravelmente, para o despertar no interesse dos participantes por tópicos de Astronomia.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Instituto Federal de São Paulo, Campus de CaraguatatubaDomingos, Rafael BrockTeixeira, Ricardo Roberto Plaza2021-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1378310.3895/rbfta.v8n1.13783Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 8, n. 1 (2021)2358-008910.3895/rbfta.v8n1reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicadainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/13783/8351Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-19T22:12:56Zoai:periodicos.utfpr:article/13783Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbftaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/oai||rbfta-pg@utfpr.edu.br2358-00892358-0089opendoar:2021-05-19T22:12:56Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia |
title |
Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia |
spellingShingle |
Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia Domingos, Rafael Brock 7.08.04.00-1 - Ensino-Aprendizagem Simulação; História da Ciência; Divulgação Científica; Etnoastronomia; Ensino de Física. |
title_short |
Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia |
title_full |
Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia |
title_fullStr |
Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia |
title_full_unstemmed |
Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia |
title_sort |
Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia |
author |
Domingos, Rafael Brock |
author_facet |
Domingos, Rafael Brock Teixeira, Ricardo Roberto Plaza |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de São Paulo, Campus de Caraguatatuba |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingos, Rafael Brock Teixeira, Ricardo Roberto Plaza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.00-1 - Ensino-Aprendizagem Simulação; História da Ciência; Divulgação Científica; Etnoastronomia; Ensino de Física. |
topic |
7.08.04.00-1 - Ensino-Aprendizagem Simulação; História da Ciência; Divulgação Científica; Etnoastronomia; Ensino de Física. |
description |
Este artigo tem como objetivo investigar as potencialidades do uso do programa Stellarium como um recurso para a divulgação científica sobre tópicos de astronomia. Como forma de fundamentação teórica foi feita uma revisão bibliográfica acerca de diversos tópicos que se inter-relacionam com os eixos temáticos desta pesquisa e envolveram áreas como ensino de astronomia, tecnologias da informação e da comunicação e programas educacionais com simulações. Com este objetivo foi feita uma análise da literatura científica de referência disponível em artigos de revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, livros, teses e dissertações. Os recursos do software Stellarium foram analisados para avaliar as formas pelas quais eles podem alavancar processos de ensino-aprendizagem em situações de sala de aula. Esta investigação teve um caráter exploratório e qualitativo de modo a levantar informações e permitir uma reflexão mais profunda sobre como trabalhar com simulações na educação. As atividades educacionais analisadas neste trabalho e que foram realizadas em ambientes de diferentes instituições de ensino (com apenas uma exceção, referente a uma ação que ocorreu de modo remoto por web-conferência), indicaram que o uso do Stellarium como recurso de divulgação científica colaborou, consideravelmente, para o despertar no interesse dos participantes por tópicos de Astronomia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/13783 10.3895/rbfta.v8n1.13783 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/13783 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbfta.v8n1.13783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/13783/8351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 8, n. 1 (2021) 2358-0089 10.3895/rbfta.v8n1 reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
collection |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbfta-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1811722803693486080 |