Aceitação sensorial e previsão de demanda de refresco de laranja em pó
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/8116 |
Resumo: | Este estudo teve como finalidade a análise e previsão da demanda de refresco em pó, do sabor laranja, utilizando análise de aceitação de mercado do produto e métodos estatísticos de previsão de demanda, para poder assim auxiliar com o planejamento estratégico da cadeia de suprimentos e do controle da produção da fábrica. Os dados históricos da demanda para realização da previsão estatística, formam coletados na empresa produtora de refresco em pó e com o auxílio de softwares foram obtidos os valores previstos para venda nos próximos meses, por meio do método de suavização exponencial tripla multiplicativa. Observou-se forte sazonalidade negativa no período do inverno e tendência de queda na demanda futura. Dessa forma, realizou-se uma avaliação sensorial do produto, em comparação a outras duas marcas comerciais líderes de mercado. Constatou-se que a aceitação de todos os produtos foi menor do que o esperado e que a maioria dos consumidores entrevistados indicaram uma preferência por sucos naturais. |
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Aceitação sensorial e previsão de demanda de refresco de laranja em póCiências Agrárias; Ciência e Tecnologia de AlimentosAvaliação Sensorial; Preferência do Consumidor; Planejamento e Controle de Produção; Mercado AgroindustrialEste estudo teve como finalidade a análise e previsão da demanda de refresco em pó, do sabor laranja, utilizando análise de aceitação de mercado do produto e métodos estatísticos de previsão de demanda, para poder assim auxiliar com o planejamento estratégico da cadeia de suprimentos e do controle da produção da fábrica. Os dados históricos da demanda para realização da previsão estatística, formam coletados na empresa produtora de refresco em pó e com o auxílio de softwares foram obtidos os valores previstos para venda nos próximos meses, por meio do método de suavização exponencial tripla multiplicativa. Observou-se forte sazonalidade negativa no período do inverno e tendência de queda na demanda futura. Dessa forma, realizou-se uma avaliação sensorial do produto, em comparação a outras duas marcas comerciais líderes de mercado. Constatou-se que a aceitação de todos os produtos foi menor do que o esperado e que a maioria dos consumidores entrevistados indicaram uma preferência por sucos naturais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Tan, JessicaMiura, Flavia SayuriProença, Genilso Gomes deSchmidt, Carla Adriana PizarroSantos, José Airton Azevedo dos2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/811610.3895/rbta.v14n1.8116Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 14, n. 1 (2020)1981-368610.3895/rbta.v1n1reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/8116/7435https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/downloadSuppFile/8116/999https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/downloadSuppFile/8116/1000https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/downloadSuppFile/8116/1001Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T13:27:16Zoai:periodicos.utfpr:article/8116Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbtaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/oai||rbta-pg@utfpr.edu.br1981-36861981-3686opendoar:2020-09-02T13:27:16Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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Este estudo teve como finalidade a análise e previsão da demanda de refresco em pó, do sabor laranja, utilizando análise de aceitação de mercado do produto e métodos estatísticos de previsão de demanda, para poder assim auxiliar com o planejamento estratégico da cadeia de suprimentos e do controle da produção da fábrica. Os dados históricos da demanda para realização da previsão estatística, formam coletados na empresa produtora de refresco em pó e com o auxílio de softwares foram obtidos os valores previstos para venda nos próximos meses, por meio do método de suavização exponencial tripla multiplicativa. Observou-se forte sazonalidade negativa no período do inverno e tendência de queda na demanda futura. Dessa forma, realizou-se uma avaliação sensorial do produto, em comparação a outras duas marcas comerciais líderes de mercado. Constatou-se que a aceitação de todos os produtos foi menor do que o esperado e que a maioria dos consumidores entrevistados indicaram uma preferência por sucos naturais. |
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