OS PAPÉIS DO CLIENTE NOS SERVIÇOS: UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO DO CLIENTE NA CRIAÇÃO DE VALOR E MELHORIA DA QUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/351 |
Resumo: | Vários trabalhos têm demonstrado a importância da maior participação do cliente nos processos produtivos como um meio para o aumento da qualidade e/ou produtividade dos serviços. Envolver os clientes nos serviços impõe a necessidade de se discutir os papéis que ele pode desempenhar. Nesta direção, alguns autores advogam a necessidade das empresas implementarem novos papéis de clientes que propiciem também uma efetiva agregação de valor ao próprio negócio. Neste sentido, algumas empresas buscam não apenas um maior conhecimento acerca dos seus clientes, mas também objetivam a aquisição do conhecimento dos mesmos. Diante desta nova realidade, o presente trabalho explora os diferentes papéis que o cliente pode desempenhar nos serviços. Onze diferentes papéis foram identificados: cliente como agente de inovação, comprador, competidor para o serviço, co-produtor, concorrente ou parceiro de outros clientes, instrutor, recurso para o processo, usuário, auditor, produto do processo e promotor do serviço. As diferentes estratégias existentes na literatura de marketing e de operações de serviços para o provedor efetivar e/ou aperfeiçoar a participação dos mesmos são também apresentadas. Finalmente, este artigo apresenta resultados de estudos de casos conduzidos em organizações que processam os próprios clientes em que várias destas estratégias foram identificadas e são discutidas. |
id |
UTFPR-5_9ca908fe4790a68472244521e6ad21cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/351 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
OS PAPÉIS DO CLIENTE NOS SERVIÇOS: UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO DO CLIENTE NA CRIAÇÃO DE VALOR E MELHORIA DA QUALIDADEVários trabalhos têm demonstrado a importância da maior participação do cliente nos processos produtivos como um meio para o aumento da qualidade e/ou produtividade dos serviços. Envolver os clientes nos serviços impõe a necessidade de se discutir os papéis que ele pode desempenhar. Nesta direção, alguns autores advogam a necessidade das empresas implementarem novos papéis de clientes que propiciem também uma efetiva agregação de valor ao próprio negócio. Neste sentido, algumas empresas buscam não apenas um maior conhecimento acerca dos seus clientes, mas também objetivam a aquisição do conhecimento dos mesmos. Diante desta nova realidade, o presente trabalho explora os diferentes papéis que o cliente pode desempenhar nos serviços. Onze diferentes papéis foram identificados: cliente como agente de inovação, comprador, competidor para o serviço, co-produtor, concorrente ou parceiro de outros clientes, instrutor, recurso para o processo, usuário, auditor, produto do processo e promotor do serviço. As diferentes estratégias existentes na literatura de marketing e de operações de serviços para o provedor efetivar e/ou aperfeiçoar a participação dos mesmos são também apresentadas. Finalmente, este artigo apresenta resultados de estudos de casos conduzidos em organizações que processam os próprios clientes em que várias destas estratégias foram identificadas e são discutidas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Júnior, Noel TorresMiyake, Dario Ikuo2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/35110.3895/S1808-04482009000200010Revista Gestão Industrial; v. 5, n. 2 (2009)1808-044810.3895/S1808-044820090002reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/351/292Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2009-06-30T16:44:38Zoai:periodicos.utfpr:article/351Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2009-06-30T16:44:38Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS PAPÉIS DO CLIENTE NOS SERVIÇOS: UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO DO CLIENTE NA CRIAÇÃO DE VALOR E MELHORIA DA QUALIDADE |
title |
OS PAPÉIS DO CLIENTE NOS SERVIÇOS: UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO DO CLIENTE NA CRIAÇÃO DE VALOR E MELHORIA DA QUALIDADE |
spellingShingle |
OS PAPÉIS DO CLIENTE NOS SERVIÇOS: UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO DO CLIENTE NA CRIAÇÃO DE VALOR E MELHORIA DA QUALIDADE Júnior, Noel Torres |
title_short |
OS PAPÉIS DO CLIENTE NOS SERVIÇOS: UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO DO CLIENTE NA CRIAÇÃO DE VALOR E MELHORIA DA QUALIDADE |
title_full |
OS PAPÉIS DO CLIENTE NOS SERVIÇOS: UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO DO CLIENTE NA CRIAÇÃO DE VALOR E MELHORIA DA QUALIDADE |
title_fullStr |
OS PAPÉIS DO CLIENTE NOS SERVIÇOS: UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO DO CLIENTE NA CRIAÇÃO DE VALOR E MELHORIA DA QUALIDADE |
title_full_unstemmed |
OS PAPÉIS DO CLIENTE NOS SERVIÇOS: UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO DO CLIENTE NA CRIAÇÃO DE VALOR E MELHORIA DA QUALIDADE |
title_sort |
OS PAPÉIS DO CLIENTE NOS SERVIÇOS: UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO DO CLIENTE NA CRIAÇÃO DE VALOR E MELHORIA DA QUALIDADE |
author |
Júnior, Noel Torres |
author_facet |
Júnior, Noel Torres Miyake, Dario Ikuo |
author_role |
author |
author2 |
Miyake, Dario Ikuo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, Noel Torres Miyake, Dario Ikuo |
description |
Vários trabalhos têm demonstrado a importância da maior participação do cliente nos processos produtivos como um meio para o aumento da qualidade e/ou produtividade dos serviços. Envolver os clientes nos serviços impõe a necessidade de se discutir os papéis que ele pode desempenhar. Nesta direção, alguns autores advogam a necessidade das empresas implementarem novos papéis de clientes que propiciem também uma efetiva agregação de valor ao próprio negócio. Neste sentido, algumas empresas buscam não apenas um maior conhecimento acerca dos seus clientes, mas também objetivam a aquisição do conhecimento dos mesmos. Diante desta nova realidade, o presente trabalho explora os diferentes papéis que o cliente pode desempenhar nos serviços. Onze diferentes papéis foram identificados: cliente como agente de inovação, comprador, competidor para o serviço, co-produtor, concorrente ou parceiro de outros clientes, instrutor, recurso para o processo, usuário, auditor, produto do processo e promotor do serviço. As diferentes estratégias existentes na literatura de marketing e de operações de serviços para o provedor efetivar e/ou aperfeiçoar a participação dos mesmos são também apresentadas. Finalmente, este artigo apresenta resultados de estudos de casos conduzidos em organizações que processam os próprios clientes em que várias destas estratégias foram identificadas e são discutidas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/351 10.3895/S1808-04482009000200010 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/351 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1808-04482009000200010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/351/292 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 5, n. 2 (2009) 1808-0448 10.3895/S1808-044820090002 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237643222482944 |