PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, José Wendel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4483
Resumo: O objetivo deste estudo foi propor um modelo multifatorial para mensuração da satisfação de consumidores do varejo supermercadista. O desenvolvimento do modelo proposto foi sistematizado em cinco etapas: revisão da literatura; pesquisa em profundidade com informantes-chaves; estruturação preliminar do modelo; operacionalização do modelo; e análise estatística dos dados provenientes de sua aplicação. Os resultados obtidos demonstraram que o modelo possui uma estrutura composta por 31 atributos agrupados em cinco fatores: atmosfera da loja; produto; atendimento; conveniência e facilidades; e segurança. Estes fatores juntos explicaram 89,07% (expectativa) e 91,29% (percepção) da variabilidade dos dados originais, além de apresentarem consistência interna significativa, pois todos os coeficientes alfa de Cronbach encontrados superaram o limite mínimo de satisfatoriedade. Operacionalmente, o modelo proposto se mostrou eficiente, pois as informações adquiridas a partir de sua aplicação em um supermercado possibilitou a formulação de estratégias gerenciais para a melhoria na prestação dos serviços e a manutenção da satisfação dos consumidores.
id UTFPR-5_d84ede1eeb37b9085961c9bb831fa8e4
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4483
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA3.08.00.00-5 Engenharia de Produção/ 3.08.01.05-2 Garantia de Controle de QualidadeMensuração de satisfação; satisfação de consumidores; varejo supermercadista.O objetivo deste estudo foi propor um modelo multifatorial para mensuração da satisfação de consumidores do varejo supermercadista. O desenvolvimento do modelo proposto foi sistematizado em cinco etapas: revisão da literatura; pesquisa em profundidade com informantes-chaves; estruturação preliminar do modelo; operacionalização do modelo; e análise estatística dos dados provenientes de sua aplicação. Os resultados obtidos demonstraram que o modelo possui uma estrutura composta por 31 atributos agrupados em cinco fatores: atmosfera da loja; produto; atendimento; conveniência e facilidades; e segurança. Estes fatores juntos explicaram 89,07% (expectativa) e 91,29% (percepção) da variabilidade dos dados originais, além de apresentarem consistência interna significativa, pois todos os coeficientes alfa de Cronbach encontrados superaram o limite mínimo de satisfatoriedade. Operacionalmente, o modelo proposto se mostrou eficiente, pois as informações adquiridas a partir de sua aplicação em um supermercado possibilitou a formulação de estratégias gerenciais para a melhoria na prestação dos serviços e a manutenção da satisfação dos consumidores.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)dos Santos, José Wendel2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/448310.3895/gi.v12n3.4483Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 3 (2016)1808-044810.3895/gi.v12n3reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4483/3222Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-16T22:38:55Zoai:periodicos.utfpr:article/4483Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2016-11-16T22:38:55Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA
title PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA
spellingShingle PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA
dos Santos, José Wendel
3.08.00.00-5 Engenharia de Produção/ 3.08.01.05-2 Garantia de Controle de Qualidade
Mensuração de satisfação; satisfação de consumidores; varejo supermercadista.
title_short PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA
title_full PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA
title_fullStr PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA
title_full_unstemmed PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA
title_sort PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA
author dos Santos, José Wendel
author_facet dos Santos, José Wendel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, José Wendel
dc.subject.por.fl_str_mv 3.08.00.00-5 Engenharia de Produção/ 3.08.01.05-2 Garantia de Controle de Qualidade
Mensuração de satisfação; satisfação de consumidores; varejo supermercadista.
topic 3.08.00.00-5 Engenharia de Produção/ 3.08.01.05-2 Garantia de Controle de Qualidade
Mensuração de satisfação; satisfação de consumidores; varejo supermercadista.
description O objetivo deste estudo foi propor um modelo multifatorial para mensuração da satisfação de consumidores do varejo supermercadista. O desenvolvimento do modelo proposto foi sistematizado em cinco etapas: revisão da literatura; pesquisa em profundidade com informantes-chaves; estruturação preliminar do modelo; operacionalização do modelo; e análise estatística dos dados provenientes de sua aplicação. Os resultados obtidos demonstraram que o modelo possui uma estrutura composta por 31 atributos agrupados em cinco fatores: atmosfera da loja; produto; atendimento; conveniência e facilidades; e segurança. Estes fatores juntos explicaram 89,07% (expectativa) e 91,29% (percepção) da variabilidade dos dados originais, além de apresentarem consistência interna significativa, pois todos os coeficientes alfa de Cronbach encontrados superaram o limite mínimo de satisfatoriedade. Operacionalmente, o modelo proposto se mostrou eficiente, pois as informações adquiridas a partir de sua aplicação em um supermercado possibilitou a formulação de estratégias gerenciais para a melhoria na prestação dos serviços e a manutenção da satisfação dos consumidores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4483
10.3895/gi.v12n3.4483
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4483
identifier_str_mv 10.3895/gi.v12n3.4483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4483/3222
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 3 (2016)
1808-0448
10.3895/gi.v12n3
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237644478676992