PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4483 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi propor um modelo multifatorial para mensuração da satisfação de consumidores do varejo supermercadista. O desenvolvimento do modelo proposto foi sistematizado em cinco etapas: revisão da literatura; pesquisa em profundidade com informantes-chaves; estruturação preliminar do modelo; operacionalização do modelo; e análise estatística dos dados provenientes de sua aplicação. Os resultados obtidos demonstraram que o modelo possui uma estrutura composta por 31 atributos agrupados em cinco fatores: atmosfera da loja; produto; atendimento; conveniência e facilidades; e segurança. Estes fatores juntos explicaram 89,07% (expectativa) e 91,29% (percepção) da variabilidade dos dados originais, além de apresentarem consistência interna significativa, pois todos os coeficientes alfa de Cronbach encontrados superaram o limite mínimo de satisfatoriedade. Operacionalmente, o modelo proposto se mostrou eficiente, pois as informações adquiridas a partir de sua aplicação em um supermercado possibilitou a formulação de estratégias gerenciais para a melhoria na prestação dos serviços e a manutenção da satisfação dos consumidores. |
id |
UTFPR-5_d84ede1eeb37b9085961c9bb831fa8e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4483 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA3.08.00.00-5 Engenharia de Produção/ 3.08.01.05-2 Garantia de Controle de QualidadeMensuração de satisfação; satisfação de consumidores; varejo supermercadista.O objetivo deste estudo foi propor um modelo multifatorial para mensuração da satisfação de consumidores do varejo supermercadista. O desenvolvimento do modelo proposto foi sistematizado em cinco etapas: revisão da literatura; pesquisa em profundidade com informantes-chaves; estruturação preliminar do modelo; operacionalização do modelo; e análise estatística dos dados provenientes de sua aplicação. Os resultados obtidos demonstraram que o modelo possui uma estrutura composta por 31 atributos agrupados em cinco fatores: atmosfera da loja; produto; atendimento; conveniência e facilidades; e segurança. Estes fatores juntos explicaram 89,07% (expectativa) e 91,29% (percepção) da variabilidade dos dados originais, além de apresentarem consistência interna significativa, pois todos os coeficientes alfa de Cronbach encontrados superaram o limite mínimo de satisfatoriedade. Operacionalmente, o modelo proposto se mostrou eficiente, pois as informações adquiridas a partir de sua aplicação em um supermercado possibilitou a formulação de estratégias gerenciais para a melhoria na prestação dos serviços e a manutenção da satisfação dos consumidores.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)dos Santos, José Wendel2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/448310.3895/gi.v12n3.4483Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 3 (2016)1808-044810.3895/gi.v12n3reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4483/3222Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-16T22:38:55Zoai:periodicos.utfpr:article/4483Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2016-11-16T22:38:55Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA |
title |
PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA |
spellingShingle |
PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA dos Santos, José Wendel 3.08.00.00-5 Engenharia de Produção/ 3.08.01.05-2 Garantia de Controle de Qualidade Mensuração de satisfação; satisfação de consumidores; varejo supermercadista. |
title_short |
PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA |
title_full |
PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA |
title_fullStr |
PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA |
title_full_unstemmed |
PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA |
title_sort |
PROPOSIÇÃO DE UM MODELO MULTIFATORIAL PARA MENSURAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES DO VAREJO SUPERMERCADISTA |
author |
dos Santos, José Wendel |
author_facet |
dos Santos, José Wendel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, José Wendel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
3.08.00.00-5 Engenharia de Produção/ 3.08.01.05-2 Garantia de Controle de Qualidade Mensuração de satisfação; satisfação de consumidores; varejo supermercadista. |
topic |
3.08.00.00-5 Engenharia de Produção/ 3.08.01.05-2 Garantia de Controle de Qualidade Mensuração de satisfação; satisfação de consumidores; varejo supermercadista. |
description |
O objetivo deste estudo foi propor um modelo multifatorial para mensuração da satisfação de consumidores do varejo supermercadista. O desenvolvimento do modelo proposto foi sistematizado em cinco etapas: revisão da literatura; pesquisa em profundidade com informantes-chaves; estruturação preliminar do modelo; operacionalização do modelo; e análise estatística dos dados provenientes de sua aplicação. Os resultados obtidos demonstraram que o modelo possui uma estrutura composta por 31 atributos agrupados em cinco fatores: atmosfera da loja; produto; atendimento; conveniência e facilidades; e segurança. Estes fatores juntos explicaram 89,07% (expectativa) e 91,29% (percepção) da variabilidade dos dados originais, além de apresentarem consistência interna significativa, pois todos os coeficientes alfa de Cronbach encontrados superaram o limite mínimo de satisfatoriedade. Operacionalmente, o modelo proposto se mostrou eficiente, pois as informações adquiridas a partir de sua aplicação em um supermercado possibilitou a formulação de estratégias gerenciais para a melhoria na prestação dos serviços e a manutenção da satisfação dos consumidores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4483 10.3895/gi.v12n3.4483 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4483 |
identifier_str_mv |
10.3895/gi.v12n3.4483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4483/3222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 12, n. 3 (2016) 1808-0448 10.3895/gi.v12n3 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237644478676992 |