Uma discussão do livro didático como tecnologia no campo da ciência, tecnologia e sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Artuso, Alysson Ramos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Kelly Vanessa Fernandes Dias da, Suero, Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11351
Resumo: Os estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) visam entender conjuntamente os aspectos sociais, científicos e tecnológicos sobre seus objetos de pesquisa. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo propor um olhar do livro didático como uma tecnologia no processo ensino aprendizagem. Como trabalho teórico, sua metodologia parte do arcabouço dos estudos CTS para promover uma discussão de base. Nesta perspectiva, entende-se o livro didático como um artefato tecnológico com propósito que leva conhecimento ao seu público alvo, inserido em uma organização social e como partícipe da cultura escolar. Ao encará-lo como uma tecnologia no campo CTS, trata-se o livro didático sob diversos ângulos – pedagógicos, políticos, econômicos, sociais – e em sua inter-relação com a ciência e sociedade. Assim, a discussão evidencia aspectos pouco problematizados do livro didático, como sua produção ser feita para atender prioritariamente a expectativas de editores e avaliadores do MEC e não às necessidades de professores e estudantes. Outro exemplo é o seu uso como forma de implementar políticas públicas educacionais com ganho de capital político para os governantes de ocasião, aproveitando-se de falhas da formação docente para instituir um currículo oficial.
id UTFPR-6_01c2dcefa70e4754b9e90563840a7797
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11351
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Uma discussão do livro didático como tecnologia no campo da ciência, tecnologia e sociedadeEnsino, EducaçãoManuais escolares; Tecnologia; CTS; Políticas públicasOs estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) visam entender conjuntamente os aspectos sociais, científicos e tecnológicos sobre seus objetos de pesquisa. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo propor um olhar do livro didático como uma tecnologia no processo ensino aprendizagem. Como trabalho teórico, sua metodologia parte do arcabouço dos estudos CTS para promover uma discussão de base. Nesta perspectiva, entende-se o livro didático como um artefato tecnológico com propósito que leva conhecimento ao seu público alvo, inserido em uma organização social e como partícipe da cultura escolar. Ao encará-lo como uma tecnologia no campo CTS, trata-se o livro didático sob diversos ângulos – pedagógicos, políticos, econômicos, sociais – e em sua inter-relação com a ciência e sociedade. Assim, a discussão evidencia aspectos pouco problematizados do livro didático, como sua produção ser feita para atender prioritariamente a expectativas de editores e avaliadores do MEC e não às necessidades de professores e estudantes. Outro exemplo é o seu uso como forma de implementar políticas públicas educacionais com ganho de capital político para os governantes de ocasião, aproveitando-se de falhas da formação docente para instituir um currículo oficial.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Artuso, Alysson RamosSilva, Kelly Vanessa Fernandes Dias daSuero, Roberta2020-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1135110.3895/rts.v16n42.11351Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 42 (2020); 171-189Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 42 (2020); 171-1891984-35261809-004410.3895/rts.v16n42reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11351/7503Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-25T18:03:44Zoai:periodicos.utfpr:article/11351Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2020-06-25T18:03:44Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma discussão do livro didático como tecnologia no campo da ciência, tecnologia e sociedade
title Uma discussão do livro didático como tecnologia no campo da ciência, tecnologia e sociedade
spellingShingle Uma discussão do livro didático como tecnologia no campo da ciência, tecnologia e sociedade
Artuso, Alysson Ramos
Ensino, Educação
Manuais escolares; Tecnologia; CTS; Políticas públicas
title_short Uma discussão do livro didático como tecnologia no campo da ciência, tecnologia e sociedade
title_full Uma discussão do livro didático como tecnologia no campo da ciência, tecnologia e sociedade
title_fullStr Uma discussão do livro didático como tecnologia no campo da ciência, tecnologia e sociedade
title_full_unstemmed Uma discussão do livro didático como tecnologia no campo da ciência, tecnologia e sociedade
title_sort Uma discussão do livro didático como tecnologia no campo da ciência, tecnologia e sociedade
author Artuso, Alysson Ramos
author_facet Artuso, Alysson Ramos
Silva, Kelly Vanessa Fernandes Dias da
Suero, Roberta
author_role author
author2 Silva, Kelly Vanessa Fernandes Dias da
Suero, Roberta
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Artuso, Alysson Ramos
Silva, Kelly Vanessa Fernandes Dias da
Suero, Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino, Educação
Manuais escolares; Tecnologia; CTS; Políticas públicas
topic Ensino, Educação
Manuais escolares; Tecnologia; CTS; Políticas públicas
description Os estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) visam entender conjuntamente os aspectos sociais, científicos e tecnológicos sobre seus objetos de pesquisa. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo propor um olhar do livro didático como uma tecnologia no processo ensino aprendizagem. Como trabalho teórico, sua metodologia parte do arcabouço dos estudos CTS para promover uma discussão de base. Nesta perspectiva, entende-se o livro didático como um artefato tecnológico com propósito que leva conhecimento ao seu público alvo, inserido em uma organização social e como partícipe da cultura escolar. Ao encará-lo como uma tecnologia no campo CTS, trata-se o livro didático sob diversos ângulos – pedagógicos, políticos, econômicos, sociais – e em sua inter-relação com a ciência e sociedade. Assim, a discussão evidencia aspectos pouco problematizados do livro didático, como sua produção ser feita para atender prioritariamente a expectativas de editores e avaliadores do MEC e não às necessidades de professores e estudantes. Outro exemplo é o seu uso como forma de implementar políticas públicas educacionais com ganho de capital político para os governantes de ocasião, aproveitando-se de falhas da formação docente para instituir um currículo oficial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11351
10.3895/rts.v16n42.11351
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11351
identifier_str_mv 10.3895/rts.v16n42.11351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11351/7503
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 42 (2020); 171-189
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 42 (2020); 171-189
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v16n42
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223874581790720