Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorsa, Arlinda Cantero
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: dos Santos, Rorimeire Martins Regis, Lopes, Maria Cristina Paniago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3055
Resumo: Este artigo é parte de um trabalho desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB, Mato Grosso do Sul), que desde 2006 estuda a questão da formação continuada no âmbito presencial e a distância, a linguagem, as inter-relações e as ferramentas de tecnologias de informação e comunicação. Objetiva discutir a importância dos diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa. O contexto da pesquisa ocorreu entre professores brasileiros e alunos universitários canadenses em uma parceria de estágio internacional entre a (UCDB) Brasil e a (UOM), no Canadá por meio de encontros presenciais e virtuais. Como subsídio teórico utilizamos Freire (1993), Canale e Swain (1980), Candau (2003), Fleuri (2000/2001). Entendemos que tal parceria evidenciou a necessidade de um diálogo que transpusesse as competências linguísticas e textuais na mediação entre os implícitos interculturais e os saberes necessários. Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa. Tecnologias. Saberes Interculturais. Competência Comunicativa. Brasil. Canadá
id UTFPR-6_113dc6f61b92e2d1cdad9ec8d5171dcb
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3055
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativaEste artigo é parte de um trabalho desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB, Mato Grosso do Sul), que desde 2006 estuda a questão da formação continuada no âmbito presencial e a distância, a linguagem, as inter-relações e as ferramentas de tecnologias de informação e comunicação. Objetiva discutir a importância dos diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa. O contexto da pesquisa ocorreu entre professores brasileiros e alunos universitários canadenses em uma parceria de estágio internacional entre a (UCDB) Brasil e a (UOM), no Canadá por meio de encontros presenciais e virtuais. Como subsídio teórico utilizamos Freire (1993), Canale e Swain (1980), Candau (2003), Fleuri (2000/2001). Entendemos que tal parceria evidenciou a necessidade de um diálogo que transpusesse as competências linguísticas e textuais na mediação entre os implícitos interculturais e os saberes necessários. Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa. Tecnologias. Saberes Interculturais. Competência Comunicativa. Brasil. CanadáUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Dorsa, Arlinda Canterodos Santos, Rorimeire Martins RegisLopes, Maria Cristina Paniago2015-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/305510.3895/rts.v11n23.3055Revista Tecnologia e Sociedade; v. 11, n. 23 (2015)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 11, n. 23 (2015)1984-35261809-004410.3895/rts.v11n23reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3055/2349Direitos autorais 2015 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-28T18:14:33Zoai:periodicos.utfpr:article/3055Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2015-11-28T18:14:33Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa
title Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa
spellingShingle Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa
Dorsa, Arlinda Cantero
title_short Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa
title_full Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa
title_fullStr Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa
title_full_unstemmed Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa
title_sort Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa
author Dorsa, Arlinda Cantero
author_facet Dorsa, Arlinda Cantero
dos Santos, Rorimeire Martins Regis
Lopes, Maria Cristina Paniago
author_role author
author2 dos Santos, Rorimeire Martins Regis
Lopes, Maria Cristina Paniago
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorsa, Arlinda Cantero
dos Santos, Rorimeire Martins Regis
Lopes, Maria Cristina Paniago
description Este artigo é parte de um trabalho desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB, Mato Grosso do Sul), que desde 2006 estuda a questão da formação continuada no âmbito presencial e a distância, a linguagem, as inter-relações e as ferramentas de tecnologias de informação e comunicação. Objetiva discutir a importância dos diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa. O contexto da pesquisa ocorreu entre professores brasileiros e alunos universitários canadenses em uma parceria de estágio internacional entre a (UCDB) Brasil e a (UOM), no Canadá por meio de encontros presenciais e virtuais. Como subsídio teórico utilizamos Freire (1993), Canale e Swain (1980), Candau (2003), Fleuri (2000/2001). Entendemos que tal parceria evidenciou a necessidade de um diálogo que transpusesse as competências linguísticas e textuais na mediação entre os implícitos interculturais e os saberes necessários. Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa. Tecnologias. Saberes Interculturais. Competência Comunicativa. Brasil. Canadá
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3055
10.3895/rts.v11n23.3055
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3055
identifier_str_mv 10.3895/rts.v11n23.3055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3055/2349
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 11, n. 23 (2015)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 11, n. 23 (2015)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v11n23
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223876551016448