Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3055 |
Resumo: | Este artigo é parte de um trabalho desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB, Mato Grosso do Sul), que desde 2006 estuda a questão da formação continuada no âmbito presencial e a distância, a linguagem, as inter-relações e as ferramentas de tecnologias de informação e comunicação. Objetiva discutir a importância dos diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa. O contexto da pesquisa ocorreu entre professores brasileiros e alunos universitários canadenses em uma parceria de estágio internacional entre a (UCDB) Brasil e a (UOM), no Canadá por meio de encontros presenciais e virtuais. Como subsídio teórico utilizamos Freire (1993), Canale e Swain (1980), Candau (2003), Fleuri (2000/2001). Entendemos que tal parceria evidenciou a necessidade de um diálogo que transpusesse as competências linguísticas e textuais na mediação entre os implícitos interculturais e os saberes necessários. Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa. Tecnologias. Saberes Interculturais. Competência Comunicativa. Brasil. Canadá |
id |
UTFPR-6_113dc6f61b92e2d1cdad9ec8d5171dcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/3055 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativaEste artigo é parte de um trabalho desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB, Mato Grosso do Sul), que desde 2006 estuda a questão da formação continuada no âmbito presencial e a distância, a linguagem, as inter-relações e as ferramentas de tecnologias de informação e comunicação. Objetiva discutir a importância dos diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa. O contexto da pesquisa ocorreu entre professores brasileiros e alunos universitários canadenses em uma parceria de estágio internacional entre a (UCDB) Brasil e a (UOM), no Canadá por meio de encontros presenciais e virtuais. Como subsídio teórico utilizamos Freire (1993), Canale e Swain (1980), Candau (2003), Fleuri (2000/2001). Entendemos que tal parceria evidenciou a necessidade de um diálogo que transpusesse as competências linguísticas e textuais na mediação entre os implícitos interculturais e os saberes necessários. Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa. Tecnologias. Saberes Interculturais. Competência Comunicativa. Brasil. CanadáUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Dorsa, Arlinda Canterodos Santos, Rorimeire Martins RegisLopes, Maria Cristina Paniago2015-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/305510.3895/rts.v11n23.3055Revista Tecnologia e Sociedade; v. 11, n. 23 (2015)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 11, n. 23 (2015)1984-35261809-004410.3895/rts.v11n23reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3055/2349Direitos autorais 2015 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-28T18:14:33Zoai:periodicos.utfpr:article/3055Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2015-11-28T18:14:33Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa |
title |
Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa |
spellingShingle |
Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa Dorsa, Arlinda Cantero |
title_short |
Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa |
title_full |
Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa |
title_fullStr |
Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa |
title_full_unstemmed |
Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa |
title_sort |
Diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa |
author |
Dorsa, Arlinda Cantero |
author_facet |
Dorsa, Arlinda Cantero dos Santos, Rorimeire Martins Regis Lopes, Maria Cristina Paniago |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Rorimeire Martins Regis Lopes, Maria Cristina Paniago |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorsa, Arlinda Cantero dos Santos, Rorimeire Martins Regis Lopes, Maria Cristina Paniago |
description |
Este artigo é parte de um trabalho desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB, Mato Grosso do Sul), que desde 2006 estuda a questão da formação continuada no âmbito presencial e a distância, a linguagem, as inter-relações e as ferramentas de tecnologias de informação e comunicação. Objetiva discutir a importância dos diálogos mediados pelas tecnologias, pelos saberes interculturais e pela competência comunicativa. O contexto da pesquisa ocorreu entre professores brasileiros e alunos universitários canadenses em uma parceria de estágio internacional entre a (UCDB) Brasil e a (UOM), no Canadá por meio de encontros presenciais e virtuais. Como subsídio teórico utilizamos Freire (1993), Canale e Swain (1980), Candau (2003), Fleuri (2000/2001). Entendemos que tal parceria evidenciou a necessidade de um diálogo que transpusesse as competências linguísticas e textuais na mediação entre os implícitos interculturais e os saberes necessários. Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa. Tecnologias. Saberes Interculturais. Competência Comunicativa. Brasil. Canadá |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3055 10.3895/rts.v11n23.3055 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3055 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v11n23.3055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3055/2349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 11, n. 23 (2015) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 11, n. 23 (2015) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v11n23 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223876551016448 |