O smartphone como recurso para estudos no ensino médio integrado: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13219 |
Resumo: | A presença da tecnologia no cotidiano dos jovens se revela através do uso massivo dos Smartphones. Tais equipamentos podem ser utilizados como ferramentas no processo ensino aprendizagem, já que possuem a mobilidade e os recursos tecnológicos necessários para contribuir para o compartilhamento dos conhecimentos. Dessa maneira, a pesquisa quali-quantitativa que aqui se apresenta pretendeu avaliar a possibilidade do uso de Smartphones como recurso para estudo. Os dados, coletados por meio da aplicação de questionários, demonstraram que apesar do uso prioritário ser destinado ao entretenimento, o equipamento já é utilizado pelos jovens como ferramenta de estudo. |
id |
UTFPR-6_405cf4238e622c2fddd07ba9aa4b0531 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13219 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O smartphone como recurso para estudos no ensino médio integrado: um estudo de casoEducação / Tecnologia EducacionalSmartphone; Tecnologia; Ferramenta.A presença da tecnologia no cotidiano dos jovens se revela através do uso massivo dos Smartphones. Tais equipamentos podem ser utilizados como ferramentas no processo ensino aprendizagem, já que possuem a mobilidade e os recursos tecnológicos necessários para contribuir para o compartilhamento dos conhecimentos. Dessa maneira, a pesquisa quali-quantitativa que aqui se apresenta pretendeu avaliar a possibilidade do uso de Smartphones como recurso para estudo. Os dados, coletados por meio da aplicação de questionários, demonstraram que apesar do uso prioritário ser destinado ao entretenimento, o equipamento já é utilizado pelos jovens como ferramenta de estudo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Oliveira, Priscila Patrícia MouraBrasileiro, Beatriz Gonçalves2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1321910.3895/rts.v18n51.13219Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 51 (2022); 272-285Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 51 (2022); 272-2851984-35261809-004410.3895/rts.v18n51reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13219/8827Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:34Zoai:periodicos.utfpr:article/13219Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:34Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O smartphone como recurso para estudos no ensino médio integrado: um estudo de caso |
title |
O smartphone como recurso para estudos no ensino médio integrado: um estudo de caso |
spellingShingle |
O smartphone como recurso para estudos no ensino médio integrado: um estudo de caso Oliveira, Priscila Patrícia Moura Educação / Tecnologia Educacional Smartphone; Tecnologia; Ferramenta. |
title_short |
O smartphone como recurso para estudos no ensino médio integrado: um estudo de caso |
title_full |
O smartphone como recurso para estudos no ensino médio integrado: um estudo de caso |
title_fullStr |
O smartphone como recurso para estudos no ensino médio integrado: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O smartphone como recurso para estudos no ensino médio integrado: um estudo de caso |
title_sort |
O smartphone como recurso para estudos no ensino médio integrado: um estudo de caso |
author |
Oliveira, Priscila Patrícia Moura |
author_facet |
Oliveira, Priscila Patrícia Moura Brasileiro, Beatriz Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Brasileiro, Beatriz Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Priscila Patrícia Moura Brasileiro, Beatriz Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação / Tecnologia Educacional Smartphone; Tecnologia; Ferramenta. |
topic |
Educação / Tecnologia Educacional Smartphone; Tecnologia; Ferramenta. |
description |
A presença da tecnologia no cotidiano dos jovens se revela através do uso massivo dos Smartphones. Tais equipamentos podem ser utilizados como ferramentas no processo ensino aprendizagem, já que possuem a mobilidade e os recursos tecnológicos necessários para contribuir para o compartilhamento dos conhecimentos. Dessa maneira, a pesquisa quali-quantitativa que aqui se apresenta pretendeu avaliar a possibilidade do uso de Smartphones como recurso para estudo. Os dados, coletados por meio da aplicação de questionários, demonstraram que apesar do uso prioritário ser destinado ao entretenimento, o equipamento já é utilizado pelos jovens como ferramenta de estudo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13219 10.3895/rts.v18n51.13219 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13219 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v18n51.13219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13219/8827 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 51 (2022); 272-285 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 51 (2022); 272-285 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v18n51 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237663324733440 |