A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13186 |
Resumo: | A abordagem de ensino CTS cria possibilidades para que o professor de Ciências desenvolva aulas críticas e contextualizadas. Mas, para que o professor reconheça estas potencialidades, precisa vivenciar essa abordagem de ensino em sua formação inicial e/ou continuada. Portanto, objetiva-se relatar a vivência de uma formação inicial a partir da abordagem de ensino CTS por meio de discussões teóricas e elaboração de sequências didáticas que relacionavam o conteúdo químico com problemas sociais/ambientais e refletir sobre os impactos desta experiência na formação inicial e futuras práticas pedagógicas de uma licencianda em Química. Para as análises das experiências vivenciadas, fez-se uso de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo o caderno de campo e o Projeto Pedagógico do Curso como instrumentos de coleta de dados. Neste processo, foram superadas dificuldades como a de se relacionar os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais numa contextualização dos conteúdos químicos e sociais, a dificuldade de se problematizar o conteúdo sem se induzir a lados e opiniões, mas de forma a se dar subsídios para que os alunos façam escolhas embasadas e críticas, além da dificuldade de se motivar os alunos para participarem de uma abordagem diferenciada de uma aula tradicional.. Destaca-se que essa vivência foi fundamental para a construção de uma identidade docente preocupada com o ensino dos conteúdos científicos, mas também com a necessidade dos alunos usarem estes para a leitura dos problemas cotidianos e transformação da sociedade. Por fim, destacamos a necessidade da efetivação da vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial, de forma que estes sejam sensibilizados e fiquem seguros para atuarem numa abordagem problematizadora e contextualizada do conhecimento científico. |
id |
UTFPR-6_5131be2dd830a47f6998530defce0729 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13186 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de químicaEnsino de Química e Formação de ProfessoresFormação Inicial docente; CTS; Sequência didáticaA abordagem de ensino CTS cria possibilidades para que o professor de Ciências desenvolva aulas críticas e contextualizadas. Mas, para que o professor reconheça estas potencialidades, precisa vivenciar essa abordagem de ensino em sua formação inicial e/ou continuada. Portanto, objetiva-se relatar a vivência de uma formação inicial a partir da abordagem de ensino CTS por meio de discussões teóricas e elaboração de sequências didáticas que relacionavam o conteúdo químico com problemas sociais/ambientais e refletir sobre os impactos desta experiência na formação inicial e futuras práticas pedagógicas de uma licencianda em Química. Para as análises das experiências vivenciadas, fez-se uso de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo o caderno de campo e o Projeto Pedagógico do Curso como instrumentos de coleta de dados. Neste processo, foram superadas dificuldades como a de se relacionar os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais numa contextualização dos conteúdos químicos e sociais, a dificuldade de se problematizar o conteúdo sem se induzir a lados e opiniões, mas de forma a se dar subsídios para que os alunos façam escolhas embasadas e críticas, além da dificuldade de se motivar os alunos para participarem de uma abordagem diferenciada de uma aula tradicional.. Destaca-se que essa vivência foi fundamental para a construção de uma identidade docente preocupada com o ensino dos conteúdos científicos, mas também com a necessidade dos alunos usarem estes para a leitura dos problemas cotidianos e transformação da sociedade. Por fim, destacamos a necessidade da efetivação da vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial, de forma que estes sejam sensibilizados e fiquem seguros para atuarem numa abordagem problematizadora e contextualizada do conhecimento científico.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Adams, Fernanda WelterNunes, Simara Maria Tavares2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1318610.3895/rts.v19n55.13186Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 41-57Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 41-571984-35261809-004410.3895/rts.v19n55reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13186/9227Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:21Zoai:periodicos.utfpr:article/13186Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:21Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química |
title |
A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química |
spellingShingle |
A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química Adams, Fernanda Welter Ensino de Química e Formação de Professores Formação Inicial docente; CTS; Sequência didática |
title_short |
A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química |
title_full |
A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química |
title_fullStr |
A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química |
title_full_unstemmed |
A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química |
title_sort |
A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química |
author |
Adams, Fernanda Welter |
author_facet |
Adams, Fernanda Welter Nunes, Simara Maria Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Simara Maria Tavares |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adams, Fernanda Welter Nunes, Simara Maria Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química e Formação de Professores Formação Inicial docente; CTS; Sequência didática |
topic |
Ensino de Química e Formação de Professores Formação Inicial docente; CTS; Sequência didática |
description |
A abordagem de ensino CTS cria possibilidades para que o professor de Ciências desenvolva aulas críticas e contextualizadas. Mas, para que o professor reconheça estas potencialidades, precisa vivenciar essa abordagem de ensino em sua formação inicial e/ou continuada. Portanto, objetiva-se relatar a vivência de uma formação inicial a partir da abordagem de ensino CTS por meio de discussões teóricas e elaboração de sequências didáticas que relacionavam o conteúdo químico com problemas sociais/ambientais e refletir sobre os impactos desta experiência na formação inicial e futuras práticas pedagógicas de uma licencianda em Química. Para as análises das experiências vivenciadas, fez-se uso de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo o caderno de campo e o Projeto Pedagógico do Curso como instrumentos de coleta de dados. Neste processo, foram superadas dificuldades como a de se relacionar os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais numa contextualização dos conteúdos químicos e sociais, a dificuldade de se problematizar o conteúdo sem se induzir a lados e opiniões, mas de forma a se dar subsídios para que os alunos façam escolhas embasadas e críticas, além da dificuldade de se motivar os alunos para participarem de uma abordagem diferenciada de uma aula tradicional.. Destaca-se que essa vivência foi fundamental para a construção de uma identidade docente preocupada com o ensino dos conteúdos científicos, mas também com a necessidade dos alunos usarem estes para a leitura dos problemas cotidianos e transformação da sociedade. Por fim, destacamos a necessidade da efetivação da vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial, de forma que estes sejam sensibilizados e fiquem seguros para atuarem numa abordagem problematizadora e contextualizada do conhecimento científico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13186 10.3895/rts.v19n55.13186 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13186 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v19n55.13186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13186/9227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 41-57 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 41-57 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n55 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237663327879168 |