Metodologia ativa e movimento CTS no ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Soraia Stabach Ribas Ferrari dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Denck Colman, Vanessa, Aparecida Silva Avila de Matos, Eloiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13842
Resumo: As estratégias de aprendizagem da metodologia ativa com o movimento CTS no Ensino Fundamental I alavanca e potencializa o ensino, desenvolve autonomia e participação integral dos alunos, proporciona subsídios que favoreçam a formação de cidadãos melhores informados e ativos, com possibilidades de intervir de forma crítica em busca por transformações e melhoria na qualidade de vida e em sociedade. Nessa perspectiva esse este estudo objetiva apresentar as ações e resultados alcançados de uma atividade realizada na turma do 3º do ensino fundamental I, em uma escola municipal na cidade de Ponta Grossa – Paraná – Brasil, com cerca de 30 alunos, abordando o tema “reciclagem e o meio ambiente” por meio de um estudo de caso como mecanismo de aprendizado. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada com objetivos exploratória por meio de estudo de caso. Conclui-se que a abordagem da metodologia ativa com movimento CTS no Ensino Fundamental I, contribui de forma efetiva na formação integral dos alunos, atentando que se faz necessário que o ensino consiga promover significados para a vida, demostrando que quando o aluno se sente ativado no processo, motivado e desafiado, torna-se questionador, expressa suas opiniões, cria autonomia, tornam-se críticos e reflexivos com futuros cidadãos. 
id UTFPR-6_70604ecdee6a109785f8b2f22117e7f2
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13842
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Metodologia ativa e movimento CTS no ensino fundamental I7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de EnsinoMetodologia ativa; CTS; Ensino Fundamental; Meio ambiente; Reciclagem.As estratégias de aprendizagem da metodologia ativa com o movimento CTS no Ensino Fundamental I alavanca e potencializa o ensino, desenvolve autonomia e participação integral dos alunos, proporciona subsídios que favoreçam a formação de cidadãos melhores informados e ativos, com possibilidades de intervir de forma crítica em busca por transformações e melhoria na qualidade de vida e em sociedade. Nessa perspectiva esse este estudo objetiva apresentar as ações e resultados alcançados de uma atividade realizada na turma do 3º do ensino fundamental I, em uma escola municipal na cidade de Ponta Grossa – Paraná – Brasil, com cerca de 30 alunos, abordando o tema “reciclagem e o meio ambiente” por meio de um estudo de caso como mecanismo de aprendizado. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada com objetivos exploratória por meio de estudo de caso. Conclui-se que a abordagem da metodologia ativa com movimento CTS no Ensino Fundamental I, contribui de forma efetiva na formação integral dos alunos, atentando que se faz necessário que o ensino consiga promover significados para a vida, demostrando que quando o aluno se sente ativado no processo, motivado e desafiado, torna-se questionador, expressa suas opiniões, cria autonomia, tornam-se críticos e reflexivos com futuros cidadãos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Soraia Stabach Ribas Ferrari dosDenck Colman, VanessaAparecida Silva Avila de Matos, Eloiza2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1384210.3895/rts.v17n49.13842Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 32-48Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 32-481984-35261809-004410.3895/rts.v17n49reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13842/8536Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T20:42:59Zoai:periodicos.utfpr:article/13842Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2021-10-01T20:42:59Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia ativa e movimento CTS no ensino fundamental I
title Metodologia ativa e movimento CTS no ensino fundamental I
spellingShingle Metodologia ativa e movimento CTS no ensino fundamental I
Santos, Soraia Stabach Ribas Ferrari dos
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
Metodologia ativa; CTS; Ensino Fundamental; Meio ambiente; Reciclagem.
title_short Metodologia ativa e movimento CTS no ensino fundamental I
title_full Metodologia ativa e movimento CTS no ensino fundamental I
title_fullStr Metodologia ativa e movimento CTS no ensino fundamental I
title_full_unstemmed Metodologia ativa e movimento CTS no ensino fundamental I
title_sort Metodologia ativa e movimento CTS no ensino fundamental I
author Santos, Soraia Stabach Ribas Ferrari dos
author_facet Santos, Soraia Stabach Ribas Ferrari dos
Denck Colman, Vanessa
Aparecida Silva Avila de Matos, Eloiza
author_role author
author2 Denck Colman, Vanessa
Aparecida Silva Avila de Matos, Eloiza
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Soraia Stabach Ribas Ferrari dos
Denck Colman, Vanessa
Aparecida Silva Avila de Matos, Eloiza
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
Metodologia ativa; CTS; Ensino Fundamental; Meio ambiente; Reciclagem.
topic 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
Metodologia ativa; CTS; Ensino Fundamental; Meio ambiente; Reciclagem.
description As estratégias de aprendizagem da metodologia ativa com o movimento CTS no Ensino Fundamental I alavanca e potencializa o ensino, desenvolve autonomia e participação integral dos alunos, proporciona subsídios que favoreçam a formação de cidadãos melhores informados e ativos, com possibilidades de intervir de forma crítica em busca por transformações e melhoria na qualidade de vida e em sociedade. Nessa perspectiva esse este estudo objetiva apresentar as ações e resultados alcançados de uma atividade realizada na turma do 3º do ensino fundamental I, em uma escola municipal na cidade de Ponta Grossa – Paraná – Brasil, com cerca de 30 alunos, abordando o tema “reciclagem e o meio ambiente” por meio de um estudo de caso como mecanismo de aprendizado. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada com objetivos exploratória por meio de estudo de caso. Conclui-se que a abordagem da metodologia ativa com movimento CTS no Ensino Fundamental I, contribui de forma efetiva na formação integral dos alunos, atentando que se faz necessário que o ensino consiga promover significados para a vida, demostrando que quando o aluno se sente ativado no processo, motivado e desafiado, torna-se questionador, expressa suas opiniões, cria autonomia, tornam-se críticos e reflexivos com futuros cidadãos. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13842
10.3895/rts.v17n49.13842
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13842
identifier_str_mv 10.3895/rts.v17n49.13842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13842/8536
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 32-48
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 32-48
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v17n49
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223874579693568