Formação de professores em consonância com as novas tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4979 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é problematizar a questão da formação de professores frente às novas tecnologias, com ênfase na formação continuada tecnológica dos docentes no intuito de promover e mediar o processo de ensino e aprendizagem com qualidade. Dentre os objetivos da pesquisa, destacam-se o posicionamento de repensar e analisar a formação de professores acerca da utilização de novas tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, a reflexão e discussão de possíveis e viáveis alternativas para utilização coerente das ferramentas tecnológicas disponíveis e a potencialização da importância do professor frente ao uso das tecnologias na sala de aula. Assim, a educação, base formadora de cidadãos, precisa preparar seus profissionais para fazerem uso eficiente sobre o potencial educativo que a tecnologia oferece e utilizá-la a favor do desenvolvimento pedagógico que almeje a construção da autonomia dos alunos e sua plena formação para o exercício da cidadania. |
id |
UTFPR-8_5cd196866e721e2c3c178ce3da7a9575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4979 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores em consonância com as novas tecnologias7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensinodocentes; mídias; metodologia; ferramentas tecnológicasO objetivo deste artigo é problematizar a questão da formação de professores frente às novas tecnologias, com ênfase na formação continuada tecnológica dos docentes no intuito de promover e mediar o processo de ensino e aprendizagem com qualidade. Dentre os objetivos da pesquisa, destacam-se o posicionamento de repensar e analisar a formação de professores acerca da utilização de novas tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, a reflexão e discussão de possíveis e viáveis alternativas para utilização coerente das ferramentas tecnológicas disponíveis e a potencialização da importância do professor frente ao uso das tecnologias na sala de aula. Assim, a educação, base formadora de cidadãos, precisa preparar seus profissionais para fazerem uso eficiente sobre o potencial educativo que a tecnologia oferece e utilizá-la a favor do desenvolvimento pedagógico que almeje a construção da autonomia dos alunos e sua plena formação para o exercício da cidadania. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carvalho, Luziani SouzaHlenka, Vanessa2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-497910.3895/recit.v8.n21.4979Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n21reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-14T22:44:47Zoai:periodicos.utfpr:article/4979Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:47Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores em consonância com as novas tecnologias |
title |
Formação de professores em consonância com as novas tecnologias |
spellingShingle |
Formação de professores em consonância com as novas tecnologias Carvalho, Luziani Souza 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino docentes; mídias; metodologia; ferramentas tecnológicas |
title_short |
Formação de professores em consonância com as novas tecnologias |
title_full |
Formação de professores em consonância com as novas tecnologias |
title_fullStr |
Formação de professores em consonância com as novas tecnologias |
title_full_unstemmed |
Formação de professores em consonância com as novas tecnologias |
title_sort |
Formação de professores em consonância com as novas tecnologias |
author |
Carvalho, Luziani Souza |
author_facet |
Carvalho, Luziani Souza Hlenka, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Hlenka, Vanessa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Luziani Souza Hlenka, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino docentes; mídias; metodologia; ferramentas tecnológicas |
topic |
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino docentes; mídias; metodologia; ferramentas tecnológicas |
description |
O objetivo deste artigo é problematizar a questão da formação de professores frente às novas tecnologias, com ênfase na formação continuada tecnológica dos docentes no intuito de promover e mediar o processo de ensino e aprendizagem com qualidade. Dentre os objetivos da pesquisa, destacam-se o posicionamento de repensar e analisar a formação de professores acerca da utilização de novas tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, a reflexão e discussão de possíveis e viáveis alternativas para utilização coerente das ferramentas tecnológicas disponíveis e a potencialização da importância do professor frente ao uso das tecnologias na sala de aula. Assim, a educação, base formadora de cidadãos, precisa preparar seus profissionais para fazerem uso eficiente sobre o potencial educativo que a tecnologia oferece e utilizá-la a favor do desenvolvimento pedagógico que almeje a construção da autonomia dos alunos e sua plena formação para o exercício da cidadania. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4979 10.3895/recit.v8.n21.4979 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4979 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n21.4979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n21 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284251794800640 |