Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaniski, Rosane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Charles Brandão, Henry Albert David Naidoo Terrozo Mendonça, de Souza, Sirlei Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4704
Resumo: A química é considerada por muitos alunos uma disciplina monótona, maçante, tradicionalista e muitas vezes desligada do cotidiano em que vivem. Portanto, alternativas pedagógicas estão sendo buscadas para mudar essa realidade, e dentre elas as atividades lúdicas estão em plena ascensão, devido sua facilidade de aplicação e resultados obtidos. Desta forma, este artigo teve por objetivo avaliar as influências das atividades lúdicas no ensino da química, analisando o aprendizado dos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio regular. Realizou-se a pesquisa no período noturno em uma Escola Estadual do Município de Santa Helena/PR, fazendo uma comparação entre a aprendizagem com outra turma nas mesmas condições. Sendo assim fez-se uso da pesquisa comparativa entre a metodologia expositiva tradicional e a metodologia lúdica, utilizando-se para a coleta de dados avaliação escrita após a atividade lúdica. Com este estudo pretendeu-se analisar o aprendizado, de forma dinâmica e motivacional, sendo que, por meio dos resultados obtidos percebeu-se que a ludicidade interferiu no aprendizado da química, melhorando-o. Além de desenvolver um ambiente motivador, que proporcionou maior interesse e criatividade dos estudantes. Palavras-chave: atividade; jogo; lúdico; pesquisa. 
id UTFPR-8_6bfd92d191de33a9e18566c976c7daf5
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4704
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensinoatividade; jogo; lúdico; pesquisaA química é considerada por muitos alunos uma disciplina monótona, maçante, tradicionalista e muitas vezes desligada do cotidiano em que vivem. Portanto, alternativas pedagógicas estão sendo buscadas para mudar essa realidade, e dentre elas as atividades lúdicas estão em plena ascensão, devido sua facilidade de aplicação e resultados obtidos. Desta forma, este artigo teve por objetivo avaliar as influências das atividades lúdicas no ensino da química, analisando o aprendizado dos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio regular. Realizou-se a pesquisa no período noturno em uma Escola Estadual do Município de Santa Helena/PR, fazendo uma comparação entre a aprendizagem com outra turma nas mesmas condições. Sendo assim fez-se uso da pesquisa comparativa entre a metodologia expositiva tradicional e a metodologia lúdica, utilizando-se para a coleta de dados avaliação escrita após a atividade lúdica. Com este estudo pretendeu-se analisar o aprendizado, de forma dinâmica e motivacional, sendo que, por meio dos resultados obtidos percebeu-se que a ludicidade interferiu no aprendizado da química, melhorando-o. Além de desenvolver um ambiente motivador, que proporcionou maior interesse e criatividade dos estudantes. Palavras-chave: atividade; jogo; lúdico; pesquisa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vaniski, RosaneCharles Brandão, Henry Albert David Naidoo Terrozo Mendonçade Souza, Sirlei Patrícia2017-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/470410.3895/recit.v8.n17.4704Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n17reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4704/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:45:02Zoai:periodicos.utfpr:article/4704Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:45:02Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química
title Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química
spellingShingle Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química
Vaniski, Rosane
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
atividade; jogo; lúdico; pesquisa
title_short Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química
title_full Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química
title_fullStr Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química
title_full_unstemmed Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química
title_sort Influência das atividades lúdicas no ensino aprendizado da química
author Vaniski, Rosane
author_facet Vaniski, Rosane
Charles Brandão, Henry Albert David Naidoo Terrozo Mendonça
de Souza, Sirlei Patrícia
author_role author
author2 Charles Brandão, Henry Albert David Naidoo Terrozo Mendonça
de Souza, Sirlei Patrícia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaniski, Rosane
Charles Brandão, Henry Albert David Naidoo Terrozo Mendonça
de Souza, Sirlei Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
atividade; jogo; lúdico; pesquisa
topic 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
atividade; jogo; lúdico; pesquisa
description A química é considerada por muitos alunos uma disciplina monótona, maçante, tradicionalista e muitas vezes desligada do cotidiano em que vivem. Portanto, alternativas pedagógicas estão sendo buscadas para mudar essa realidade, e dentre elas as atividades lúdicas estão em plena ascensão, devido sua facilidade de aplicação e resultados obtidos. Desta forma, este artigo teve por objetivo avaliar as influências das atividades lúdicas no ensino da química, analisando o aprendizado dos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio regular. Realizou-se a pesquisa no período noturno em uma Escola Estadual do Município de Santa Helena/PR, fazendo uma comparação entre a aprendizagem com outra turma nas mesmas condições. Sendo assim fez-se uso da pesquisa comparativa entre a metodologia expositiva tradicional e a metodologia lúdica, utilizando-se para a coleta de dados avaliação escrita após a atividade lúdica. Com este estudo pretendeu-se analisar o aprendizado, de forma dinâmica e motivacional, sendo que, por meio dos resultados obtidos percebeu-se que a ludicidade interferiu no aprendizado da química, melhorando-o. Além de desenvolver um ambiente motivador, que proporcionou maior interesse e criatividade dos estudantes. Palavras-chave: atividade; jogo; lúdico; pesquisa. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4704
10.3895/recit.v8.n17.4704
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4704
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n17.4704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4704/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n17
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252850716672