Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13536 |
Resumo: | A abordagem STEAM tem sido central nas discussões sobre inovação educacional. O objetivo deste trabalho é levantar trabalhos acadêmicos acerca de práticas em abordagem STEAM desenvolvidas na Educação Básica brasileira, com vistas a construir um construto teórico-metodológico. O levantamento foi realizado na base Google Scholar com a definição de algumas strings de buscas e os achados categorizadas conforme questões de pesquisa. Os resultados indicam que as poucas práticas de abordagem STEAM, desenvolvidas no Brasil, são alinhadas à metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), associada à Cultura Maker, com ênfase na disciplina de Ciências. As experiências são majoritariamente implementadas no Ensino Médio e nas regiões Sudeste e Sul. Os resultados sugerem que a abordagem STEAM gera ganhos ao desenvolver a autonomia e criatividade discente, além de favorecer aprendizagem por meio experimentação e criação e de forma interdisciplinar. Ademais, é preciso difundir as práticas em abordagem STEAM em outras regiões do Brasil, em especial aquelas com menor desenvolvimento econômico e social, como é o caso das regiões Norte e Nordeste. |
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Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura7.08.04.03-6 Tecnologia EducacionalAbordagem STEAM; STEM; Tecnologia Educacional; Metodologia Ativa; Inovação EducacionalA abordagem STEAM tem sido central nas discussões sobre inovação educacional. O objetivo deste trabalho é levantar trabalhos acadêmicos acerca de práticas em abordagem STEAM desenvolvidas na Educação Básica brasileira, com vistas a construir um construto teórico-metodológico. O levantamento foi realizado na base Google Scholar com a definição de algumas strings de buscas e os achados categorizadas conforme questões de pesquisa. Os resultados indicam que as poucas práticas de abordagem STEAM, desenvolvidas no Brasil, são alinhadas à metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), associada à Cultura Maker, com ênfase na disciplina de Ciências. As experiências são majoritariamente implementadas no Ensino Médio e nas regiões Sudeste e Sul. Os resultados sugerem que a abordagem STEAM gera ganhos ao desenvolver a autonomia e criatividade discente, além de favorecer aprendizagem por meio experimentação e criação e de forma interdisciplinar. Ademais, é preciso difundir as práticas em abordagem STEAM em outras regiões do Brasil, em especial aquelas com menor desenvolvimento econômico e social, como é o caso das regiões Norte e Nordeste.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Maia, Dennys LeiteCarvalho, Rodolfo Araújo deAppelt, Veridiana Kelin2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1353610.3895/rts.v17n49.13536Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 68-88Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 68-881984-35261809-004410.3895/rts.v17n49reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13536/8538Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T20:42:59Zoai:periodicos.utfpr:article/13536Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2021-10-01T20:42:59Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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