A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13852 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre as relações existentes entre humanos e não humanos considerando, neste contexto, as tecnologias educacionais e seu hibridismo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da Teoria Ator Rede, a qual se alinha às ontologias orientadas ao objeto e destaca ferramentas teórico-analíticas específicas para traduzir o social em forma de redes, e das tecnologias educacionais, que são aquelas que interligam o professor, a experiência pedagógica e o aluno. As discussões promovidas conduzem ao entendimento de que há um hibridismo que compõe a rede sociotécnica que pode ser relacionado ao processo de ensino e aprendizagem; há mediações constantes na construção do conhecimento; e a mescla de atores pode proporcionar possibilidades para um ensino inovador, abrangente e coletivo. Tais apontamentos podem contribuir para discussões na relação entre tecnologia, sociedade e Educação. |
id |
UTFPR-6_9cd71891f46f617eaff91f28aba253aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13852 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagemEducação; Sociologia da EducaçãoTeoria Ator Rede; Tecnologias Educacionais; Educação; Híbrido; Aprendizagem.Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre as relações existentes entre humanos e não humanos considerando, neste contexto, as tecnologias educacionais e seu hibridismo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da Teoria Ator Rede, a qual se alinha às ontologias orientadas ao objeto e destaca ferramentas teórico-analíticas específicas para traduzir o social em forma de redes, e das tecnologias educacionais, que são aquelas que interligam o professor, a experiência pedagógica e o aluno. As discussões promovidas conduzem ao entendimento de que há um hibridismo que compõe a rede sociotécnica que pode ser relacionado ao processo de ensino e aprendizagem; há mediações constantes na construção do conhecimento; e a mescla de atores pode proporcionar possibilidades para um ensino inovador, abrangente e coletivo. Tais apontamentos podem contribuir para discussões na relação entre tecnologia, sociedade e Educação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Paz, Daiane PadulaPagliosa Corona, Hieda Maria2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1385210.3895/rts.v17n49.13852Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 16-31Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 16-311984-35261809-004410.3895/rts.v17n49reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13852/8535Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T20:42:59Zoai:periodicos.utfpr:article/13852Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2021-10-01T20:42:59Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem |
title |
A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem |
spellingShingle |
A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem Paz, Daiane Padula Educação; Sociologia da Educação Teoria Ator Rede; Tecnologias Educacionais; Educação; Híbrido; Aprendizagem. |
title_short |
A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem |
title_full |
A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem |
title_fullStr |
A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem |
title_sort |
A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem |
author |
Paz, Daiane Padula |
author_facet |
Paz, Daiane Padula Pagliosa Corona, Hieda Maria |
author_role |
author |
author2 |
Pagliosa Corona, Hieda Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paz, Daiane Padula Pagliosa Corona, Hieda Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Sociologia da Educação Teoria Ator Rede; Tecnologias Educacionais; Educação; Híbrido; Aprendizagem. |
topic |
Educação; Sociologia da Educação Teoria Ator Rede; Tecnologias Educacionais; Educação; Híbrido; Aprendizagem. |
description |
Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre as relações existentes entre humanos e não humanos considerando, neste contexto, as tecnologias educacionais e seu hibridismo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da Teoria Ator Rede, a qual se alinha às ontologias orientadas ao objeto e destaca ferramentas teórico-analíticas específicas para traduzir o social em forma de redes, e das tecnologias educacionais, que são aquelas que interligam o professor, a experiência pedagógica e o aluno. As discussões promovidas conduzem ao entendimento de que há um hibridismo que compõe a rede sociotécnica que pode ser relacionado ao processo de ensino e aprendizagem; há mediações constantes na construção do conhecimento; e a mescla de atores pode proporcionar possibilidades para um ensino inovador, abrangente e coletivo. Tais apontamentos podem contribuir para discussões na relação entre tecnologia, sociedade e Educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13852 10.3895/rts.v17n49.13852 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13852 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v17n49.13852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13852/8535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 16-31 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 16-31 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n49 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223878008537088 |