A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Daiane Padula
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pagliosa Corona, Hieda Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13852
Resumo: Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre as relações existentes entre humanos e não humanos considerando, neste contexto, as tecnologias educacionais e seu hibridismo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da Teoria Ator Rede, a qual se alinha às ontologias orientadas ao objeto e destaca ferramentas teórico-analíticas específicas para traduzir o social em forma de redes, e das tecnologias educacionais, que são aquelas que interligam o professor, a experiência pedagógica e o aluno. As discussões promovidas conduzem ao entendimento de que há um hibridismo que compõe a rede sociotécnica que pode ser relacionado ao processo de ensino e aprendizagem; há mediações constantes na construção do conhecimento; e a mescla de atores pode proporcionar possibilidades para um ensino inovador, abrangente e coletivo. Tais apontamentos podem contribuir para discussões na relação entre tecnologia, sociedade e Educação.
id UTFPR-6_9cd71891f46f617eaff91f28aba253aa
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13852
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagemEducação; Sociologia da EducaçãoTeoria Ator Rede; Tecnologias Educacionais; Educação; Híbrido; Aprendizagem.Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre as relações existentes entre humanos e não humanos considerando, neste contexto, as tecnologias educacionais e seu hibridismo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da Teoria Ator Rede, a qual se alinha às ontologias orientadas ao objeto e destaca ferramentas teórico-analíticas específicas para traduzir o social em forma de redes, e das tecnologias educacionais, que são aquelas que interligam o professor, a experiência pedagógica e o aluno. As discussões promovidas conduzem ao entendimento de que há um hibridismo que compõe a rede sociotécnica que pode ser relacionado ao processo de ensino e aprendizagem; há mediações constantes na construção do conhecimento; e a mescla de atores pode proporcionar possibilidades para um ensino inovador, abrangente e coletivo. Tais apontamentos podem contribuir para discussões na relação entre tecnologia, sociedade e Educação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Paz, Daiane PadulaPagliosa Corona, Hieda Maria2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1385210.3895/rts.v17n49.13852Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 16-31Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 16-311984-35261809-004410.3895/rts.v17n49reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13852/8535Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T20:42:59Zoai:periodicos.utfpr:article/13852Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2021-10-01T20:42:59Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem
title A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem
spellingShingle A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem
Paz, Daiane Padula
Educação; Sociologia da Educação
Teoria Ator Rede; Tecnologias Educacionais; Educação; Híbrido; Aprendizagem.
title_short A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem
title_full A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem
title_fullStr A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem
title_full_unstemmed A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem
title_sort A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem
author Paz, Daiane Padula
author_facet Paz, Daiane Padula
Pagliosa Corona, Hieda Maria
author_role author
author2 Pagliosa Corona, Hieda Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Daiane Padula
Pagliosa Corona, Hieda Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Sociologia da Educação
Teoria Ator Rede; Tecnologias Educacionais; Educação; Híbrido; Aprendizagem.
topic Educação; Sociologia da Educação
Teoria Ator Rede; Tecnologias Educacionais; Educação; Híbrido; Aprendizagem.
description Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre as relações existentes entre humanos e não humanos considerando, neste contexto, as tecnologias educacionais e seu hibridismo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da Teoria Ator Rede, a qual se alinha às ontologias orientadas ao objeto e destaca ferramentas teórico-analíticas específicas para traduzir o social em forma de redes, e das tecnologias educacionais, que são aquelas que interligam o professor, a experiência pedagógica e o aluno. As discussões promovidas conduzem ao entendimento de que há um hibridismo que compõe a rede sociotécnica que pode ser relacionado ao processo de ensino e aprendizagem; há mediações constantes na construção do conhecimento; e a mescla de atores pode proporcionar possibilidades para um ensino inovador, abrangente e coletivo. Tais apontamentos podem contribuir para discussões na relação entre tecnologia, sociedade e Educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13852
10.3895/rts.v17n49.13852
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13852
identifier_str_mv 10.3895/rts.v17n49.13852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13852/8535
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 16-31
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 16-31
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v17n49
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223878008537088