Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Montarroio Salazar
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira, Morado, Claudio Nona
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11702
Resumo: Movimentos antivacinas, negacionismo da ciência personificado na negação das mudanças climáticas, pseudociências como terraplanismo e curas milagrosas são questões extremamente comuns no atual mundo da pós-verdade. Como ensinar e aprender Biologia neste cenário? Os alunos de hoje possuem essa preocupação ao pesquisar sobre Biologia pela Internet? A presente pesquisa surgiu a partir desses questionamentos, cujo objetivo principal é buscar compreender a relação que os alunos do ensino médio têm com as fake news. Para tal, foi realizado um levantamento, por meio de questionário com 7 perguntas, sendo 3 abertas e 4 fechadas, em turmas do ensino médio normal e regular do Colégio Estadual Presidente Dutra. O questionário buscou investigar as frequências com as quais os entrevistados empregavam diferentes estratégias de verificação de conteúdo em seu processo de aprendizagem de Biologia. Os resultados do estudo se mostraram relativamente positivos, ao considerar que cerca de 60% dos alunos, sempre ou quase sempre, checam as fontes das informações sobre Biologia que acessam ao fazer pesquisas, trabalhos ou estudos. No entanto um número considerável de alunos declarou nunca consultar um especialista a respeito das informações que consomem, evidenciando que há a necessidade de que as escolas se preparem, e que tenham professores atualizados para que sejam também agentes de alfabetização digital dos alunos.
id UTFPR-6_a5160fe546a8b3a4f7c15f2897a25159
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11702
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologiaCiências HumanasFake News; Pós-verdade; Ensino e aprendizagem de biologiaMovimentos antivacinas, negacionismo da ciência personificado na negação das mudanças climáticas, pseudociências como terraplanismo e curas milagrosas são questões extremamente comuns no atual mundo da pós-verdade. Como ensinar e aprender Biologia neste cenário? Os alunos de hoje possuem essa preocupação ao pesquisar sobre Biologia pela Internet? A presente pesquisa surgiu a partir desses questionamentos, cujo objetivo principal é buscar compreender a relação que os alunos do ensino médio têm com as fake news. Para tal, foi realizado um levantamento, por meio de questionário com 7 perguntas, sendo 3 abertas e 4 fechadas, em turmas do ensino médio normal e regular do Colégio Estadual Presidente Dutra. O questionário buscou investigar as frequências com as quais os entrevistados empregavam diferentes estratégias de verificação de conteúdo em seu processo de aprendizagem de Biologia. Os resultados do estudo se mostraram relativamente positivos, ao considerar que cerca de 60% dos alunos, sempre ou quase sempre, checam as fontes das informações sobre Biologia que acessam ao fazer pesquisas, trabalhos ou estudos. No entanto um número considerável de alunos declarou nunca consultar um especialista a respeito das informações que consomem, evidenciando que há a necessidade de que as escolas se preparem, e que tenham professores atualizados para que sejam também agentes de alfabetização digital dos alunos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Lucas Montarroio SalazarPinto, Benjamin Carvalho TeixeiraMorado, Claudio Nona2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1170210.3895/rts.v17n48.11702Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 203-222Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 203-2221984-35261809-004410.3895/rts.v17n48reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11702/8416Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-01T11:00:13Zoai:periodicos.utfpr:article/11702Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2021-07-01T11:00:13Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia
title Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia
spellingShingle Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia
Silva, Lucas Montarroio Salazar
Ciências Humanas
Fake News; Pós-verdade; Ensino e aprendizagem de biologia
title_short Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia
title_full Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia
title_fullStr Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia
title_full_unstemmed Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia
title_sort Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia
author Silva, Lucas Montarroio Salazar
author_facet Silva, Lucas Montarroio Salazar
Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Morado, Claudio Nona
author_role author
author2 Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Morado, Claudio Nona
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Montarroio Salazar
Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Morado, Claudio Nona
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Fake News; Pós-verdade; Ensino e aprendizagem de biologia
topic Ciências Humanas
Fake News; Pós-verdade; Ensino e aprendizagem de biologia
description Movimentos antivacinas, negacionismo da ciência personificado na negação das mudanças climáticas, pseudociências como terraplanismo e curas milagrosas são questões extremamente comuns no atual mundo da pós-verdade. Como ensinar e aprender Biologia neste cenário? Os alunos de hoje possuem essa preocupação ao pesquisar sobre Biologia pela Internet? A presente pesquisa surgiu a partir desses questionamentos, cujo objetivo principal é buscar compreender a relação que os alunos do ensino médio têm com as fake news. Para tal, foi realizado um levantamento, por meio de questionário com 7 perguntas, sendo 3 abertas e 4 fechadas, em turmas do ensino médio normal e regular do Colégio Estadual Presidente Dutra. O questionário buscou investigar as frequências com as quais os entrevistados empregavam diferentes estratégias de verificação de conteúdo em seu processo de aprendizagem de Biologia. Os resultados do estudo se mostraram relativamente positivos, ao considerar que cerca de 60% dos alunos, sempre ou quase sempre, checam as fontes das informações sobre Biologia que acessam ao fazer pesquisas, trabalhos ou estudos. No entanto um número considerável de alunos declarou nunca consultar um especialista a respeito das informações que consomem, evidenciando que há a necessidade de que as escolas se preparem, e que tenham professores atualizados para que sejam também agentes de alfabetização digital dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11702
10.3895/rts.v17n48.11702
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11702
identifier_str_mv 10.3895/rts.v17n48.11702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11702/8416
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 203-222
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 203-222
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v17n48
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223877607981056