Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11702 |
Resumo: | Movimentos antivacinas, negacionismo da ciência personificado na negação das mudanças climáticas, pseudociências como terraplanismo e curas milagrosas são questões extremamente comuns no atual mundo da pós-verdade. Como ensinar e aprender Biologia neste cenário? Os alunos de hoje possuem essa preocupação ao pesquisar sobre Biologia pela Internet? A presente pesquisa surgiu a partir desses questionamentos, cujo objetivo principal é buscar compreender a relação que os alunos do ensino médio têm com as fake news. Para tal, foi realizado um levantamento, por meio de questionário com 7 perguntas, sendo 3 abertas e 4 fechadas, em turmas do ensino médio normal e regular do Colégio Estadual Presidente Dutra. O questionário buscou investigar as frequências com as quais os entrevistados empregavam diferentes estratégias de verificação de conteúdo em seu processo de aprendizagem de Biologia. Os resultados do estudo se mostraram relativamente positivos, ao considerar que cerca de 60% dos alunos, sempre ou quase sempre, checam as fontes das informações sobre Biologia que acessam ao fazer pesquisas, trabalhos ou estudos. No entanto um número considerável de alunos declarou nunca consultar um especialista a respeito das informações que consomem, evidenciando que há a necessidade de que as escolas se preparem, e que tenham professores atualizados para que sejam também agentes de alfabetização digital dos alunos. |
id |
UTFPR-6_a5160fe546a8b3a4f7c15f2897a25159 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/11702 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologiaCiências HumanasFake News; Pós-verdade; Ensino e aprendizagem de biologiaMovimentos antivacinas, negacionismo da ciência personificado na negação das mudanças climáticas, pseudociências como terraplanismo e curas milagrosas são questões extremamente comuns no atual mundo da pós-verdade. Como ensinar e aprender Biologia neste cenário? Os alunos de hoje possuem essa preocupação ao pesquisar sobre Biologia pela Internet? A presente pesquisa surgiu a partir desses questionamentos, cujo objetivo principal é buscar compreender a relação que os alunos do ensino médio têm com as fake news. Para tal, foi realizado um levantamento, por meio de questionário com 7 perguntas, sendo 3 abertas e 4 fechadas, em turmas do ensino médio normal e regular do Colégio Estadual Presidente Dutra. O questionário buscou investigar as frequências com as quais os entrevistados empregavam diferentes estratégias de verificação de conteúdo em seu processo de aprendizagem de Biologia. Os resultados do estudo se mostraram relativamente positivos, ao considerar que cerca de 60% dos alunos, sempre ou quase sempre, checam as fontes das informações sobre Biologia que acessam ao fazer pesquisas, trabalhos ou estudos. No entanto um número considerável de alunos declarou nunca consultar um especialista a respeito das informações que consomem, evidenciando que há a necessidade de que as escolas se preparem, e que tenham professores atualizados para que sejam também agentes de alfabetização digital dos alunos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Lucas Montarroio SalazarPinto, Benjamin Carvalho TeixeiraMorado, Claudio Nona2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1170210.3895/rts.v17n48.11702Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 203-222Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 203-2221984-35261809-004410.3895/rts.v17n48reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11702/8416Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-01T11:00:13Zoai:periodicos.utfpr:article/11702Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2021-07-01T11:00:13Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia |
title |
Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia |
spellingShingle |
Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia Silva, Lucas Montarroio Salazar Ciências Humanas Fake News; Pós-verdade; Ensino e aprendizagem de biologia |
title_short |
Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia |
title_full |
Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia |
title_fullStr |
Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia |
title_full_unstemmed |
Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia |
title_sort |
Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia |
author |
Silva, Lucas Montarroio Salazar |
author_facet |
Silva, Lucas Montarroio Salazar Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira Morado, Claudio Nona |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira Morado, Claudio Nona |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lucas Montarroio Salazar Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira Morado, Claudio Nona |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Fake News; Pós-verdade; Ensino e aprendizagem de biologia |
topic |
Ciências Humanas Fake News; Pós-verdade; Ensino e aprendizagem de biologia |
description |
Movimentos antivacinas, negacionismo da ciência personificado na negação das mudanças climáticas, pseudociências como terraplanismo e curas milagrosas são questões extremamente comuns no atual mundo da pós-verdade. Como ensinar e aprender Biologia neste cenário? Os alunos de hoje possuem essa preocupação ao pesquisar sobre Biologia pela Internet? A presente pesquisa surgiu a partir desses questionamentos, cujo objetivo principal é buscar compreender a relação que os alunos do ensino médio têm com as fake news. Para tal, foi realizado um levantamento, por meio de questionário com 7 perguntas, sendo 3 abertas e 4 fechadas, em turmas do ensino médio normal e regular do Colégio Estadual Presidente Dutra. O questionário buscou investigar as frequências com as quais os entrevistados empregavam diferentes estratégias de verificação de conteúdo em seu processo de aprendizagem de Biologia. Os resultados do estudo se mostraram relativamente positivos, ao considerar que cerca de 60% dos alunos, sempre ou quase sempre, checam as fontes das informações sobre Biologia que acessam ao fazer pesquisas, trabalhos ou estudos. No entanto um número considerável de alunos declarou nunca consultar um especialista a respeito das informações que consomem, evidenciando que há a necessidade de que as escolas se preparem, e que tenham professores atualizados para que sejam também agentes de alfabetização digital dos alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11702 10.3895/rts.v17n48.11702 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11702 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v17n48.11702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11702/8416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 203-222 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 203-222 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n48 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223877607981056 |